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As consequências ambientais do transporte de encomendas

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Um dos grandes, incontornáveis desafios do mundo moderno é-nos colocado pelas questões ambientais. Com o esgotamento dos recursos naturais e os problemas causados pela poluição, a necessidade de soluções faz-se sentir.

A área da logística é um foco de atenção, por motivos óbvios: o transporte de mercadorias e pessoas é um dos grandes causadores de emissões de CO2, para além de outros problemas, como o desgaste das infraestruturas e o aumento do tráfego urbano. Na verdade, com o aumento vertiginoso da popularidade das compras através da internet, as emissões causadas pelas entregas de encomendas tornaram-se um problema urgente, e os estudos preveem que continue a piorar, se nada for feito.

As boas notícias são que há motivos para crer que é possível, através de medidas concretas que visam entregas mais sustentáveis, evitar as piores previsões e preparar um futuro melhor, e que há um número cada vez maior de consumidores atentos a este tema e a tomar decisões nesse sentido.

Os quatro principais fatores

Há quatro fatores fundamentais que determinam o gasto de combustível e a quantidade de poluição gerada por uma encomenda: a distância do trajeto, o peso, o tipo de materiais de embrulho usados e o meio de transporte.

Não é surpreendente constatar que, quanto maior for a distância percorrida e mais pesado o artigo, maior será o seu impacto no ambiente, mantendo-se os outros fatores iguais. Este é um bom motivo, entre outros, para que se prefira e se promova o comércio local, optando pelos produtos com origem mais próxima à disposição.

Os materiais de embrulho são por vezes pouco ecológicos e pouco eficientes. Encontrará neste outro artigo algumas dicas respeitantes a este assunto. Há quantidades enormes de material de embrulho atiradas ao lixo todos os anos. Vale a pena, sobretudo para pessoas ou empresas que enviam grandes quantidades de encomendas, conceber uma estratégia adequada, que poderá ter vantagens a vários níveis: beneficiar a natureza, poupar nos custos por não ocupar espaço desnecessário no veículo de transporte e reduzir os riscos de danos aos artigos.

Finalmente, o modo de transporte. O transporte aéreo é de longe o mais poluente. A seguir, o rodoviário. Por último, o ferroviário e marítimo, que são os mais limpos.

Pelo lado positivo, quanto menores são os custos de transporte, menor é a poluição gerada, normalmente, pelo que as vantagens se somam. Por outro lado, de um modo geral, quanto mais curto for o prazo de entrega, maior será a poluição. Por isso, se tiver escolha em relação ao prazo, o ideal é optar, quando possível, pelo mais longo.

A última milha

A etapa final do percurso de uma encomenda – aquilo a que se chama a última milha – é responsável por uma quantidade desproporcional dos danos à natureza. Isto deve-se, em grande parte, a ser a etapa em que as entregas individuais se diferenciam, seguindo cada uma o seu caminho até casa do cliente final. Por outro lado, é também a fase que envolve mais complicações e ineficácias, sendo a maior das quais a falha na entrega, que obriga à repetição da viagem.

A abordagem representada pela InPost – a entrega ao NÃO domicílio – revela-se um modelo extremamente vantajoso, reduzindo significativamente a poluição causada. Fazendo uso de uma extensa rede de pontos de distribuição (mais de 2000 em Portugal), o nosso serviço permite aproveitar horas menos movimentadas e faz uso de rotas bem estudadas, entregando também mais encomendas em cada viagem. Por este motivo, já tem sido proposto em estudos sobre o impacto ambiental do excesso de tráfego nas cidades.

Para além dos benefícios para o ambiente, esta estratégia de distribuição tem crescido em popularidade devido à sua comodidade e eficiência. Destaca-se pela rapidez, uma vez que evita muitas das complicações associadas à última milha, e não obriga a que ninguém esteja em casa para receber a encomenda, podendo esta em vez disso ser levantada num ponto de distribuição próximo e no momento mais conveniente.

Opte por uma logística mais sustentável

Um dos revezes da popularidade do comércio digital são os problemas ambientais produzidos. No entanto, como vimos neste artigo, é possível poupar a mãe-natureza sem deixar de usufruir das vantagens de fazer compras online, através de algumas escolhas simples.

Pequenos cuidados como dar preferência ao comércio local ou não escolher sempre o prazo de entrega mais curto, quando possível, podem fazer uma diferença real. E as entregas para fora do domicílio estão cada vez mais a afirmar-se como o modelo do futuro, tendo vantagens a diversos níveis. Visite o nosso website para descobrir mais sobre nós e não deixe de experimentar por si estas vantagens.

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