Empresa envíos InPost
SUSTENTABILIDADE
Estamos alinhados com a agenda 2030, e procuramos ser sustentáveis em todos os nossos processos.

Share

Just in time na logística: objetivos e vantagens

Share
just in time logistica
Embora agora seja aplicado à logística, just in time ou ‘’mesmo a tempo’’ em português, é uma metodologia inventada para a produção. Contamos-lhe tudo.

Na logística existem vários métodos de trabalho e um deles é conhecido como just in time, o qual é importado e apresenta uma série de vantagens que queremos destacar para saber mais sobre ele. 

O que é just in time?

Embora agora seja aplicado à logística, o just in time é uma metodologia inventada para a produção. De facto, as fontes indicam que tem origem no Japão nos anos 50, sendo desenvolvido pela Toyota, uma das principais marcas de automóveis.

A ideia era a simplicidade, eliminar tudo o que não acrescentasse valor, vagar espaço nos armazéns, ter sempre a quantidade certa de matéria-prima, reduzir os prazos de entrega e, por fim, ser mais eficiente.

Como se aplica Just in Time?

 

Redução de estoque

Com este método, produz-se apenas o necessário e sempre que solicitado pela fase seguinte da cadeia, por isso o estoque existente é o mínimo indispensável. Não se fabrica nem armazena à espera da sua demanda. O estoque sai da fábrica apenas quando os consumidores o vão comprar. Assim evita-se encher armazéns, com o custo que isso acarreta, principalmente em áreas muito caras como são as grandes cidades.

Redução de perdas por desperdício ou mercadoria caducada

Produzir apenas o suficiente é importante, mas é essencial quando falamos de produtos perecíveis, como alimentos, com um prazo curto de validade. Assim, se for produzido apenas o alimento que vai ser consumido imediatamente, evitam-se perdas por caducidade ou mesmo por danos no armazém, algo que sempre pode acontecer.

Maior flexibilidade

Este método leva a flexibilidade ao seu expoente máximo, pois as mudanças são muito simples. Ao não ter armazéns sobrelotados, pode-se gerir melhor os aumentos de procura de determinados produtos, trocar os que existem por outros mais solicitados pelos clientes, entre outros.

Maior controlo das falhas de produção

Outra característica do just in time é que apenas se produz o suficiente. Não se fabrica massivamente para armazenar, mas sim se fabrica em quantidades menores e sempre consoante a demanda do momento, o que faz com que as falhas de produção sejam detetadas mais cedo. Deste modo reduzem-se as perdas, uma vez que há que retirar menos artigos e refazer quantidades muito pequenas, o que não representa um problema para as empresas.

Just in Time em InPost

Na InPost, com os nossos envios NÃO domiciliários, conseguimos adotar alguns pontos desta metodologia, como maior flexibilidade nas entregas, reduzir assim custos de transporte e congestionamentos nas grandes cidades, e melhorar a eficácia da logística.

Os distribuidores agrupam os pacotes que vão para o mesmo Ponto Pack e desta forma otimiza-se a rota. Os clientes podem dirigir-se a qualquer Ponto Pack durante um horário muito amplo, incluindo fins de semana. Além disso, os agentes de correios gastam menos combustível nas entregas, que geralmente são de várias dezenas de pacotes em cada estabelecimento.

E, se quiser realizar um envio via InPost, pode fazê-lo em apenas 4 passos. 

Recomendamos

CATEGORIAS

NOVIDADES