ENVIOS
PARTICULARES

Envie a sua encomenda a um Locker ou a um Ponto Pack e ofereça ao destinatário a liberdade de a recolher quando quiser!

Share

Como escolher embalagens para os envios da sua empresa

Share

Muito embora se trate de um elemento com frequência negligenciado do processo de envio de encomendas, a atenção à escolha de embalagem tem uma importância decisiva a vários níveis.

Neste artigo, indicaremos os pontos mais relevantes que deve ter em conta.

Porquê ter atenção à escolha da embalagem?

No mundo do e-commerce, em que a compra presencial é substituída pela compra online e pelo recebimento dos produtos em casa, faz sentido tomar tanto cuidado com o seu website e os seus envios como tomaria com uma loja física.

Usar embalagens para envios de encomendas adequadas pode permitir poupar espaço, evitar artigos danificados e passar uma melhor imagem da sua empresa. Tudo isto se traduz em menos custos e numa melhor experiência para o cliente.

Os fatores mais importantes

Dois dos elementos mais óbvios a ter em conta são o peso e o tamanho do artigo. A embalagem tem de aguentar o peso e tem de ser suficientemente grande. Por outro lado, é importante ter cuidado para não usar embalagens maiores que o necessário. Segundo as estatísticas, há uma grande proporção de encomendas que chegam ao destino danificadas devido a embalagens demasiado grandes para o conteúdo. Isso, para além do aumento nos custos de transporte. Encontrar o equilíbrio adequado é fundamental.

Outro elemento essencial é a proteção contra danos durante o transporte. Este fator depende grandemente do grau e tipo de fragilidade do artigo. O uso de materiais de recheio e proteção adicional, como papel de embrulho, esferovite ou plástico-bolha pode revelar-se indispensável, e acarreta custos por vezes subestimados. O uso de etiquetas com a indicação de materiais frágeis ajuda a transportadora a ter cuidado adicional.

Considere também a personalização da embalagem. Para quem utiliza uma empresa de distribuição, o único contacto direto com o consumidor final é, muitas vezes, através desta, pelo que todas as oportunidades para o branding e para a criação de uma relação pessoal com o cliente são bem-vindas.

Finalmente, e embora possa ser tentador poupar nas despesas de embalamento, recorde-se que a excessiva parcimónia pode sair cara. Um artigo mal acondicionado ou devolvido por danos durante o transporte não só pode acarretar despesas adicionais como prejudica a imagem da sua empresa e a sua relação com o cliente. Procure atingir o ponto certo entre um alto critério de qualidade e o evitamento de despesas desnecessárias.

Algumas sugestões de tipos de embalagem

Estas são algumas das opções mais comuns e mais versáteis. Não é raro que uma empresa adote a prática de embalar as encomendas de uma dada maneira, sem ter considerado realmente todas as opções. Considere estas ideias, juntamente com outras que possam estar ao dispor da sua empresa, e tome essas decisões de forma ponderada e deliberada. São fatores com uma enorme influência a longo prazo.

Caixas de cartão canelado

Esta é uma das escolhas mais comuns e mais versáteis, servindo uma grande variedade de produtos. A forma canelada, ou ondulada, do cartão confere ao material mais resistência e capacidade de absorver os impactos. Podem ser encontradas em vários tamanhos e formas, e oferecem proteção bastante robusta durante o transporte.

Envelopes almofadados

Uma opção muito conveniente para acondicionar objetos mais pequenos. O revestimento interior proporciona uma camada de proteção eficaz. São especialmente úteis para enviar documentos ou outros artigos de formato achatado sem se dobrarem durante o percurso. A principal desvantagem são os limites a nível de tamanho.

Sacos de plástico

Esta é uma escolha barata e fácil. Uma saca de plástico pode ser uma forma perfeitamente adequada de embalar artigos flexíveis e que possam ser dobrados, como por exemplo vestuário. É claro, é necessário ter em consideração que a proteção e resistência que oferecem é quase zero, pelo que não são adequadas para artigos frágeis ou pesados. Dependendo do tipo de artigo, é importante ter em mente que o uso de sacas de plástico pode transmitir uma imagem desleixada da sua marca.

Tubos de cartão

Esta é a opção ideal para artigos enroláveis, como posters ou outros documentos. Proporcionam uma proteção eficaz, evitando que se dobrem ou rasguem durante o transporte.

Sustentabilidade

Na InPost, temos sempre em conta o aspeto da sustentabilidade e a preocupação com o ambiente. Essa é uma das vantagens, entre muitas outras, da nossa estratégia de entregas ao NÃO domicílio, através de Pontos Pack e Lockers.

Recomendamos, pois, que considere opções de embalagem mais sustentáveis, através de materiais reciclados ou biodegradáveis. Não só estará a contribuir para diminuir a poluição, como beneficiará ainda da reputação e da imagem de uma empresa mais responsável e mais consciente das questões ambientais. Certamente que, para muitos clientes, isso marcará a diferença.

Descubra mais no nosso website e neste blog sobre como a InPost está a ajudar a reduzir a poluição gerada pela entrega de encomendas no e-commerce, juntamente com as muitas outras vantagens que a nossa estratégia de entregas ao NÃO domicílio pode trazer ao seu negócio.

 

Recomendamos

CATEGORIAS

NOVIDADES