Nos tempos modernos, devido à popularização do comércio digital, o transporte de encomendas tem recebido uma atenção sem precedentes do mundo empresarial. Para empresas e privados que fazem negócio através da internet, a entrega dos artigos tem uma importância crucial. E por isso, a questão da escolha de uma transportadora pode fazer toda a diferença.
Neste artigo, vamos abordar 10 fatores indispensáveis que deve ter em mente no momento de escolher uma transportadora.
1. Fiabilidade e experiência
Há um lugar para o risco nas nossas vidas, mas não deveria ser o momento de enviar ou receber uma encomenda. O que se deseja é estar em mãos firmes e de confiança. Para isso, não há substituto para a experiência, o saber adquirido e as provas dadas ao longo dos anos.
2. Segurança
É óbvio que os artigos chegarem em boas condições ao seu destino é um requisito absoluto para um envio bem-sucedido. Danos sofridos pelos produtos durante a viagem traduzem-se não só em prejuízo material e perda de tempo, mas também em danos na confiança do cliente. Muito pode ser feito por parte do remetente a nível de preparar uma embalagem adequada e segura, mas claro, nada substitui o cuidado e profissionalismo do transportador.
3. Sustentabilidade
A popularidade do comércio digital está a gerar preocupações crescentes com a poluição gerada. Esta é uma questão fundamental não só a nível da nossa responsabilidade ética como cidadãos e como empresas, mas também pela influência que tem nas perceções e nas escolhas de clientes: uma empresa com consciência ambiental transmite uma imagem positiva ao público, e muitas pessoas dão preferência às escolhas “verdes” como consumidores. Procure opções amigas do ambiente.
4. Rapidez
A celeridade é um dos fatores mais importantes a ter em consideração, não só em termos dos prazos de entrega previstos, mas também de atrasos. Muitas pessoas perdoarão uma encomenda atrasada, mas menos estarão dispostas a tolerar repetidas más experiências. Por isso, tenha em atenção não só os prazos indicados, mas também o historial da transportadora em cumpri-los.
5. Flexibilidade e adaptabilidade
A rigidez é incompatível com os mercados rápidos e volúveis de hoje. Procure uma opção que se adapte às suas necessidades e que proponha soluções flexíveis. Por exemplo, é viável para diferentes tipos de produto? Se consegue lidar bem com o seu fluxo de negócio habitual, lidará igualmente bem com picos de vendas, como os saldos? Terá capacidade para acompanhar a sua empresa caso ela cresça?
6. Relação custo-benefício
Um ponto incontornável, claro, é a questão dos custos, e da sua correspondência à qualidade do serviço. Não se esqueça de ter atenção também a custos “escondidos”, que não sejam imediatamente óbvios na tarifa apresentada e constituam uma surpresa desagradável na fatura final.
7. Seguimento do envio
Este é hoje um recurso tecnológico indispensável, quer para o remetente, quer para o destinatário. A possibilidade de rastrear a localização da encomenda é valorizada e usada pela maioria das pessoas que fazem compras online, conferindo transparência ao processo.
8. Apoio ao cliente
Um interlocutor atento e prestável é um elemento da equação para o qual não há alternativa à altura. Certifique-se de que a transportadora que escolheu tem um sistema de apoio ao cliente capaz e disponível para ajudar a resolver todas as questões ou dificuldades que possam surgir.
9. Simplicidade e conveniência
Não é do interesse de ninguém que o processo de transporte e entrega de um artigo seja mais complicado ou incómodo que o estritamente necessário. Uma das razões por que as pessoas encomendam as suas compras é precisamente a conveniência. Por isso, faz sentido procurar opções mais flexíveis e simples para quem recebe a encomenda.
10. Profissionalismo no contacto com o cliente
Este é um ponto fundamental para qualquer empresa, mas ainda o é mais no contexto do comércio digital, em que muitas vezes não há contacto entre o vendedor e o consumidor final a não ser por intermédio da figura do transportador. É assim ainda mais imprescindível que o transportador se comporte com cuidado e cortesia, para não deixar uma má impressão no cliente.
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