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Dicas para comprar pela internet com segurança

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A popularização das compras através da internet criou um novo mundo de potencialidades para empresas e clientes. Gerou também, infelizmente, novos riscos. Tal como qualquer outro tipo de comércio, o comércio online tem os seus desafios específicos e os seus problemas próprios, da enorme concorrência produzida por um mercado tão vasto à necessidade de transporte de encomendas numa escala sem precedentes.

Este artigo é sobre as questões de segurança que frequentemente preocupam quem compra online e sobre como pode aproveitar as possibilidades do e-commerce de forma mais segura.

1. Reconhecer websites suspeitos

A desconfiança em relação à loja é um dos motivos por que às vezes hesitamos em comprar online. Afinal, é mais difícil confiar quando não podemos ver a cara de quem está do outro lado.

Tudo se torna mais simples se já conhece a loja física que está associada ao website ou quando já é cliente regular. Mas nos casos em que possa querer comprar de uma loja desconhecida, convém saber algumas precauções fáceis que pode tomar:

  • Uma delas é simplesmente confiar no seu instinto em relação a sites duvidosos. Todos nós entendemos intuitivamente que quem tem um negócio legítimo também tende a dar-se ao trabalho de construir um site legítimo. Embora uma loja mal-intencionada possa querer parecer tão fidedigna quanto possível, na maioria das vezes não estará com atenção a todos os pormenores. Imagens de má qualidade, erros de linguagem, páginas de aparência pouco cuidada e inconsistente ou com erros de funcionamento são indicadores negativos.
  • Um sinal fundamental e óbvio de má-fé é um URL falso ou com discrepâncias, semelhante ao de uma loja genuína que existe, mas com pequenas alterações (por exemplo, uma letra trocada), para se procurar fazer-se passar pelo URL da loja fraudulentamente.
  • Investigue os sites que não conhece quanto a opiniões de clientes, por exemplo no Google ou outros sites de “reviews”. Mas tenha atenção a comentários estranhamente semelhantes uns aos outros ou que pareçam por algum motivo suspeitos – podem ser falsificações dos responsáveis pelo site.
  • Pode também procurar pelo endereço e número de telefone. A informação de contacto de um negócio verdadeiro é, normalmente, transparente e acessível. Uma forma fácil de ver se um endereço é real é procurá-lo no Google Maps.
  • Uma presença forte nas redes sociais, publicitando os produtos, interagindo com clientes e promovendo novidades, é um sinal de autenticidade.
  • Certifique-se de que o endereço começa por “https” (em vez de “http”): este é o distintivo (juntamente com o símbolo do cadeado fechado na barra de endereço) da presença do certificado SSL, que garante uma conexão encriptada. Não introduza qualquer informação no site, se este não tiver o certificado SSL.
  • Procure por certificados conferidos por terceiras partes de reputação bem estabelecida, que afiancem a segurança e credibilidade do site.
  • O número de lojas falsas aumenta durante as épocas altas de compras, como a Black Friday ou o Natal, como tentativa de aproveitar o caos e o maior número de pessoas à procura de “pechinchas”. Por isso, tenha especial atenção nessas alturas.
  • Não se deixe entusiasmar por preços microscópicos a ponto de “baixar a guarda”. Embora seja muitas vezes possível encontrar artigos a preços fantásticos na internet, também pode tratar-se de um estratagema típico usado por um site mal-intencionado para atrair pessoas. Pode tratar-se, por exemplo, de mercadoria falsificada, roubada, ou que nunca será enviada. Preços que parecem irrealistas devem deixar os seus instintos de perigo em alerta.

2. Desconfiar de pedidos fora do comum

É normal que lhe seja pedida informação pela loja, para poder realizar a venda, ou para conhecer as suas preferências, mas é importante ter uma ideia do que é regular e do que é suspeito.

Uma loja pedir-lhe-á as informações necessárias para pagamento, o endereço para envio da encomenda, o número de telefone e email para contacto. Poderá ter também interesse nos seus gostos ou necessidades como cliente.

Mas uma loja legítima não lhe perguntará, por exemplo, a sua palavra-passe. Do mesmo modo, nunca revele informações sobre a sua conta bancária ou outras informações desnecessárias para o vendedor. Pedidos invulgares via email ou telefone, por exemplo a pedir para verificar informações sobre a sua conta, merecem igualmente o máximo escrutínio. Uma empresa segura respeitará a sua privacidade.

3. Usar software de segurança

Um programa de segurança fiável é a melhor forma de se proteger contra riscos informáticos. Instale software antivírus ou antimalware. Mantenha a firewall do seu computador ligada.

Uma VPN pode dar-lhe garantias de proteção adicionais. Para quem não usa uma VPN, o ideal é não fazer compras através de redes públicas, por serem mais fáceis de intercetar. Opte antes por fazer compras em casa.

Se possível, não faça compras através do browser de aparelhos móveis. Se usar o telemóvel, opte antes pela app oficial da loja.

Por fim, as úteis apps de telemóvel disponibilizadas pelos bancos permitem-lhe saber quando um serviço é pago ou uma transferência é realizada. Desta forma, poderá estar a par de todos os movimentos da sua conta.

4. Usar palavras-passe e meios de pagamento seguros

O uso de palavras-passe fortes é importante. Uma palavra-passe demasiado curta ou previsível é mais fácil de descobrir. Inclusivamente, muitos websites requerem a criação de palavras-passe fortes no momento de criação da conta.

Tenha também atenção ao modo de pagamento e use formas de pagamento fiáveis. Uma loja online legítima proporcionará a possibilidade de pagar através de meios regulares. Aplicações que permitem a criação de cartões de créditos virtuais são uma forma prática de acrescentar uma camada adicional de proteção às suas transações.

E quando terminar de fazer a conta, tome o cuidado de fazer log-off da sua conta de cliente, a não ser que tenha a certeza de que o aparelho não vai cair nas mãos erradas.

5. Tomar precauções sobre encomendas trocadas ou danificadas

A maioria das pessoas presta atenção à política de devoluções quando compra online, e por bons motivos. Uma má experiência com uma encomenda que chega danificada ou com o produto errado pode ser muito desagradável, ainda mais quando temos dificuldade em fazer a devolução. No entanto, uma política de devoluções clara e detalhada é um sinal de uma loja legítima e fiável.

Uma precaução adicional é filmar a abertura da encomenda, que pode ser útil posteriormente para demonstrar o estado da encomenda à chegada.

E se a encomenda efetivamente chegar com algum problema, ou, claro, não chegar, tem vários meios à sua disposição para se queixar, começando por reclamar junto da loja. Não deixe de o fazer.

No que diz respeito ao transporte e devolução de encomendas, a opção pela entrega ao NÃO domicílio, que a InPost representa, pode trazer inúmeras vantagens. Uma dessas vantagens é precisamente facilitar o processo de devolução de encomendas, que é uma parte incontornável do comércio digital, para além de todos os benefícios a nível de custos, eficiência e sustentabilidade. Descubra mais sobre a InPost no nosso website e neste blog e experimente por si as vantagens da nossa rede de Pontos Pack e Lockers.

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