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Tendências do e-commerce em Portugal

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O comércio digital é um colosso do mundo moderno. Para empresas e consumidores, tornou-se parte incontornável do panorama, e as inovações de que é palco, assim como a sua pura dimensão, continuam a avançar a largos passos. E por isso, mil olhos espreitam atentamente os mais recentes desenvolvimentos.

Neste artigo, vamos explorar algumas das linhas gerais que traçam a presença do e-commerce em Portugal e o seu futuro, da inteligência artificial à ênfase em modelos de entrega mais eficientes e sustentáveis.

Caracterização

O mercado digital em Portugal partilha muitas características com o mercado internacional. Entretanto, tendo uma expressão ainda comparativamente menor, tende a assumir contornos mais tradicionais que noutros locais do globo.

A maioria das pessoas, no entanto, relata experiências positivas e satisfação com o comércio eletrónico, o que é mais um motivo para acreditar que este continuará a expandir-se. Os principais motivos para o seu uso são, por ordem, a facilidade de compra, os preços atraentes, a flexibilidade de horário as compras, as promoções que se encontram online, a variedade de produtos e a variedade de lojas.

Os tipos de produto mais importantes são o vestuário, os equipamentos eletrónicos e informáticos e os artigos de higiene e cosmética. A sazonalidade é uma característica fundamental, sendo o Natal e a Black Friday momentos especialmente importantes para as empresas nacionais.

Para referir uma questão especialmente importante para lojistas online, a maioria das situações de abandono da cesta de compras são devidas a custos adicionais que só surgem no final. Veja neste nosso artigo como diminuir o abandono da cesta na sua loja.

Tendências

Estes são 9 pontos a ter em atenção para conhecer a evolução presente do e-commerce português.

1. Crescimento

O comércio online tem, de uma forma geral, entre irregularidades e apesar de incertezas, vindo a crescer desde há alguns anos para cá, e é de prever que esta tendência continue.   Curiosamente, é muito expressivo o aumento da sua popularidade entre clientes mais velhos, a partir dos 45 anos, e não só entre as camadas mais jovens.

2. Inovação

Esta é uma forma de comércio que está longe de ter estagnado ou estabilizado. As novidades estão constantemente a surgir e a conquistar o seu espaço. Por exemplo, os marketplaces estão a ganhar peso, assim como o live selling. As redes sociais são cada vez mais importantes, a (passando a redundância) influência dos influenciadores parece estar consagrada e as reviews e avaliações online são um elemento crítico.

3. Consciência ambiental

Os problemas ambientais são um fator cada vez mais importante nas escolhas do público.  A sustentabilidade tornou-se uma prioridade no mundo moderno e não há contexto em que isso seja mais evidente que no digital. As entregas convencionais de encomendas têm gerado preocupação, por constituírem uma fonte crescente de poluição. Esta é uma das razões por que as entregas ao NÃO domicílio se têm tornado cada vez mais populares. Descubra aqui mais sobre esta e outras formas de cultivar comportamentos mais amigos da natureza enquanto consumidor.

4. Inteligência Artificial

A IA impôs-se como um recurso de grande potencial em diversas vertentes, do marketing e criação de conteúdo à análise de dados. Este nosso artigo explora um exemplo de uma inovação logística que procura tirar pleno proveito da IA e de outras tecnologias atuais, o armazém inteligente.

5. Personalização

Em contrapeso ao distanciamento emocional da tecnologia, o esforço pela personalização e “humanização” do marketing e do contacto com o público é fundamental. De cuidados básicos, como tratar as pessoas pelo nome, a promoções especiais com base no histórico de compras, mensagens personalizadas, etc., as formas de valorizar o cliente e individualizar as interações têm sido e continuarão a ser cada vez mais cruciais.

6. Devoluções

A devolução é uma consideração eternamente importante no comércio eletrónico. Fatores críticos do ponto de vista do cliente são o acesso a uma rede ampla de pontos onde esta possa ser efetuada, a existência de uma política clara e simples e os custos. Prevê-se, contudo, que as devoluções gratuitas talvez diminuam no futuro. O serviço da InPost aborda as devoluções de forma altamente eficiente, através da nossa extensa rede de pontos de recolha.

7. Crescimento do mercado em segunda-mão

Os mercados de artigos usados têm recebido muita atenção, tendência que provavelmente continuará. Os principais fatores a alimentar o seu crescimento são os preços e a preocupação com o ambiente. Esta forma de comércio está associada ao que se chama economia circular: muitas pessoas vendem através da internet os produtos que já não usam, aumentando a sua vida útil.

8. Compra por subscrição

É possível que as compras por subscrição assumam cada vez mais importância no futuro. Esta forma de venda pode representar grandes vantagens para vendedores e compradores. Para as lojas, constitui um volume de vendas regular e um grupo de clientes fidelizados. Para o consumidor, para além das promoções e vantagens que potencialmente poderão estar envolvidas nas subscrições, trata-se de uma forma de estabelecer uma rotina e ficar com menos uma preocupação para o mês.

9. Entrega ao NÃO domicílio

As entregas através de pontos de recolha ou cacifos têm ganhado relevância nos últimos anos. Embora a entrega em casa ainda seja a modalidade mais popular, está a perder adeptos. Algumas das principais razões são a grande conveniência, rapidez e eficiência das entregas fora do domicílio. São também superiores a nível ambiental, emitindo uma quantidade significativamente menor de CO2. Não deixe de visitar o nosso site para descobrir mais sobre as vantagens que este tipo de entrega pode representar para si.

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