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A devolução: uma prioridade no e-commerce

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Um mundo em constante mudança exige-nos uma capacidade de adaptação igualmente constante e, claro, cada novo dia vai moldando as nossas necessidades num fluxo contínuo. O aumento vertiginoso do uso do e-commerce nos últimos anos, ao colocar em relevo as características próprias deste tipo de comércio, faz nascer desafios específicos. Uma vertente que assumiu uma importância fundamental é a da devolução de produtos.

É fácil compreender como, na ausência de uma loja física, e sem poder experimentar o produto de antemão, estejamos especialmente preocupados, quando fazemos uma compra online, com a necessidade potencial de a devolver. Em alguns tipos de artigo, como o vestuário, isto é extremamente comum. De facto, os números mostram que mais de 60% das pessoas presta atenção à política de devolução antes de fazer uma compra, e que uma em cada três desiste da compra quando não encontra um serviço de devolução bem explicado e definido.

Neste artigo, queremos mostrar-lhe como a estratégia da InPost simplifica todo o processo de devolução, permitindo evitar problemas e incómodos.

O processo de devolução

A devolução de produtos comprados online enquadra-se no âmbito daquilo que tem sido chamado “logística inversa”, isto é, o movimento de bens do consumidor final de volta para o fornecedor ou vendedor.

Um dos principais problemas associados à devolução de artigos, assim como a todo o transporte de mercadorias que está a ser gerado pela popularidade das compras pela internet, é o impacto no meio-ambiente. Como explicaremos mais à frente, a InPost apresenta uma estratégia que faz verdadeiramente a diferença a este respeito.

É claro, a questão dos custos tem de fazer parte da equação. O número de artigos devolvidos no comércio online é duas a três vezes maior que o das devoluções às lojas físicas. Isto equivale a quase um trilião de dólares por ano em devoluções de e-commerce, no mundo inteiro. O resultado é que muitas lojas já começam a cobrar pelas devoluções feitas a partir de casa.

E outro dos desafios fundamentais é, naturalmente, corresponder às expectativas e desejos do consumidor final. A política de devoluções é crucial para uma loja que faz vendas online. Uma política de devolução pouco clara, ou que fica aquém do desejado, ou falhas durante o processo, correspondem a uma potencial dor de cabeça para o comprador. Num inquérito realizado no Reino Unido, por exemplo, 84% dos participantes declarou que não voltaria a fazer compras numa dada loja online se tivessem problemas com uma devolução.

É fundamental, então, criar um processo de devolução eficiente, simples e transparente.

O processo de devolução com a InPost

A estratégia pioneira da InPost, cuja estratégia de transporte de encomendas se baseia na entrega ao NÃO domicílio – isto é, em entregar a encomenda num Ponto Pack, que consiste numa loja ou outro estabelecimento situado numa localização conveniente, estende-se também às devoluções. Isto significa que todas as vantagens desta abordagem em termos da sua eficácia e conveniência também se aplicam ao domínio da logística inversa.

Neste conceito, o cliente dirige-se com a encomenda a devolver a um Ponto Pack próximo (não é necessário, contudo, que a tenha recebido através do Ponto Pack). Em termos do meio-ambiente, isto é imensamente vantajoso, uma vez que reduz o tráfego automóvel gerado (noutros pontos deste blog, poderá encontrar mais informações sobre as razões por que a InPost é a escolha consciente do ambiente).

A nível de custos, vale a pena notar que, quando uma empresa não oferece devolução gratuita, é só a opção de recolha em casa que é habitualmente cobrada. A razão para isso é que, com o menor uso dos meios de transporte, como é natural, há também uma redução nos custos.

E quanto à flexibilidade e simplicidade para o cliente, constituem mais um ponto forte desta estratégia. O comprador pode gerir o processo consoante a sua conveniência, e poupando tempo e esforço.

Como com as entregas, as devoluções de encomendas podem ser seguidas sem dificuldade no nosso website, o que contribui para a transparência do processo.

InPost: a opção certa de logística inversa

No mundo moderno, um processo de devolução simples e eficaz é uma consideração indispensável. E o uso de Pontos Pack é, a nível da eficiência, do meio-ambiente e da simplicidade, uma estratégia com provas dadas.

Descubra mais sobre a InPost no nosso blog e website e experimente por si as vantagens.

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