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O que é a responsabilidade social empresarial?

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A noção de responsabilidade social, conforma esta se aplica ao âmbito empresarial, adquiriu uma enorme importância no mundo dos negócios. A consciência crescente por parte de consumidores da forma como o seu comportamento pode ter um grande impacto no mundo contribuiu para que este conceito se tenha tornado cada vez mais relevante nas últimas décadas.

Neste artigo, procuraremos definir este termo, explicar as suas implicações e mostrar porque é importante que todos, quer empresários e gestores, quer consumidores, saibamos do que se trata.

O conceito de responsabilidade social empresarial

Este é um termo amplo que inclui todas as formas através das quais uma empresa procura orientar o seu comportamento e decisões tendo em mente considerações éticas e o impacto no mundo e na sociedade. Isto é, a empresa esforça-se por constituir um elemento positivo na sociedade em que se insere a diferentes níveis, como o social e o ambiental.

O conceito, ao qual também já têm sido dados diversos outros nomes, como cidadania empresarial ou responsabilidade social corporativa, já tem uma longa história. Começou a receber atenção crescente por parte das empresas nos anos 70, e desde então tem sido também objeto frequente de investigação académica.

Em 2010, a Organização Internacional de Normalização emitiu o ISO 26000, um guia para a responsabilidade social das empresas, elaborado com a contribuição de 500 peritos. Este documento ajuda a definir o termo e estabelece diretrizes e orientações para todo o tipo de organizações. Ao contrário de outros ISOs, não estabelece critérios e assume-se apenas como guia, pelo que o seu cumprimento não pode ser quantificado ou certificado.

Porque é importante?

A responsabilidade social empresarial pode representar uma contribuição fundamental para a solução dos desafios que as sociedades atuais atravessam e tem tido efeitos positivos em vários domínios.

Por outro lado, do ponto de vista da empresa, promove uma boa imagem da marca junto do público e uma boa moral nos funcionários. Um estudo demonstra que uma postura ativa relativamente à responsabilidade social atrai também mais confiança da parte de investidores.

Muitas empresas apostam neste tipo de medidas como parte da sua imagem e dos seus valores. É claro, é difícil quantificar objetivamente os efeitos de qualquer medida individual. Esses efeitos dependem da empresa, do público e de muitos fatores. No entanto, os estudos existentes concluem que a responsabilidade social é um bom investimento, inclusivamente do ponto de vista do custo-benefício. Podemos notar ainda a este propósito que um estudo recente mostra que, entre uma empresa com um serviço ou produto de maior qualidade e uma que está associada a um comportamento mais ético, a maioria das pessoas favorece a segunda.

Adicionalmente, estas práticas servem como forma de mitigação de risco: um comportamento ético acarreta menos problemas, na forma de processos em tribunal, boicotes, funcionários descontentes, má publicidade, etc.

Tipos de responsabilidade social empresarial

As medidas específicas tomadas podem em geral ser categorizadas num de 4 tipos: filantrópicas (o exemplo mais direto é a doação de dinheiro a causas sociais), éticas (promoção de justiça, de boas práticas e de honestidade no âmbito das atividades da empresa, por exemplo, no fabrico dos produtos ou nas contratações), económicas (tomar decisões económicas que beneficiam a sociedade, por exemplo, na investigação de novos produtos ou na criação de postos de emprego) e ambientais (que dizem respeito à sustentabilidade e preservação do ambiente).

Alguns exemplos de iniciativas de responsabilidade social são: trabalho de voluntariado, ativismo e campanhas em favor de causas sociais, redução da poluição, redução do consumo de recursos naturais, reciclagem, criação de produtos que poupam o ambiente e a atenção ao tratamento justo de todos os funcionários.

Como pode ser mais socialmente responsável

Um dos pilares centrais da responsabilidade social é a sustentabilidade. Com os desafios graves que o mundo enfrenta ao nível do ambiente, a necessidade de encontrar soluções tem-se feito sentir com urgência. A popularização das compras através da internet tem contribuído para o problema. Nos últimos anos, assistiu-se a um aumento vertiginoso no tráfego e na poluição gerados pela entrega de encomendas.

Uma estratégia que se revelou de tremenda eficácia neste domínio são as entregas ao NÃO domicílio, através do uso de pontos de distribuição. A InPost é líder europeia neste tipo de distribuição, que tem inúmeras vantagens, não apenas a nível ambiental, e conta com mais de 2000 Pontos Pack em Portugal.

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