Por muito que acreditemos que o comércio tradicional nunca passará de moda (e para mais, onde localizaríamos depois os nossos Pontos Pack?!), não há dúvida de que há muito proveito a tirar das possibilidades e da conveniência do e-commerce.
As dicas que se seguem não são segredos bem guardados: são detalhes que quem estiver acostumado a comprar online poderá já conhecer, mas que podem ficar facilmente esquecidos enquanto procuramos um artigo ou nos deixamos entusiasmar com uma promoção.
Aqui vão os 8 pontos mais importantes a conhecer para fazer compras online.
1. Segurança acima de tudo
Entre tudo o resto, o mais importante é, claro, precaver-se sempre contra burlas e situações similares.
Um dos cuidados mais simples é comprar a lojas de renome ou que já conheça e nas quais tenha confiança, assim como ter cautela com sites de aparência suspeita. Tenha atenção às formas de pagamento que usa; cartões virtuais de uso único, por exemplo, são uma medida de segurança eficaz.
Num outro artigo deste blog abordamos em maior profundidade as principais medidas de segurança a conhecer.
2. Verifique a política de devoluções
As devoluções fazem parte do comércio virtual, mas podem ser quer uma realidade desagradável para as lojas, quer uma experiência a evitar para compradores. Para não ter uma dessas más experiências, leia com atenção a política de devoluções antes de uma compra. Uma política de devoluções clara e cuidada é também um sinal de uma empresa fiável.
Não se esqueça de que, se fizer compras numa loja em parceria com a InPost, poderá efetuar as devoluções através dos nossos pontos de recolha, um sistema extremamente simples e conveniente.
3. Tire proveito da economia circular
Uma forma de comércio que floresceu com a internet é a venda de artigos usados, assim como artigos reciclados e reparados. Para além dos preços atrativos, há nisto benefícios para o ambiente: menos lixo que é gerado e menos recursos utilizados para produzir artigos novos.
4. Leia avaliações
Um dos recursos mais importantes do comércio digital, quer para compradores quer para vendedores, são as “reviews”. Dê uma vista de olhos às opiniões de outros clientes. Algumas críticas negativas podem ser normais e sinal de um ponto de vista pessoal ou má experiência ocasional, mas um grande número de más avaliações pode indicar algum problema com o produto. Tenha também cuidado com reviews falsas, usadas como publicidade: consulte um site de reviews idóneo.
5. Poupe o ambiente
Procure desenvolver hábitos de consumo mais ecológicos. Longe de ter de ser uma maçada ou despesa adicional, muitos pequenos cuidados que beneficiam o planeta são também uma forma de poupar dinheiro. Por exemplo, comprar menos artigos de uso único, e optar antes por produtos recarregáveis ou reutilizáveis.
Preferir a entrega fora do domicílio com a InPost é uma também alternativa que gera menos emissões de CO2 que as entregas convencionais.
6. Tire proveito de oportunidades
A internet é um universo imenso de promoções. Comparar preços ou procurar cupões e promoções frequentemente compensa. No entanto, tenha sempre cautela especial com negócios que parecem demasiado bons para ser verdade.
Outra vantagem da internet é que torna fácil aproveitar cedo os eventos de saldos, antes que os artigos esgotem.
Consulte este nosso outro artigo para diversas dicas sobre como poupar dinheiro nas suas compras online.
7. Fidelize-se
Abrir conta e aderir a programas de fidelização numa loja pode resultar numa relação proveitosa e mutuamente benéfica.
Sem prejuízo das precauções com a segurança – não partilhe informações sensíveis – quando faz compras com uma loja fiável, disponibilizar a sua informação de contacto, criar conta, responder a questionários sobre preferências, etc., pode dar-lhe acesso a recomendações personalizadas, descontos e outros benefícios.
Entretanto, uma sugestão é que use um endereço de email separado para tratar das suas compras, para não atolar o seu email regular com mensagens promocionais.
8. Transporte
O transporte da encomenda é um dos elementos mais importantes para uma compra online sem problemas nem imprevistos.
O serviço de entregas da InPost – disponível em lojas como a Shein ou a Vinted – baseia-se no envio para fora do domicílio, através de pontos de recolha. O nosso compromisso para com a satisfação do cliente, a eficiência e a sustentabilidade permitiu-nos tornarmo-nos líderes europeus nesta forma de envio, com mais de 10 000 pontos na Península Ibérica.
Da próxima vez que fizer compras online, ou que precisar de enviar uma encomenda, não se esqueça de experimentar por si as vantagens do serviço InPost.