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Os desafios do C2C e como os pode superar

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As vendas online entre privados – o chamado comércio C2C – continua a crescer, impulsionado por pessoas que procuram, nos casos mais típicos, um destino para artigos que já não usam ou, pelo contrário, comprar a preços atraentes.

No entanto, este é um mundo com os seus desafios próprios. Neste artigo, vamos examinar 7 das questões mais importantes para quem se encontra no C2C, juntamente com as formas mais eficazes de lhes dar resposta.

Concorrência

A competição é intensa no mundo do comércio digital, independentemente da sua vertente. Há com frequência muitas pessoas a vender o mesmo tipo de produto, e destacarmo-nos na multidão pode ser difícil. Ter sucesso envolve não perder de vista todos os fatores importantes: preços adequados, uma boa apresentação dos artigos, tratamento personalizado e, claro, a satisfação do cliente.

Um dos aspetos mais importantes para todos os tipos de comércio virtual é um serviço de envio de encomendas fiável e eficiente. A InPost representa uma solução para envios perfeitamente concebida para o e-commerce e para os desafios do mundo moderno. Voltaremos a abordar o tema do transporte mais abaixo.

Não se esqueça também de ler o nosso artigo sobre como construir a sua presença no C2C, que explora diversas sugestões úteis.

Prevenção de fraude

Nenhuma forma de comércio está imune a pessoas mal-intencionadas, e no e-commerce, sem contacto cara-a-cara, essas preocupações só ficam reforçadas, quer para compradores, quer para vendedores.

Algumas plataformas contam com sistemas de proteção úteis, como a encriptação e a verificação de identidade. Para algumas dicas essenciais, recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como comprar online em segurança.

Controlo de qualidade

Na ausência do controlo de qualidade assegurado por um vendedor profissional, muitos clientes de comércio digital hesitam, com receio de receber algo em más condições, para mais quando se trata de artigos usados.

Recursos importantes para deixar as características e o estado do artigo absolutamente claros são boas fotografias e descrições pormenorizadas, que não descurem nenhuma informação importante.

Exportação

Para muitas pessoas, e especialmente para as que vendem artigos especializados em mercados de nicho, a exportação é uma possibilidade importante. No entanto, pode não ser simples conhecer e tratar dos aspetos legais e logísticos que a exportação pode envolver. Em alguns casos, pode ser necessário procurar a ajuda de um especialista.

Vale a pena recordar que a InPost disponibiliza envios internacionais para 8 países europeus, para além de Portugal. Se está a planear fazer um envio para outro país, dê uma olhadela às nossas tarifas internacionais clicando aqui.

Confiança

Nas vendas entre privados, não existe a credibilidade de uma loja a sustentar a confiança do comprador, sobretudo se se tratar de uma primeira compra. Podem surgir dúvidas relativas, por exemplo, à legitimidade do produto.

Algumas formas eficazes de dar mais tranquilidade a quem se encontra do outro lado são oferecer garantias de devolução ou apresentar reviews de clientes anteriores. Muitas plataformas de C2C, inclusivamente, verificam vendedores credíveis e mostram as pontuações que outros clientes atribuíram.

Pagamento

Nem todas as plataformas funcionam com um sistema de pagamento integrado; por vezes, essa questão fica a cargo dos negociantes. Disputas relativas a pagamentos podem ser difíceis de resolver e pode haver desarmonia entre quem vende e quem compra relativamente ao meio de pagamento preferido.

Compreensivelmente, a questão do pagamento é uma em relação à qual muitas pessoas usam de cautela especial; é importante usar meios de pagamento seguros e, dentro destes, disponibilizar os que forem da preferência do comprador.

Transporte

O envio da encomenda é um aspeto central do comércio online, e é também uma das etapas mais vulneráveis a problemas – quer se trate de atrasos devido a tráfego ou outros imprevistos, de erros de comunicação, ou de danos aos artigos durante a deslocação.

O serviço InPost é uma solução para o transporte de encomendas baseada no uso de pontos de recolha – que permite evitar muitas das complicações associadas à chamada “última milha”, uma vez que o transporte pode ser feito a horas de menos movimento e através de rotas bem estudadas. Esta abordagem possibilita também a consolidação de envios, com ganho de eficiência.

A InPost utiliza uma rede vasta e estrategicamente organizada de pontos através dos quais operamos, disponibilizando um serviço de transporte que está construído a pensar nas exigências do comércio digital. Visite a nossa página para descobrir mais sobre nós e não se esqueça de experimentar por si todas as vantagens de deixar os seus envios nas nossas mãos.

 

 

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