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7 diferenças entre o comércio digital e o tradicional

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O crescimento do comércio através da internet causou grandes transformações nos últimos anos. As mudanças de rumo, tendências e inovações são rápidas, e a volubilidade do mundo moderno pode tornar difícil tomar decisões.

Entretanto, há alguns pontos gerais que podemos definir, que caracterizam o e-commerce em comparação com o modelo tradicional de comércio. Estes são alguns dos mais importantes.

1. A loja física

Para começar com algo óbvio, o e-commerce não tem como base um espaço físico. De facto, muitas lojas atuais limitam-se a vender online, tendo prescindido da loja convencional. As vantagens desta abordagem são evidentes, a começar pela eliminação dos custos associados à aquisição do espaço: embora uma loja online possa exigir um espaço de armazenamento, é muito mais flexível relativamente à sua localização, funcionamento e características. Há também, claro, desvantagens, por não haver presença no mercado convencional.

A eliminação da necessidade de uma localização física representa um grande potencial em termos de expansão geográfica do negócio. Basta para tal a empresa fazer chegar os seus produtos e o seu marketing a um local novo. E isto leva-nos ao próximo ponto.

2. Mercados globais

O mundo vasto e intensamente interconectado da era moderna oferece possibilidades e desafios igualmente vultuosos. A concorrência é feroz, e há mais exigência e margem de escolha que nunca da parte do consumidor final.

Por outro lado, as lojas atuam hoje dentro de horizontes imensamente extensos e não é raro que empresas pequenas façam operações a grandes escalas. O potencial do mercado moderno é praticamente ilimitado.

3. O envio de encomendas

É claro, o ato de encomendar um produto em si mesmo não é novo. O mundo de hoje é, entanto, único em termos das especificidades do processo e da extensão da sua importância. Os pedidos são feitos através das plataformas eletrónicas, a qualquer hora, processados automaticamente, e o envio posterior da encomenda é uma parte central do processo de venda.

Os estudos mostram que a entrega da encomenda tem uma importância crucial para a satisfação do cliente. O respeitante aos custos de envio, cumprimento dos prazos de entrega, bom estado dos artigos e afins tem uma forte influência na imagem da empresa e na confiança do cliente.

A InPost especializa-se num modelo de entregas ao NÃO domicílio, através de uma extensa rede de pontos de recolha (mais de 2000 em Portugal). Esta abordagem está a tornar-se cada vez mais popular, tendo várias vantagens a nível da sua agilidade, comodidade e eficiência. Não se esqueça de visitar o nosso website e descobrir tudo o que a InPost pode oferecer-lhe.

4. Segurança e pagamentos

Numa loja convencional, o pagamento, posto que não nos tenhamos esquecido da carteira, é bem simples. No mundo online, contudo, é necessário criar as infraestruturas que permitem transações, assim como garantir a sua segurança.

É claro, em todos os tipos de transação há potencial para a ação de pessoas mal-intencionadas. Devemos estar alerta e conhecer as formas seguras de proceder. Leia este nosso artigo com as recomendações mais importantes sobre fazer compras online de modo seguro.

5. As devoluções

Uma vez que o comprador, em muitos casos, só tem a oportunidade de ver de perto o artigo depois da compra, para além de encomendas equivocadas, etc., a devolução tem logicamente um papel muito maior no comércio digital. A chamada “logística invertida” é um ponto de incontornável interesse para as empresas: os estudos mostram que a maioria das pessoas que faz compras online verifica a política de devoluções antes de concluir um pedido. Uma política de devoluções clara e fácil é determinante.

O serviço InPost é vantajoso também nesta vertente, uma vez que inclui uma estratégia de logística inversa simples e conveniente, através da nossa rede de Pontos Pack e Lockers.

6. Tecnologia

Os recursos tecnológicos à disposição de empresas e consumidores são um dos fatores que caracterizam e que têm transformado mais distintamente o mundo do e-commerce. As inovações a nível de tecnologia, de marketing e de uso de informação têm causado revoluções e põem um novo mundo de estratégias à disposição das lojas online.

Exemplos de recursos importantes do ponto de vista do consumidor são a facilidade de comparar preços proporcionada pela internet e o rastreio do envio. Neste outro artigo abordamos um exemplo de uma inovação adotada por muitas empresas: o armazém inteligente.

7. Consciência ambiental

Um dos desafios mais importantes e mais prementes dos dias de hoje são as questões ambientais. O crescimento do comércio digital, devido à logística de transporte de encomendas envolvida, tem contribuído grandemente para agravar o problema. Por outro lado, consumidores e empresas mostram-se cada vez mais empenhados em fazer escolhas ambientalmente conscientes e dar uma contribuição positiva.

A entrega fora do domicílio revela-se, também neste domínio, superior, tendo sido já recomendada por estudos, por representar uma quantidade muito menor de poluição gerada. Experimente por si mesmo as vantagens do serviço InPost e faça parte desta visão de um amanhã mais sustentável.

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