São cada vez mais as pessoas que se preocupam com o impacto que as suas compras têm no planeta e, com o crescimento do comércio eletrónico, este cuidado encontrou o espaço perfeito para se desenvolver e encontrar soluções. Agora, quando muitas pessoas compram roupa online, não só pensam na sua aparência, como também na forma como estão a afetar o mundo.
A relação entre moda sustentável e comércio digital não para de se fortalecer, mudando a forma como compramos e como as marcas respondem às demandas por práticas mais verdes.
Neste artigo, propomo-nos explorar esta relação e mostrar como todos podemos contribuir.
A moda sustentável: como as marcas estão a adaptar as suas estratégias
Cada vez mais consumidores estão a mudar a sua forma de fazer compras, e isto aplica-se á indústria da moda e vestuário de um modo bem vincado. As crescentes demandas por parte dos consumidores têm obrigado a rápidas adaptações por parte da indústria.
Para se manterem relevantes neste novo cenário, as marcas entenderam que não basta oferecer um produto atraente por si só. Muitas têm apostado em opções mais ecológicas e estão a transformar a forma como comercializam. Têm posto em prática estratégias para reduzir a sua pegada de carbono a cada etapa do processo de compra: desde o uso de materiais reciclados e promoção da compra de roupa em segunda mão, à otimização do envio de encomendas.
Cada pequena ação conta no esforço para incitar o desenvolvimento de uma moda mais sustentável. E como consumidores, todos desempenhamos um papel fundamental nesta mudança, tendo o poder de ajudar a energizá-la com cada clique nosso.
Práticas verdes no comércio eletrónico de vestuário
A indústria está a tomar medidas concretas para promover a sustentabilidade. Estes são três das categorias mais importantes em que estas práticas se enquadram.
1. Redução da pegada de carbono
Um dos grandes desafios que o comércio eletrónico enfrenta é o impacto ambiental resultante dos envios de encomendas. No entanto, as marcas e as plataformas logísticas estão a trabalhar nesse sentido. A chave está em otimizar os processos para que cada envio seja o mais eficiente possível, reduzindo viagens desnecessárias, usando rotas mais diretas e diminuindo as emissões de CO2.
Por exemplo, algumas empresas procuram formas de consolidar envios para reduzir a quantidade de viagens necessárias, enquanto outras estão a usar veículos elétricos ou híbridos. Tudo isto está a contribuir para tornar o comércio digital cada vez mais ecológico.
2. Reciclagem e reutilização de embalagens
Uma vertente facilmente negligenciada é o embalamento. Cada vez mais marcas optam por embalagens recicláveis ou reutilizáveis, o que é uma forma excelente de reduzir o impacto ambiental dos envios. Opções comuns são caixas feitas de material reciclado ou sacos biodegradáveis.
Algumas empresas criaram também sistemas de devolução de embalagens, permitindo assegurar que estas são reutilizadas em futuros envios. Tais iniciativas não só reduzem os resíduos gerados, como permitem ao público participar ativamente na cadeia de sustentabilidade.
3. Inovações tecnológicas para uma moda mais verde
O progresso tecnológico desempenha um papel fundamental na transição para uma moda mais sustentável. Da inteligência artificial, que gere a otimização das rotas de entrega, aos algoritmos que preveem a demanda por forma a evitar o excesso de inventário, as inovações frutíferas estão por toda a parte.
Por exemplo, algumas plataformas usam a análise de dados em larga escala para prever que produtos se venderão mais em certas áreas, o que permite armazenar os produtos perto dos consumidores e reduzir a necessidade de viagens de transporte. Noutra vertente, a realidade aumentada está a ser usada para verificar virtualmente como uma peça de roupa assentará no corpo, reduzindo o número de devoluções. Tudo isto não só melhora a experiência de compra, como torna todo o processo mais ecológico.
Envios com a InPost: a sua aliada para uma moda sustentável
Na InPost, partilhamos da sua preocupação com o planeta e temos feito da sustentabilidade uma parte central da nossa forma de operar. Queremos que cada vez que confia em nós para receber um pedido, sinta que está a contribuir positivamente para o ambiente.
Comodidade e sustentabilidade: uma combinação perfeita
Tomamos muito a sério o nosso compromisso para com o ambiente. Por isso, otimizamos as nossas rotas de entrega e estabelecemos uma rede híbrida de Lockers e Pontos Pack estrategicamente colocados por todo o país. Que significa isto para si? Que pode recolher o seu pedido quando melhor lhe convier, num lugar próximo de si e que, ao mesmo tempo, estará a ajudar a reduzir as emissões de CO2. Menos veículos nas ruas equivalem a menos poluição, com o que todos ficamos a ganhar.
Mas isto não é tudo. As nossas operações logísticas estão concebidas para privilegiar a eficiência e beneficiar o ambiente. Da consolidação de envios para reduzir viagens desnecessárias ao uso de veículos de baixo impacto ambiental, cada detalhe conta para que o nosso serviço não só seja eficiente e seguro, como também respeite a natureza.
Na InPost, sabemos que pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Obrigado por confiar em nós e por fazer parte da mudança para um mundo mais sustentável.