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O fim das devoluções gratuitas?

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DEVOLUCIONES AL VENDEDOR
Nos últimos anos, e sobretudo em consequência da pandemia sofrida em 2020, as lojas online viveram um boom sem precedentes, com tudo o que isso implicou em termos de expedição e logística.

Atualmente, vivemos uma época em que o foco está sendo colocado na logística devido ao impacto que tem a nível ambiental, principalmente nas grandes cidades. 

Neste contexto, há algo que já é uma realidade: as lojas online começam a cobrar pelas devoluções feitas a partir de casa.

Reembolsos de pagamentos começam nas lojas online

Chega o verão (e a época de casamentos à vista) e, com ele, a mudança no guarda-roupa. Nesses casos, para quem não usa apps como o Vinted, o mais comum é comprar vários modelos online, experimentar em casa e, uma vez escolhido o modelo perfeito, devolver os restantes.

Esta prática (que já tem nome em inglês e tudo, bracketing) muito confortável para os clientes, está a ter um impacto significativo no mundo da logística. Se somarmos esta prática ao aumento dos pedidos online, o resultado é que há cada vez mais veículos a fazerem entregas na estrada. A principal afetada é a logística inversa, que até agora, na maioria das vezes, era gratuita para o cliente. Até agora.

A pioneira a começar a cobrar pelas devoluções foi a Inditex, com o objetivo de travar a situação do impacto ambiental provocada pelas encomendas na sua loja online. No caso específico da Inditex, a todos aqueles que decidam devolver algum dos produtos que adquiriram, serão cobrados 1,95€. Mas atenção, porque isto só se aplica se optares pela devolução ao domicílio.

Esta medida, implementada pela Inditex (de momento apenas na Zara), está a ser aplicada no do Reino Unido e na Alemanha, mas prevê-se que seja implementada em diversos países.

Outra das gigantes que também começou a cobrar taxas nas devoluções é a Shein. Neste caso, fazem-no de forma um pouco diferente: podes devolver gratuitamente uma peça da encomenda, mas as seguintes têm um custo de 4,5€ cada.

Logicamente, este é um assunto que vai ser bastante polémico, já que estávamos habituados a não ter que pagar pelas devoluções online. De momento, vamos aguardar para ver qual é o resultado nas vendas, apesar da própria Inditex assegurar que não há impacto nas vendas, sendo a resposta positiva.

A melhor forma de poupar nos envios em lojas online

Perante toda esta situação, como podemos poupar ao comprar nas lojas online? A melhor opção é escolher o envio ao NÃO domicílio, no qual a InPost é pioneira. Com a nossa vasta rede de Pontos Pack e Lockers vais poder receber os teus pedidos com total conforto perto da tua casa, trabalho ou onde quiseres. E o melhor? É muito mais barato do que a entrega na tua casa, além de estares a ajudar a reduzir o impacto ambiental.

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