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10 dicas para o sucesso no comércio digital

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O mundo comercial de hoje abre possibilidades e horizontes imensos para as lojas online. E por isso mesmo, apresenta um panorama também por vezes muito complexo.

Neste artigo, vamos explorar 10 ideias importantes a conhecer para o sucesso no e-commerce.

1. Envios gratuitos

As estatísticas mostram que um dos fatores mais relevantes para o abandono da “cesta de compras” são os custos de envio. Entregas gratuitas são um modo muito importante de cativar clientes. É frequente que as pessoas sejam mais propensas a escolher um produto mais caro com entrega gratuita que um produto mais barato com entrega paga.

É claro, muitas vezes isto contraria a lógica económica: sobretudo para artigos baratos, não compensa. A solução pode passar por oferecer o envio apenas a partir de um certo valor, incentivando uma compra maior.

2. Fazer uso dos recursos

Este é um tópico infinito: a quantidade de recursos tecnológicos e de marketing disponíveis na era moderna. Uma recomendação básica é manter uma presença forte nas redes sociais, que pode contribuir grandemente para a reputação e publicidade da empresa.

Um exemplo de uma técnica de marketing muito útil no meio digital é o upselling, e a possibilidade de rastrear a localização de uma encomenda é um exemplo de uma tecnologia hoje incontornável.

3. Promover a fidelização

Procurar a satisfação e fidelização dos clientes que já tem é muito mais fácil que conseguir clientes novos. A maior parte dos lucros das empresas provém dos clientes regulares. Por isso, não os negligencie.

Fortalecer as relações com os seus clientes pode passar por iniciativas como programas de fidelidade. Neste outro artigo encontrará algumas ideias sobre estratégias de fidelização.

4. Política de devolução

Os estudos mostram que uma grande parte das pessoas que faz compras online verifica a política de devolução da loja antes de comprar, e que uma má experiência pode comprometer severamente a sua confiança na empresa. Ter uma política clara e simples é essencial.

O serviço InPost inclui uma conveniente estratégia de logística inversa, uma vez que um artigo pode ser devolvido através da nossa rede de Pontos Pack e Lockers. É por isso também neste ponto o modelo ideal para o e-commerce.

5. Proposta única de valor

Os mercados atuais são intensos e a concorrência é feroz. A proposta única de valor é apenas um termo para aquilo que torna o seu negócio especial: o que oferece de diferente, que pode levar alguém a preferi-lo aos competidores.

Talvez seja a única empresa que vende um dado produto numa zona, ou a qualidade dos artigos seja melhor, ou os preços menores. Ou mil outras possibilidades. Depois de estabelecer quais são as suas vantagens e como se pode destacar, poderá organizar o seu marketing e projetos para o futuro em conformidade.

6. Avaliações e retorno

As impressões do público foram desde sempre uma consideração crucial para o comércio, mas os meios atuais dão uma ênfase e uma perspetiva únicas ao feedback. Os comentários e avaliações online são uma das grandes fontes de publicidade para um negócio, e podem ajudar a orientar a estratégia, identificando pontos fracos e problemas.

Promova ativamente o feedback, e leia também este nosso artigo sobre como lidar melhor com comentários negativos.

7. Entregas rápidas e eficientes

As estatísticas mostram que a entrega da encomenda tem um peso enorme na satisfação do cliente. Atrasos e outros problemas tendem a ter consequências. Por isso, faz sentido da perspetiva das empresas dedicar uma boa dose de atenção a esta etapa do processo.

A estratégia representada pela InPost, a entrega ao NÃO domicílio, está a crescer em popularidade e tem demonstrado vantagens a diversos níveis, entre outros a agilidade e eficiência. Visite o nosso website e descubra mais sobre tudo o que temos para lhe oferecer.

8. Espaços virtuais

Tal como uma loja física requer atenção e investimento, é necessário não descurar a qualidade e manutenção do site de uma empresa. Os estudos mostram, por exemplo, que as primeiras impressões formadas pelo cliente em relação a um site são extremamente rápidas e podem ser determinantes.

Certifique-se de que as suas páginas têm boa aparência e funcionam devidamente.

9. Apoio ao cliente

Na internet, ao contrário do que acontece numa loja física, quando um cliente tem alguma dúvida ou problema, não pode ir até ao balcão ou voltar à loja e pedir ajuda. Por isso, um serviço de apoio ao cliente profissional e rápido é fundamental.

10. Sustentabilidade

As questões ambientais e de responsabilidade social são cada vez mais importantes, não só do ponto de vista ético, mas aos olhos do público. Muitas pessoas preferem opções sustentáveis e procuram fazer escolhas conscienciosas.

A entrega ao NÃO domicílio tem demonstrado ser superior também nesse domínio, por produzir uma quantidade significativamente menor de poluição. Acreditamos que este é mais um dos motivos que estão a contribuir para a sua popularidade crescente e que tornarão esta abordagem o modelo do futuro.

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