Empresa envíos InPost
Escolha INPOST
Pela rapidez, pela sustentabilidade, pelo conforto,
pela privacidade, pela liberdade. Razões não faltam, descubra-as!

Share

Armazéns inteligentes: o que são e o que podem fazer pela sua empresa?

Share

O uso de tecnologia avançada e a integração de sistemas inteligentes na forma como armazenamos e distribuímos bens estão a mudar o comércio digital, uma vez que podem ajudar a poupar custos, a agilizar processos e a minimizar erros.

Os armazéns inteligentes fazem parte deste contexto. Neste artigo, vamos explorar as implicações e o potencial destas transformações, e que vantagens elas podem trazer ao seu negócio.

O que é um armazém inteligente?

Trata-se de um centro logístico equipado com tecnologia avançada que permite automatizar e otimizar diversos processos, desde o inventário aos envios de encomendas.

A tecnologia pode incluir quer hardware, como máquinas, robots e passadeiras automáticas, quer software, como inteligência artificial e ferramentas de análise, para aumentar a produtividade, possibilitar a aplicação de estratégias mais eficazes com base na análise de dados e melhorar a experiência do cliente.

Benefícios dos armazéns inteligentes para o comércio digital

As vantagens de adotar um sistema deste tipo são muitas. Encontram-se entre as mais salientes:

  • Uma gestão do inventário mais precisa. Isto engloba inúmeras vantagens, como a redução da probabilidade de ter stock a mais ou a menos, ou o melhoramento do uso do espaço. Com a integração de sistemas inteligentes, é possível ter uma visão em tempo real de todo o armazém, do inventário, à localização dos artigos, à gestão de pedidos.
  • Ao contar com sistemas que oferecem visibilidade em tempo real de todas as operações, é possível identificar e solucionar problemas rapidamente, assegurando um funcionamento sempre pleno do armazém.
  • A maior conetividade e recolha e análise de dados em tempo real oferece oportunidades para a melhoria contínua, identificando áreas de oportunidade e apontando soluções específicas. Permite também prever tendências, possibilitando uma resposta mais rápida às alterações do mercado e assegurando que os produtos procurados estão sempre disponíveis e prontos a enviar.
  • O trabalho é automatizado e os processos são otimizados, o que diminui a probabilidade de erro humano, reduz os custos e leva a uma velocidade operacional maior. Por exemplo, o processo de selecionar o produto da prateleira, embalá-lo e enviá-lo, que ocupa boa parte do tempo de um armazém tradicional, torna-se mais rápido.
  • A flexibilidade dos armazéns inteligentes confere-lhes uma maior escalabilidade e capacidade de adaptação a diferentes circunstâncias.

Alguns tipos de tecnologia por detrás dos armazéns inteligentes

A magia dos armazéns inteligentes é possível graças à tecnologia. Alguns dos componentes mais relevantes são:

  • Software de gestão de armazéns
  • Inteligência artificial
  • Robots autónomos (os robots dos armazéns inteligentes são normalmente fáceis de programar e preparar, e estão pensados para trabalhar em conjugação com seres humanos; dá-se-lhes por vezes o nome de “cobots”)
  • Sensores loT
  • Drones

Estes elementos, e outros, são usados em combinação, para produzir um ecossistema eficiente. Muitas vezes, as tecnologias são integradas às plataformas de venda online para produzir uma visão unificada do inventário, vendas e encomendas.

Desafios e considerações

Apesar dos seus numerosos benefícios, esta abordagem não está isenta de desafios.

Um dos principais é o investimento na tecnologia e formação, que pode ser significativo. Podemos notar, no entanto, que devido à sua flexibilidade, é possível adotar estes sistemas parcial ou gradualmente. Ou seja, por exemplo, começar com uma máquina e depois integrar essa máquina num sistema mais completo.

É também essencial escolher soluções adequadas às necessidades e objetivos específicos de cada negócio.

Um outro desafio é a gestão da mudança. É necessária uma adaptação, tanto a nível operativo como cultural, dentro da empresa. É crucial preparar e formar pessoas para que compreendam e aproveitem ao máximo as capacidades do novo sistema.

O papel do transporte e distribuição numa logística eficiente

O transporte e distribuição são elementos essenciais na cadeia logística do comércio online, e o uso do armazém inteligente não invalida esta regra. Se os produtos não chegam a tempo e em perfeito estado ao cliente, todo o esforço prévio torna-se em vão. Entretanto, os armazéns inteligentes integram soluções que otimizam a seleção de transportes, rotas e tempos de entrega, para melhorar a experiência do cliente final.

A experiência do cliente é o pilar fundamental do e-commerce. Assegurar tempos de envio e uma precisão impecável nas encomendas são caraterísticas vitais de um mercado onde cada minuto conta e pequenos erros podem significar a perda de clientes.

A InPost como parceira logística: inovação e eficiência

A InPost consolidou-se no âmbito da parceria logística no comércio digital, com uma abordagem ao envio de encomendas que oferece a empresas e particulares opções de entrega flexíveis e eficientes. Com tracking em tempo real e envios mais eficientes e com menos erros, os clientes ficam mais satisfeitos e conservam mais facilmente a sua lealdade à marca.

Oferecer os serviços InPost na sua atividade de comércio digital melhora a experiência do consumidor e permite-lhe salientar-se pela positiva num mercado altamente competitivo. Descubra mais sobre como a InPost pode ajudar o seu negócio no nosso website.

Recomendamos

CATEGORIAS

NOVIDADES