A boa e pitoresca feira de garagem já é bem antiga, mas a internet abriu novas possibilidades às compras e vendas entre privados, e trata-se de um tipo de negócio que não para de crescer. E por isso, inúmeras pessoas procuram as melhores formas de promover as suas vendas no chamado comércio C2C – de consumidor a consumidor.
Neste artigo, listamos as nossas melhores dicas para o sucesso no comércio C2C, da escolha de uma plataforma à melhor abordagem ao envio de encomendas.
1. Escolher a plataforma certa
A primeira grande decisão é o espaço virtual onde deve montar a sua loja C2C. Há diversos fatores a considerar:
- Geral vs. específico: Tenciona vender artigos de diversos tipos (por exemplo, um conjunto variado de coisas usadas que tenha por casa)? Ou especializar-se numa categoria específica (por exemplo, caso se trate de um colecionador interessado em desfazer-se regularmente de algumas peças)? Uma plataforma que apela a um nicho atrai compradores que procuram especificamente o que tem para oferecer.
- Público-alvo: Quais são os típicos destinos online para o perfil de consumidor que pretende atrair? Fatores como a faixa demográfica podem ser importantes.
- Pagamentos e opções: Cada plataforma tem as suas regras próprias de custos para o anunciante (pode ser gratuita, cobrar uma comissão, etc.). Compare as características de cada uma também a nível de funcionamento e opções, como a política de devoluções, opções de envio, etc.
2. Segurança e transparência
Uma das principais preocupações do público no que toca ao comércio digital é a segurança. Tome todos os cuidados para garantir a segurança e a tranquilidade de quem está do outro lado, assim como as suas, contra pessoas mal-intencionadas: disponibilizar métodos de pagamento seguros, etc.
Outro motivo de hesitação para muitos compradores prende-se com a transparência. Ofereça toda a informação relevante com proatividade e franqueza total, por exemplo relativamente a prazos de entrega ou à condição dos artigos. Compradores insatisfeitos ou que sentem que não foram adequadamente informados não voltam a fazer compras e não deixam boas avaliações.
Um dos recursos mais úteis e mais usados, quer por destinatários quer por vendedores, é a possibilidade de seguir um envio. Rastrear uma encomenda contribui para a tranquilidade de todas as partes e para a transparência de todo o processo de transporte. Para localizar uma encomenda InPost, visite a nossa página de seguimento de envios.
3. Criar um website
Mesmo num contexto de venda entre privados, e embora a plataforma online que escolher possa assegurar as funcionalidades essenciais, um website pode ser uma boa ideia:
- Um website bem construído transmite credibilidade e encoraja a confiança nos seus artigos.
- Mais oportunidades, e possivelmente outras opções, para apresentar e expor os artigos.
- Espaço adicional para apresentar toda a informação e material publicitário que possa achar relevante.
4. A apresentação dos artigos
Um dos elementos mais importantes, e por vezes negligenciado, de todo o comércio online é uma apresentação detalhada e cuidada dos produtos. Muitas vendas não se concretizam porque o comprador não tem a certeza de qual é a aparência do candeeiro visto por trás, se as páginas do livro estão em bom estado ou se a cor da camisola engana na fotografia. Use descrições e fotografias detalhadas e de boa qualidade.
Outro fator essencial são os preços. Pratique preços adequados e investigue a concorrência para ver como os seus preços se comparam.
5. Atrair compradores e desenvolver uma comunidade
Estes são alguns dos principais meios à sua disposição para atrair a atenção de potenciais clientes:
- As redes sociais: use as redes sociais para se dar a conhecer, reforçar as suas relações com clientes e partilhar atualizações, publicidade e informações.
- Fóruns, grupos e eventos: Participar em fóruns, grupos e eventos online, sobretudo se se focar num dado tipo de artigo, ajuda a que se integre numa esfera de pessoas regularmente interessadas nesse tipo de artigo e a criar uma comunidade de seguidores.
- Comunicação: Ser solícito e rápido a resolver problemas quando necessário e a responder a questões e comentários, como para qualquer outro tipo de comércio, promove a fidelidade e encoraja avaliações positivas. O tratamento personalizado e as pequenas atenções individuais causarão boa impressão.
- Boas avaliações: A apreciação e testemunho de clientes satisfeitos tem um valor inestimável no comércio online. Peça uma avaliação aos seus clientes, caso contrário, o mais provável será que sejam só os insatisfeitos a fazer-se ouvir!
6. O transporte
O envio da encomenda é um dos elementos mais importantes de uma compra online, assim como um dos mais críticos para a satisfação do cliente. A InPost especializa-se no transporte através de uma vasta rede de pontos de recolha que representa grandes atrativos a nível de custos, da rapidez e da comodidade para todas as partes.
Disponibilizar e promover envios através dos nossos Pontos Pack e Lockers representa também uma abordagem mais sustentável à entrega de encomendas. Por todos estes motivos, a popularidade desta modalidade de entrega entre o público tem crescido acentuadamente nos últimos anos.
Visite a nossa página para descobrir mais sobre nós e experimente por si todas as vantagens de pôr os seus envios nas nossas mãos!