O comércio eletrónico abre possibilidades praticamente ilimitadas a gestores e empresários com iniciativa. É um mundo de potencial, com mercados infinitos e inovações constantes, que tem representado o sucesso para muitas empresas.
Entretanto, e inevitavelmente, nem tudo é fácil. Este é um meio competitivo, no qual é necessário tomar decisões complexas e prestar consideração a múltiplos detalhes.
Neste artigo, vamos analisar cinco dificuldades cruciais das empresas no e-commerce, assim como algumas das principais ideias que deve conhecer para as enfrentar.
1. Necessidade de enviar o artigo
É claro, o comércio eletrónico pode envolver a recolha do artigo numa loja física, mas na maioria dos casos envolve o envio de uma encomenda. As consequências deste facto têm implicações profundas no mundo comercial de hoje.
Há estudos que mostram que a entrega da encomenda tem um grande peso no grau de satisfação do cliente com a compra. Os custos e a rapidez do transporte são fatores cruciais, entre outros.
A parceria logística certa pode fazer toda a diferença. Neste outro artigo, abordamos os principais pontos a ter em mente no que toca à escolha de uma transportadora. A InPost especializa-se na entrega ao NÃO domicílio, através de pontos de recolha, uma modalidade de envio que está a tornar-se cada vez mais popular e que constitui uma resposta formidável aos desafios do mundo moderno.
2. Falta de contacto humano
Por muito que se possa reconhecer a utilidade da tecnologia, não há dúvida de que esta tende a criar um mundo de distância e impessoalidade. É por isso que se tornou mais importante que nunca aproveitar oportunidades para construir relações mais pessoais e humanas.
As formas de abordar esta questão são muitas. Algo tão simples como colocar fotografias da equipa no site da empresa, tratar alguém pelo nome ou personalizar a embalagem de uma encomenda pode ajudar a que quem está do outro lado sinta que está a lidar com pessoas e a ser tratado também como tal.
3. Dificuldade em estabelecer confiança
Este problema surge em grande parte devido ao ponto anterior: é difícil confiar em quem não podemos ver. Para quem compra online, pode também ser difícil saber em quem confiar, sendo necessária precaução contra pessoas mal-intencionadas.
Para esta questão como para outras, não existe uma solução instantânea. Mas uma atitude profissional e competente tende a conquistar confiança. O cuidado com, por exemplo, a forma como comunica com o cliente ou com o aspeto e bom funcionamento do website da empresa é fundamental. Há também entidades externas que podem emitir certificados de segurança.
Os comentários online sobre a sua empresa são um dos principais fatores que influenciam a confiança do público. Veja neste artigo as nossas principais dicas sobre como responder a feedback.
4. Impossibilidade de experimentar o artigo
Uma conexão através da internet tem, é claro, as suas limitações: não pode revelar se uma peça de roupa assenta realmente bem, ou se o novo perfume que ainda não se conhece vai corresponder às expectativas. E por isso, a proporção de devoluções no comércio eletrónico é enorme.
Algumas devoluções são inevitáveis. Entretanto, há normalmente formas de diminuir o seu número, através, por exemplo, de descrições mais completas e fotografias melhores, que deem ao cliente uma ideia mais exata do que esperar.
E para os outros casos, é necessário ter uma estratégia clara e eficiente para lidar com devoluções. Com o serviço InPost, as devoluções são feitas através da nossa rede de pontos de recolha, uma solução extremamente conveniente e vantajosa para todas as partes.
5. Sustentabilidade
Este problema do comércio digital afeta-nos a todos: a crise ambiental causada pelas emissões de CO2 e consumo de recursos naturais, em consequência das necessidades logísticas do comércio atual. Isto, para além do desgaste das infraestruturas e volume de tráfego que estão a causar problemas em cidades. A importância da questão não passa despercebida junto do público, que cada vez mais procura soluções que poupem o planeta.
A entrega ao NÃO domicílio tem demonstrado a sua valia também neste domínio, produzindo uma quantidade significativamente menor de poluição que as entregas convencionais. Visite o nosso website para descobrir mais sobre o nosso compromisso para com a sustentabilidade e sobre as vantagens que a entrega fora do domicílio pode ter para si e para os seus clientes.