Empresa envíos InPost
ENVIOS
PARTICULARES

Envie a sua encomenda a um Locker ou a um Ponto Pack e ofereça ao destinatário a liberdade de a recolher quando quiser!

Share

5 dicas para as suas compras de Natal

Share

Muitas pessoas desenvolvem uma relação de amor-ódio com a época das festas. O tempo que dedicamos a compras e eventos, o dinheiro que gastamos, o trabalho com as decorações, as multidões nas lojas e tudo o resto podem ser fatores de autêntico stress nas nossas vidas.

No entanto, pequenos ajustes no modo como abordamos as coisas fazem por vezes toda a diferença. Abaixo, apresentamos 5 dicas que vão melhorar as suas compras de Natal.

Não se esqueça de ler também o nosso artigo sobre como comprar pela internet mais barato, para outras recomendações úteis para as suas compras no geral, não apenas no Natal.

Faça um orçamento

Um planeamento adequado é meio caminho andado para o sucesso. Ouvimos muitas vezes (ou sentimos na pele) os arrependimentos de quem gastou dinheiro a mais durante as festas. Uma parte do problema é não haver um plano definido. É um caso da famosa “falácia dos custos irrecuperáveis”. Como sabemos que teremos de gastar dinheiro, fechamos os olhos a gastar um pouco mais. E deixamos as contas para janeiro.

Em vez disso, estabeleça quanto pode gastar, não apenas com presentes, mas com tudo o resto, como jantares, férias e eventos – muitas pessoas gastam mais dinheiro nesta época que em qualquer outro mês. E pense também em quanto quer gastar em cada pessoa, com os presentes.

Da mesma forma, faça uma lista de compras – poupe-se à irritação de se lembrar à última da hora que se esqueceu de algo ou de alguém.

Comece as compras cedo

Fazer as compras atempadamente, por exemplo em novembro, é a melhor forma de eliminar grandes doses de stress. Isso evita a confusão das lojas nos últimos dias, permite encomendar artigos que não haja em stock de modo a chegarem a tempo e dá tempo para solucionar imprevistos.

Permite também com frequência poupar dinheiro, uma vez que ficamos com mais tempo para encontrar boas ofertas. Algumas pessoas fazem mesmo compras de presentes de Natal ao longo de todo o ano, nas épocas de saldos.

Tire proveito das vantagens do comércio digital

Fazer compras pela internet apresenta muitos pontos atrativos. Não só lhe permitirá evitar a confusão nas lojas, como oferece uma variedade imbatível de escolhas. Adicionalmente, torna muito fácil fazer comparações de preços e descobrir promoções. Muitas lojas oferecem cupões de desconto.

Não deixe de ler, a este propósito, o nosso artigo sobre como comprar online em segurança aqui.

Como opção de entrega para as suas compras, considere o envio ao NÃO domicílio. Esta abordagem, representada pela InPost, baseia-se no uso de Pontos Pack e Lockers. Permite-lhe evitar ter de esperar em casa pela encomenda, e em vez disso ir buscar as suas compras a um local conveniente para si e no momento que decidir. Para além da comodidade, a entrega ao NÃO domicílio facilita a devolução de encomendas, se necessária, e é superior a nível de eficiência, custos e agilidade. Como voltaremos a mencionar mais abaixo, é também a escolha consciente do ambiente.

Uma dica para a escolha de presentes

Enquanto muitas pessoas se debatem com o orçamento para as prendas, vale a pena recordar que as melhores não são sempre as mais caras. Um presente não vale só pelo dinheiro. O cuidado, a atenção e a personalização colocados num presente deixam com frequência uma impressão maior e dão mais prazer a quem o recebe que algo caro.

Pense nas diferentes pessoas na sua vida e pergunte-se de que é que elas gostam, pense nos seus passatempos e preferências. Muitas vezes, os presentes mais apreciados não são objetos, mas atividades, como bilhetes para um concerto ou um curso online. Conjuntos de presentes mais pequenos, como canecas, doces e blocos de notas, podem fazer um presente melhor que um único objeto grande que nunca será usado.

Uma nota sobre embrulhos

Esta é uma dica simples, mas muito pertinente. Todos os anos, são desperdiçados volumes imensos de papel de embrulho, em prejuízo quer do ambiente, quer do seu bolso. É fácil contribuir para diminuir essa pilha de papel que acaba no lixo usando opções um pouco mais criativas. Uma ideia é reutilizar o papel de embrulho que recebemos. Uma outra alternativa é usar um saco reutilizável, que é em si próprio um pequeno presente útil. É dinheiro poupado e a natureza agradece.

E por falar em poluição, também nesta vertente a opção de entrega ao NÃO domicílio constitui a escolha certa. Os estudos têm demonstrado a mais-valia desta abordagem no combate ao aumento vertiginoso da poluição gerada pela entrega de encomendas nos últimos anos, com a popularização do comércio digital. A InPost é líder europeia nesta modalidade de entrega, com mais de 2000 Pontos Pack e Lockers em Portugal. Dê um presente ao ambiente e opte pela entrega ao NÃO domicílio para as suas encomendas neste Natal.

Recomendamos

CATEGORIAS

NOVIDADES