Empresa envíos InPost
ENVIOS EMPRESAS
Descubra todas as facilidades e possibilidades do envio ao NÃO domicílio e faça o seu negócio chegar muuuito longe. .

Share

Os 5 principais fatores nos custos de envio de uma encomenda

Share

Na era digital em que vivemos, a forma como as empresas abordam a questão do envio de encomendas tem um enorme peso na sua rentabilidade e na satisfação dos clientes.

Mas para poder otimizar os envios da sua empresa, é necessário ter em conta os maiores fatores que afetam os custos de cada encomenda. Este é um resumo do que deve ter em mente.

1. Peso e tamanho da encomenda

Entre os aspetos mais importantes e mais básicos, encontramos o peso e tamanho da encomenda. Normalmente, será necessário ter ambas as coisas em conta: as tarifas podem ser equivalentes entre um embrulho pequeno e pesado e um volumoso e leve. As empresas de logística baseiam-se muitas vezes no peso volumétrico, que toma em conta tanto o peso como o espaço ocupado no veículo de transporte.

Isto realça a necessidade de um método de embalamento eficiente e que não desperdice espaço. Repensar ou ter em maior atenção a forma como as embalagens são feitas pode significar reduções significativas nos custos, especialmente em grande escala. As principais orientações para um embalamento eficiente incluem usar materiais leves e resistentes, assim como usar uma embalagem de tamanho adequado às dimensões do artigo, reduzindo o espaço vazio. Isto também ajudará a evitar danos no transporte. Poderá consultar neste artigo as nossas recomendações para as suas embalagens.

2. Destino e opções de envio

Outro fator a ter em consideração é o destino. Especialmente quando se trata de envios internacionais ou para áreas remotas, os envios ao domicílio podem ter custos adicionais devidos aos desafios logísticos acrescidos. Uma das formas mais importantes de reduzir esses custos é estabelecer associações estratégicas com parceiros logísticos locais e otimizar a cadeia de abastecimento fazendo uso de armazéns próximos dos mercados-alvo.

A escolha entre o envio ao domicílio ou a um ponto de recolha deve ser cuidadosamente considerada como parte do planeamento dos envios, já que pode ter um impacto significativo, tanto a nível dos custos como da eficiência geral da operação. Por regra, os envios a pontos de recolha serão mais económicos que os envios ao domicílio, o que faz parte da sua atração do ponto de vista das empresas.

3. Rapidez da entrega

A escolha entre um serviço “standard” e a opção expresso não depende apenas dos custos. Embora se possa pagar um preço acrescido por uma entrega mais rápida, é necessário ter em conta as exigências e preferências de cada pessoa.

Oferecer uma variedade de opções de envio, que se ajustem às diferentes necessidades, melhora a experiência de compra e contribui para uma perceção positiva da sua empresa e do seu compromisso para com a satisfação do cliente.

4. Tarifas de envio e estratégias de preço

A estrutura das tarifas de envio pode variar muito de transportadora para transportadora. Por exemplo, tarifas fixas podem parecer simples e atraentes à primeira vista. No entanto, as tarifas baseadas no peso e na distância oferecem uma transparência e uma especificidade que podem ser vantajosas para diferentes tipos de produtos e de destinos.

Assegure-se de que conhece bem as suas opções e de que faz uma comparação informada.

5. Impacto ambiental e sustentabilidade

Finalmente, não podemos deixar de incluir aqui um fator que se tornou fundamental no ramo logístico nos dias de hoje. Não só nem todos os custos são económicos, como a preocupação com o meio-ambiente e o foco em escolhas mais sustentáveis tende a traduzir-se também numa maior eficiência e rentabilidade, a longo prazo.

Para além disso, o uso de práticas amigas do ambiente demonstra uma maior responsabilidade empresarial, contribui para que a sua empresa passe uma imagem ética e pode ser um fator decisivo para a decisão de inúmeros consumidores.

O uso de materiais de embalagem recicláveis e a otimização de rotas para reduzir a pegada de carbono são dois exemplos concretos de como as empresas podem usar práticas ambientalmente conscientes nas suas operações de envio.

Reduza os seus gastos de envio: eficiência e economia com a InPost

Listámos neste artigo os fatores que têm uma influência mais direta sobre as tarifas de transporte de encomendas. Queremos concluir, neste contexto, realçando como a atuação da InPost inclui soluções que otimizam os elementos que referimos.

Isto é possível através da consolidação de cargas e de uma planificação estratégica de rotas. O nosso sistema favorece o uso de uma mesma rota para muitas encomendas. As encomendas são cuidadosamente distribuídas por pontos de recolha situados em locais estratégicos, maximizando a eficiência da operação.

Adicionalmente, e reconhecendo a urgente importância da sustentabilidade na logística, a InPost compromete-se a proporcionar soluções que tomam em conta o impacto ambiental. Através do foco na inovação tecnológica e em práticas sustentáveis, esforçamo-nos por estar sempre na vanguarda do setor do transporte de encomendas, oferecendo opções eficientes, responsáveis e pensadas para os desafios atuais e do futuro.

Junte-se a nós nessa visão de uma logística mais eficiente e mais sustentável. Fazemos de cada encomenda entregue um reflexo do nosso compromisso. Descubra na nossa web como a InPost está a transformar a logística de envios em Portugal e por toda a Europa.

Te recomendamos

CATEGORÍAS

NOVEDADES