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6 Dicas Para Melhorar A Visibilidade Online Da Sua Loja

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No mundo do comércio digital, a visibilidade é uma das grandes prioridades para todas as empresas. O que se deseja é mais tráfego, sobretudo do tipo que resulta em conversões, mais exposição da nossa marca, mais pesquisas no nosso website.

O que nunca é fácil de conseguir. A concorrência é intensa, e há mais escolhas que nunca.

Felizmente, é possível, com trabalho e atenção, obter resultados. Os métodos para aumentar a visibilidade do seu espaço são muitos. Neste artigo, apresentamos seis dos mais importantes.

1. Cultive a identidade da marca

O mundo de hoje pode ser muito impessoal. Cultivar uma relação personalizada com os seus clientes e uma voz e identidade próprias como empresa é um importante objetivo. Tudo pode contribuir para a forma como a sua empresa se apresenta e se diferencia, desde a forma como comunica, ao próprio produto.

A “personalidade” da sua empresa é um dos grandes fatores que influenciam a lealdade dos clientes, a divulgação dos seus produtos e a impressão de fiabilidade e profissionalismo que transmite.

Torna-se relevante aqui referir o estabelecimento de parcerias sólidas. Nenhuma empresa é autossuficiente, e a escolha dos parceiros é decisiva para a reputação da sua loja e para o bom funcionamento e eficiência das operações.

Um dos aspetos fundamentais do comércio de hoje é garantir o profissionalismo e a eficiência no transporte de encomendas até ao cliente. A InPost especializa-se num serviço de entregas de qualidade, especialmente pensado para lidar com os desafios logísticos do mundo moderno. Não deixe de visitar o nosso website e descubra por si mesmo todas as vantagens que uma parceria com a InPost pode representar.

2. Tenha uma presença positiva nas redes sociais

As redes sociais proporcionam um modo direto de comunicar com clientes e potenciais clientes, em ambas as direções. Um anúncio nas redes sociais, lançado aos ventos da internet, é o equivalente do velho pregão gritado nas ruas, no ambiente digital. Postagens num blog, mensagens privadas ou comentários podem ser instrumentos igualmente vitais.

Esta é uma forma muito útil de construir relações com o público, mas toma tempo e é um investimento a longo prazo. É necessária participação constante.

Escolha bem as redes em que deseja estar presente, tendo em consideração o seu público-alvo, poste com frequência e interaja com os seus seguidores.

3. Encoraje críticas positivas

Uma review positiva do seu produto ou serviço é um bem precioso. No entanto, empresas de todo o tipo enfrentam uma dificuldade: por razões fáceis de entender, um cliente que passa por uma experiência negativa tem uma tendência bastante maior a exprimir a sua opinião que um cliente satisfeito.

Por isso a questão é: como encorajar a maioria dos clientes a partilhar a sua experiência e a exprimir a sua opinião, para que não sejam apenas os clientes descontentes a fazê-lo?

Uma forma simples é pedir, por exemplo por e-mail, logo a seguir à compra, explicando a importância que uma crítica positiva pode ter para o seu negócio. Outra opção é oferecer incentivos, como descontos a clientes que têm o cuidado de escrever uma review.

4. Dê prioridade à fidelização e satisfação do cliente

É muito mais fácil e produtivo cultivar a lealdade de um cliente que atrair um cliente novo. E claro, a condição para uma das reviews entusiásticas que referimos no ponto anterior é um cliente feliz.

A satisfação e fidelização dos clientes tem, por isso, de ser uma prioridade absoluta para qualquer empresa. Conseguir este objetivo depende de inúmeros fatores, da qualidade do produto, ao cumprimento de prazos de entrega, ao profissionalismo no contacto, a muitos outros.

Mas a nota que pretendemos fazer aqui é que não deve deixar que o seu entusiasmo pela expansão da sua rede de clientes, ainda que fundamental, desvie a sua atenção da necessidade de assegurar uma boa relação com os clientes que já atraiu.

5. Aprenda e use SEO

O SEO (otimização para motores de busca – do inglês search engine optimization) tornou-se um campo de grande proeminência no contexto atual. Trata-se do conjunto de técnicas que procura melhorar o posicionamento das páginas da sua empresa quando alguém faz uma pesquisa relevante na internet.

Por exemplo, se vende roupa usada, a vantagem da sua loja aparecer quando alguém procura algo como “roupa usada perto de mim” é óbvia.

O SEO é um assunto vasto e complexo. Como a presença nas redes sociais, é um investimento constante e a longo prazo, mas que pode representar um grande retorno.

6. Demonstre responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social é o esforço por parte de empresas por orientar a sua atuação segundo princípios éticos e tendo em conta as consequências das suas decisões para o mundo e para o futuro. Abordamos este importante tema num outro artigo deste blog.

Este é um ponto incontornável no mundo moderno. Uma empresa socialmente responsável passa uma melhor imagem para o público. Por outro lado, muitas pessoas fazem essa escolha de modo consciente, por forma a encorajar um comportamento mais ético no mundo empresarial. Responsabilidade social e valores sólidos são fatores fundamentais para uma empresa se destacar pela positiva.

E uma das formas centrais que a responsabilidade social assume é a proteção do ambiente. A InPost representa uma abordagem ao transporte de encomendas que tem significativas vantagens, a nível ambiental como a outros, relativamente às entregas ao domicílio convencionais. Não deixe de oferecer essa possibilidade aos seus clientes.

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