A era do comércio digital veio colocar uma ênfase sem precedentes sobre algumas partes do processo comercial e logístico. Temos assistido a grandes transformações no modo como vendemos, como compramos e como transportamos produtos.
Neste artigo, falaremos sobre algumas das dificuldades mais frequentes encontradas no envio de uma encomenda. São questões a ter em consideração, quer do ponto de vista das empresas, quer para quem faz compras pela internet.
Sem dúvida que não é possível eliminar por completo todos os problemas com que nos podemos deparar. No entanto, alguns cuidados podem contribuir grandemente para os reduzir.
1. Atrasos
Esta é uma das mais comuns e mais relevantes complicações do comércio digital atual. Da perspetiva das empresas, é um fator crítico que pode comprometer a satisfação do cliente. Para o cliente, pode ser um enorme aborrecimento. As estatísticas mostram que, conquanto muitas pessoas estejam dispostas a aceitar um atraso moderado ou ocasional, a maioria começará a perder a paciência com atrasos reiterados ou exagerados.
É importante notar que muitos atrasos têm origem na última fase do processo logístico, devido às circunstâncias do tráfego automóvel, problemas logísticos, etc. O modelo de envios ao NÃO domicílio representa vantagens por se realizar através de rotas bem estudadas e a horas favoráveis, eliminando muitas complicações.
2. Encomendas Danificadas
É claro, todos os cuidados do mundo com o cumprimento de prazos não adiantam de muito se o produto chegar danificado.
Destacamos duas sugestões úteis. A primeira é relativa ao remetente, e envolve ter uma atenção especial no momento de fazer a embalagem. Muitas encomendas danificadas devem-se a embalagens imperfeitas. Oferecemos neste outro artigo algumas dicas sobre como melhorar as suas embalagens. A outra diz respeito ao transporte: mais uma vez, o envio ao NÃO domicílio é superior, por envolver menos necessidade de transbordo e complicações de percurso.
3. Custos
A questão do preço é, claro, sempre pertinente, e tanto mais o será quanto maior for a quantidade de encomendas. Assume também mais importância na razão inversa ao preço do produto enviado; isto é, no caso do envio de um artigo barato, os custos de envio fazem subir o preço numa proporção maior. É ineficiente enviar um artigo que custa o mesmo que o valor do transporte! Por este motivo, algumas empresas decidem oferecer os custos de envio a partir de um determinado valor de encomenda.
Para evitar surpresas, deve sempre consultar as tarifas de envio da transportadora, se for enviar uma encomenda ou, se estiver a fazer uma compra, verificar se o valor apresentado na plataforma do vendedor já inclui ou não os custos de transporte.
4. Falta de Visibilidade
A visibilidade ao longo do processo logístico dá mais tranquilidade a todas as partes envolvidas e permite que qualquer imprevisto seja antecipado.
Hoje em dia, a tecnologia permite que a informação sobre a localização do envio esteja permanentemente acessível, e os dados mostram que a maioria das pessoas usa essa tecnologia quando espera uma encomenda. Opte por um serviço de transporte que permita o rastreio do envio.
5. Produtos Equivocados ou Incompletos
Esta situação é, segundo as estatísticas, bastante comum no comércio pela internet, devido a erros no processamento do pedido. Contudo, é naturalmente do máximo interesse evitá-la, e há motivos para crer que, com o desenvolvimento da tecnologia, será possível reduzir cada vez mais este tipo de problema.
Entretanto, uma abordagem bem concebida à devolução de artigos é crucial. A maioria das pessoas que faz compras online verifica a política de devoluções antes da compra e, ainda mais no caso de um erro, ninguém tem interesse em complicações desnecessárias para devolver o artigo. O serviço InPost permite a devolução através do uso de Pontos Pack – uma estratégia altamente simples, eficiente e fácil.
6. Poluição
Por último, não podemos deixar de referir uma questão que nos afeta não só enquanto pessoas individuais, mas a todos, como cidadãos do planeta. Esta questão é a quantidade de poluição gerada pela atividade logística, que está a criar problemas ambientais urgentes. Este é um gigantesco benefício do envio ao NÃO domicílio: os estudos mostram que esta abordagem representa uma redução substancial dos níveis de CO2 gerados.
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