SUSTENTABILIDADE
Estamos alinhados com a agenda 2030, e procuramos ser sustentáveis em todos os nossos processos.

Share

Reduzir o impacto dos envios: como implementar uma logística sustentável

Share
Reduzir o impacto dos envios
O comércio online está em continuo crescimento, o que significa que todos os dias são entregues milhares de encomendas em todas as cidades através de várias empresas de transporte.

O comércio online está em continuo crescimento, o que significa que todos os dias são entregues milhares de encomendas em todas as cidades através de várias empresas de transporte.

Dito de outra forma, significa que há um grande número de veículos que circulam pelas cidades durante o dia, algo insustentável e com um grande impacto ambiental.

Utilização de veículos ecológicos

Uma das medidas que reduzem o impacto negativo dos envios é a utilização de veículos ecológicos na que é conhecida como a última milha, ou seja, a viagem desde a empresa de transportes local até ao cliente.

Nesta fase podem ser utilizados veículos ecológicos, como as carrinhas elétricas que, apesar de não serem tão úteis para as distâncias mais longas, fazem mais sentido para distâncias curtas, onde podem ser usadas de forma mais eficiente. 

Redução da utilização de cartão

É habitual encontrar uma encomenda pequena dentro de uma caixa de cartão de tamanho grande, com o interior inteiro cheio de material de embalagem.

Se esta quantidade de cartão não for reciclada, traduz-se numa utilização excessiva, com tudo o que isso implica. Para o evitar, as empresas devem escolher caixas de cartão de um tamanho adequado à encomenda que vai ser enviada e substituí-las por papel sempre que possível, ou seja, quando o artigo a ser protegido não é considerado como frágil.

Embora o cartão seja totalmente reciclável, quando se trata de reduzir o impacto ambiental não há nada melhor do que deixar de usar o que não é necessário.

Implementação de envios responsáveis

Na era do imediatismo, a maior parte das pessoas querem receber as suas encomendas online quase no mesmo dia em que são pedidas. Ao mesmo tempo, também são conscientes de que não é o mais adequado para o ambiente e estão dispostas a não receber as encomendas no mesmo dia se isso significar ajudar o ambiente.

Desta forma, é possível dar a escolher aos clientes a forma como querem receber o que compraram, ou mesmo a possibilidade de recolherem pessoalmente a encomenda num ponto de recolha como um Ponto Pack.

Envios NÃO domiciliários

Em parte devido a preocupações ambientais e especialmente para facilitar aos clientes e ao comércio online, surgiu o que é conhecido como entrega NÃO domiciliária.

As empresas de correios entregam as encomendas em pontos específicos como centros de fotocópias, lojas de móveis, de informática ou papelarias, conhecidas como Ponto Pack.

Assim, um único profissional entrega dezenas de encomendas ao mesmo tempo, o que evita que tenha de circular pela cidade de domicílio em domicílio, poupando combustível e evitando a emissão de uma grande quantidade de CO₂ para a atmosfera.

É o que fazemos na InPost: entregamos mais encomendas em menos paragens, enquanto os serviços de correios que efetuam entregas porta-a-porta precisam muitas vezes de mais de uma semana para efetuar todas as entregas. Assim, os nossos veículos nunca vão vazios e aproveitam ao máximo todas as viagens que têm de fazer.

Recomendamos

CATEGORIAS

NOVIDADES