O que é o Slow Living?
São bem conhecidas as exigências da vida moderna: as correrias, as multidões, as preocupações constantes. E é conhecido também o efeito que todo esse stress tem no nosso bem-estar e qualidade de vida.
O “slow living” surgiu como parte da reação inevitável contra estes problemas. Pela certa, para muitas pessoas será impossível aplicá-lo por inteiro. No entanto, para a maioria de nós é possível pôr em prática pelo menos alguns destes princípios ou sugestões.
Que vantagens tem para mim?
O slow living propõe que tentemos deliberadamente acrescentar mais tranquilidade e equilíbrio ao nosso quotidiano através de medidas práticas. Os efeitos positivos deste princípio são múltiplos, do bem-estar mental e físico, a uma maior qualidade de vida, a uma maior produtividade (o stress pode prejudicar, naturalmente, o nosso rendimento).
Recomendações do “slow living”
1. O equilíbrio com a natureza
Procurar o equilíbrio com a mãe-natureza é uma filosofia muito antiga da humanidade, e por bons motivos. Uma ideia importante é procurar e aproveitar atividades ao ar livre. Não há nada que substitua por completo a paz de espírito que pode trazer a comunhão com o mundo natural, um passeio no parque ou o prazer de trabalhar num jardim com as próprias mãos.
No mundo moderno, isto assume uma outra forma igualmente importante, que é a preocupação com a sustentabilidade. Tentarmos todos contribuir de uma forma positiva para a preservação do ambiente é também uma forma de slow living e de respeito pela natureza.
O que nos traz à questão do envio ao NÃO domicílio. A poluição gerada pela logística do mundo moderno está a gerar problemas graves, e o uso de pontos de recolha InPost constitui uma forma significativamente mais sustentável e amiga do ambiente de enviar e receber encomendas. Não se esqueça de consultar o nosso website para descobrir mais sobre esta e outras vantagens do envio NÃO domiciliar.
2. Passar tempo longe das redes sociais
A tecnologia pode representar mais-valias fenomenais, mas também é uma fonte de stress, distrações e constante agitação. O bombardeio permanente de imagens e notificações tem uma influência negativa na nossa atenção e no nosso estado de espírito.
Por isso, uma ideia central do slow living é procurar estar mais tempo longe das redes sociais e dos écrans em geral. Nem todos estaremos interessados (ou sequer poderemos) em eliminar por completo essas tecnologias do nosso dia a dia, mas a ideia é apenas encontrar momentos e horas durante o dia para estar longe do telemóvel e afins.
3. Adormecer e acordar cedo
É claro, as virtudes de um horário de sono disciplinado são mais um lugar-comum que todos já ouvimos. Mas “cliché” ou não, trata-se de uma recomendação sensata.
Uma das principais vantagens de acordar cedo é que nos dá a oportunidade de começar o dia com calma e fazer atividades, como exercício físico, logo ao acordar, em vez de ter de correr para o trabalho. Entre outros benefícios, isso tende a afetar a nossa disposição para todo o resto do dia.
4. Literalmente mais lentamente
No cerne da questão encontra-se a ideia muito direta de viver e fazer coisas mais lentamente. Algumas pessoas receberão a sugestão com recusa imediata: como é isso possível, com todas as responsabilidades e tarefas? Para quem tem um dia agitado, o slow living parece uma fantasia. E no entanto, será quase sempre possível acrescentar momentos de tranquilidade e eliminar algumas fontes de stress do nosso quotidiano.
Por exemplo, ouvimos falar com frequência no multitasking, mas não haverá oportunidades não-aproveitadas no nosso dia para o “monotasking”, isto é, para nos concentrarmos completamente numa tarefa e não sobrecarregar a mente?
Uma ideia relacionada e cara ao slow living é prestar atenção ao momento presente e fazer as tarefas diárias de um modo mais deliberado e consciente, não mecânico.
5. Pontos InPost: uma forma mais tranquila de fazer compras
As possibilidades oferecidas pelo comércio eletrónico permitem-nos fazer compras de uma forma muito confortável e tirar proveito de muitas vantagens: podemos, por exemplo, aproveitar as épocas de saldo sem azáfama e a tempo, ou usufruir de um enorme mercado de artigos em segunda mão e reciclados (o que, incidentalmente, vai ao encontro do primeiro ponto deste artigo).
A modalidade de envio de encomendas através de pontos de recolha InPost destaca-se pela comodidade e facilidade. O uso de um Ponto Pack ou Locker significa que a encomenda pode ser levantada no momento mais conveniente e num local próximo, em vez de ter de estar alguém em casa para a receber. Isto também evita muitos outros problemas, por exemplo atrasos relacionados com o tráfego, constituindo por isso uma abordagem extremamente eficiente e ágil. Não deixe de experimentar por si as vantagens da entrega ao NÃO domicílio.