Sabia que é estimado que, caso não sejam tomadas medidas para o evitar, as emissões de dióxido de carbono devidas aos veículos de entrega de encomendas aumentarão em 32% até 2030, e o trânsito em 21%?
Esta é uma consequência do crescimento do comércio eletrónico, que está a causar grandes transformações no mundo. O impacto ambiental gerado tem sido alvo de diversos estudos e é hoje uma preocupação premente. O volume de trânsito automóvel que é produzido afeta as nossas sociedades, o nosso ambiente e a sustentabilidade da nossa economia. Algumas das preocupações centrais são as emissões de dióxido de carbono e as suas consequências para a qualidade do ar, assim como o gasto de energia e os congestionamentos.
Muitas cidades têm procurado formas de lidar com os problemas causados e com as demandas crescentes ao nível das infraestruturas. Por exemplo, a cidade de Londres já considerou a possibilidade de proibir a entrega de encomendas pessoais nos locais de trabalho. Um relatório recente feito para esta mesma cidade recomenda que no futuro seja usado precisamente um sistema de pontos de entrega, em face das suas demonstráveis vantagens a nível ambiental. Em Nova Iorque, já em 2010 era experimentado um programa de entregas em horário “fora de horas”, no âmbito do qual as entregas eram feitas das 18:00 às 06:00, também com bons resultados a nível da redução do trânsito. A realidade, em suma, é que se sente vivamente e por toda a parte a necessidade de respostas à crise.
Certamente, gostaria de fazer parte da solução e de saber como contribuir positivamente para um futuro melhor. Continue a ler este artigo para descobrir como pode ajudar a combater estes problemas urgentes através das suas escolhas no momento de receber, enviar ou devolver uma encomenda.
O que fazer?
Com a InPost, está a escolher uma forma de combater o aumento vertiginoso do tráfego produzido pela entrega de encomendas, que é ao mesmo tempo prática e cómoda. Na InPost, especializamo-nos em entregas NÃO domiciliárias, pondo o foco em otimizar ao máximo o processo de transporte. A entrega porta a porta, envolvendo um uso mais intenso dos transportes, é a opção mais pesada do ponto de vista ambiental. Connosco, as entregas das suas encomendas são feitas num Ponto Pack ou num Locker – que consistem, normalmente, em estabelecimentos de comércio convencionais, como quiosques ou floristas. Pode depois levantar a encomenda quando lhe for mais conveniente, tendo à sua disposição 8 dias e um horário amplo para o fazer.
Os distribuidores podem, desta forma, entregar várias encomendas ao mesmo tempo num só Ponto Pack, fazendo uso de rotas bem estudadas. Reduz-se também, drasticamente, o elevado número de entregas não efetuadas. Tudo isto proporciona uma maior flexibilidade na entrega, diminui os custos do transporte e reduz o volume de trânsito automóvel gerado.
Os resultados
As vantagens desta alternativa são decisivas: um estudo realizado na cidade espanhola de Saragoça conclui que representa uma redução potencial das emissões de dióxido de carbono de 64% a 86% por encomenda. Uma diferença gigante. Em números concretos, a distribuição domiciliária representa uma média de 229g de CO2e, enquanto o modelo NÃO domiciliário corresponde a 83g. A redução atinge o seu máximo potencial quando a encomenda é depois recolhida a pé, para o que a proximidade do Ponto Pack ou Locker é o fator fundamental.
Isto confirma estudos prévios realizados na Polónia, país onde, devido à densidade da rede de Lockers e à otimização do processo logístico, a redução pode já alcançar os 96%.
Junte-se a nós
Ao optar pela InPost, está a fazer a escolha consciente do ambiente. Defendemos que assumir a responsabilidade do desafio de proteger o planeta e os recursos naturais deve ser uma prioridade para todos nós. Está também a escolher os princípios da eficiência e da simplicidade.
Acreditamos que este é o futuro do transporte de encomendas. O foco num processo de entrega otimizado oferece uma solução real. Esta abordagem está também cheia de vantagens para si. Descubra mais sobre estas vantagens neste blog e no nosso site, e junte-se a nós na visão de um amanhã mais sustentável.