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Embalagens mais sustentáveis: um cuidado a não subestimar

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Não é novidade que o planeta enfrenta graves problemas causados pela poluição e pelo desgaste dos recursos naturais. E algumas das formas de os combater são bem simples, como reduzir a quantidade de plásticos que produzimos para uso momentâneo e deitamos fora.

O setor logístico é uma das grandes fontes de preocupação: não só pelas emissões de CO2 geradas pelos transportes, mas pelos materiais usados para o embalamento de produtos, que também tem aumentado com o crescimento do comércio digital.

As empresas e consumidores atuais dão cada vez mais atenção às questões ambientais, e uma parte das soluções passa pelo uso de materiais mais ecológicos. Sobretudo para privados ou empresas enviam grandes quantidades de encomendas, cuidados aparentemente pequenos podem fazer uma grande diferença e não devem ser subestimados.

Neste artigo, exploramos alguns dos factos e sugestões a conhecer.

O perigo para o ambiente

O plástico, sendo embora extremamente útil, acarreta elevados custos para o ambiente. A quantidade de plástico atirada ao lixo todos os anos é astronómica, acabando a maioria em aterros. Estima-se que apenas cerca de 9% do plástico produzido seja reciclado, e que a quantidade presentemente deitada ao lixo seja de mais de 350 milhões de toneladas por ano.

A sua própria resiliência e durabilidade estão na origem do problema. Não sendo biodegradável, todo o plástico fabricado torna-se permanente. Uma garrafa de plástico demora cerca de 450 anos a decompor-se. Adicionalmente, a produção de plásticos requer o consumo de recursos naturais.

Tudo isto significa que o fabrico de plásticos para uso único é uma autêntica catástrofe para a natureza. Surge neste contexto a relevância dos materiais usados em embalagens: devido à sua descartabilidade e uso rápido, são um dos grandes contribuidores para a poluição.

Para além do ambiente, o desperdício de plástico também tem custos para as empresas: o preço dos materiais, de os manusear e do espaço muitas vezes desperdiçado com embalagens inadequadas nos veículos de transporte. Por outro lado, uma atitude de maior responsabilidade empresarial e de cuidado com o ambiente gera uma impressão positiva da empresa junto do público. Muitos consumidores atuais procuram deliberadamente fazer escolhas mais ecológicas.

Reciclagem

Fabricar novos produtos a partir dos materiais já existentes que são descartados, ou reutilizá-los, é naturalmente preferível.

Há formas intuitivas de o fazer, como optar por garrafas e recipientes reusáveis, evitar sacos de compras de plástico e reaproveitar o material de embalagens de encomendas que nos são enviadas. Poderá encontrar neste nosso artigo algumas dicas sobre como podemos contribuir mais positivamente para o ambiente com os nossos hábitos enquanto consumidores.

E claro, o ideal é mesmo substituir o plástico por materiais menos poluentes, quando isso é possível, o que nos leva ao próximo ponto.

Embalagens com materiais sustentáveis

Relativamente às embalagens, considere sempre que opções reutilizáveis tem à disposição, em particular caixas de papelão. De facto, materiais tradicionais, como o papelão, podem contribuir para uma apresentação mais personalizada e dar aos seus envios um tom mais humano.

E em vez das convencionais bolhas de plástico para proteger os produtos durante o transporte, considere alternativas como o papel-cartão reciclável. Outros cuidados são o uso de fitas adesivas biodegradáveis ​​ou enchimento de espuma de origem vegetal.

É frequente haver encomendas embaladas com materiais em excesso. Isto não só prejudica o ambiente, como a eficiência da operação, por ocupar espaço supérfluo no veículo de transporte. Adicionalmente, aumenta o risco de danos ao conteúdo. Poderá encontrar as dicas mais importantes para o embalamento de encomendas neste outro artigo.

Envio de encomendas sustentáveis

A poluição gerada pelas embalagens é apenas uma parte do problema no que toca aos danos à natureza causados pela atividade logística, é claro. As emissões de dióxido de carbono são outro enorme desafio que as sociedades modernas têm de enfrentar, e que o crescimento do comércio digital tem agravado até proporções muito sérias.

A abordagem defendida pela InPost, o envio de encomendas ao NÃO domicílio, através de pontos de recolha, tem demonstrado a sua superioridade a esse nível, produzindo significativamente menos CO2 que as entregas convencionais ao domicílio, entre muitas outras vantagens.

Visite o nosso website para descobrir mais sobre o serviço InPost e o nosso compromisso com a sustentabilidade e junte-se a nós nesta visão de um amanhã mais verde e mais responsável.

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