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Os 5 “Cês” do Comércio Digital

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O mundo do comércio digital tem motivado inovações e causado mudanças profundas nas estratégias empresariais a todos os níveis. Académicos e gestores têm procurado formas de analisar a realidade atual e de alinhar a sua atuação com a demanda de consumidores e com as complexidades do mercado.

O modelo dos “5 cês” é um esquema conceptual, criado em 2001, que surgiu como uma tentativa de resumir as diferentes vertentes de um negócio online que merecem atenção. Isto é, constitui uma síntese dos fatores que descrevem a posição de uma empresa no mercado, cuja aplicação pode guiar as decisões dessa empresa – por exemplo, que tipo de marketing e que tipo de público-alvo escolher.

Neste artigo, vamos descrever cada um dos 5 cês e explicar o seu papel no processo de decisão.

1. Companhia

A palavra “companhia” representa aqui as características intrínsecas da empresa: produtos, características, diferenças relativamente a outras empresas, etc. De especial relevância é o conceito de vantagem competitiva sustentável. Isto é, em que é que a sua empresa se pode consistentemente destacar relativamente à concorrência?

A análise das vantagens competitivas envolve uma perspetiva muito aprofundada dos pontos fortes e fracos da empresa. No entanto, o conceito de base é fácil de entender: devemos atacar onde somos mais fortes. Este tipo de vantagem pode tomar muitas formas diferentes, incluindo um produto inovador ou de boa qualidade, melhor tecnologia, uma estratégia melhor, boas relações com clientes e fornecedores, etc.

2. Colaboradores

Os colaboradores são as terceiras partes envolvidas nas operações da empresa. Podem consistir em outras empresas, organizações ou indivíduos. Para fazer a análise dos 5 cês da sua empresa, deve identificar todos os colaboradores e o seu papel. Não se esqueça de incluir fornecedores, transportadoras, consultores, plataformas online, etc. Para parafrasear uma citação antiga, nenhuma empresa é uma ilha.

Hoje em dia, no comércio online, há uma tendência acentuada para a subcontratação de empresas especializadas nos diversos domínios, e este tipo de cooperação pode representar uma enorme mais-valia em termos de eficiência e qualidade.

3. Clientes

Eis o propósito último e a condição sine qua non de todas as empresas: a demanda pelos seus produtos ou serviços, isto é, clientes. A análise dos clientes envolve, por exemplo, identificar o público-alvo certo para um produto ou campanha de marketing.

É hoje frequente a realização de estudos de mercado, inquéritos, entrevistas a clientes e outros métodos para tentar conhecer melhor o cliente. Um dos mais importantes, incontornável no e-commerce, é a análise dos dados provenientes da própria plataforma de vendas. Pode revelar-se útil analisar os seus clientes em termos de faixas etárias, hábitos de compra, interesses pessoais, localização, etc.

4. Concorrência

Conhecer bem os concorrentes é uma parte indispensável de qualquer estratégia bem pensada. Uma empresa só existe no contexto da sua competição.

Traçar o perfil dos diversos concorrentes pode incluir as características do seu produto, preços, tipo de clientes, estratégias, etc. É importante fazer este tipo de análise com regularidade para que esteja atualizada. A análise da concorrência poderá ajudá-lo a identificar lacunas na sua estratégia, a adaptar-se melhor ao mercado, a ter uma perspetiva mais adequada dos resultados, etc.

5. Contexto

O contexto refere-se às condições em larga escala em que o seu negócio opera. Inclui a conjuntura económica nacional e internacional, tendências e previsões a curto e longo prazo, leis que podem influenciar as operações, etc. Por exemplo, o confinamento de 2020 causou um grande impacto no mundo empresarial.

A análise do contexto permitirá à sua empresa ganhar uma perspetiva ampla do panorama em que está inserida e identificar oportunidades e desafios.

Conclusão

A análise dos “5 cês” é um instrumento muito abrangente e detalhado, que permite a uma empresa de e-commerce situar-se e descrever-se dentro do contexto em que atua.

Para uma empresa moderna, e particularmente para uma empresa que lida com o comércio digital, é difícil sobrestimar a importância da sua rede de relações e do mundo que a rodeia. Por exemplo, o crescimento do comércio online, que se prevê continuar a aumentar, tem causado transformações profundas.

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