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O que é o Branding?

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No mundo empresarial de hoje, é muito comum ouvirmos referências ao “branding”. Trata-se de um conceito antigo e vasto, embora muitas empresas o abordem de forma pouco planeada, sem uma estratégia deliberada. Mas como veremos, pode ser negligente e até arriscado fazê-lo.

No competitivo meio do comércio digital, o branding não é menos fundamental. No entanto, a sua forma e contexto pode mudar em muitos detalhes: frequentemente, não há contacto direto com o cliente, o negócio é realizado através do envio de encomendas e o papel da tecnologia e da divulgação online pode tornar-se ainda mais central.

Neste artigo, exploraremos nos traços essenciais o conceito de branding e como pensar mais e melhor sobre o branding da sua empresa pode ser um fator-chave para o sucesso.

Definição

O branding é a construção da identidade de uma marca. Isto é, inclui tudo o que pode tornar essa marca distinta aos olhos do público, da concorrência, de fornecedores e até dos próprios colaboradores.

Há um vasto conjunto de associações, do muito vago ao muito concreto, que fazemos quando pensamos numa marca que conhecemos, do logótipo e cores que nos permitem reconhecer a loja, à forma como o funcionário dessa loja nos trata. Sempre que fazemos ou ouvimos um comentário como “é caro, mas os produtos têm qualidade” ou “o apoio ao cliente é muito prestável”, estamos a falar do resultado do branding, ou seja, das impressões que uma empresa passa.

Porque é que o branding importa?

Não é necessário que se possua os recursos de uma grande multinacional para se ser eficaz no branding. Aliás, muitas vezes é mais fácil para o cliente criar uma ligação pessoal com uma empresa pequena. Ter uma identidade, e que essa identidade seja positiva, está ao alcance e é fundamental para todos.

O branding permite diferenciar uma empresa da sua concorrência e criar formas únicas de valor. Tal como não nos comportamos com todas as pessoas por igual, não interagimos com todas as empresas da mesma forma, mas conforme as perceções que temos de cada empresa e a relação que estabelecemos com ela. É essa a base necessária para desenvolver uma reputação e cultivar a lealdade do cliente.

O branding é um processo permanente e sem fim. Todas as interações com o público podem contribuir. É importante abordar a questão de forma deliberada e consistente, para não correr o risco de passar impressões contraditórias, amorfas ou, pior, negativas. Uma estratégia adequada deve ser, por isso, abrangente e clara, de modo a guiar todas as decisões e interações com o cliente.

Objetivos

Estes são alguns dos mais importantes benefícios do branding.

Reconhecimento:

É importante para uma empresa ter uma imagem e personalidade únicas, que a identifiquem aos olhos de clientes. Não é possível desenvolver lealdade a uma marca se a confundimos com todas as outras ou nem nos lembramos dela. Não é possível sequer mencionar essa marca em conversas ou nas redes sociais, ou escrever uma review positiva num site, que são formas fundamentalmente importantes de divulgação.

Reputação:

É claro, o ponto central do branding é cultivar e divulgar uma imagem positiva, seja a nível da qualidade dos produtos ou serviços, dos preços, dos valores da empresa, etc., assim como criar uma relação pessoal com o público e melhorar a experiência dos clientes. É esta reputação, estas relações e estas experiências que resultam na expansão e na fidelização da base de clientes.

Credibilidade:

Uma empresa que investe no seu branding e se orgulha da sua individualidade passa uma imagem de competência e profissionalismo. Aumenta também a perceção do seu valor e do valor dos seus produtos ou serviços.

Orientação:

De que cor pintar a parede? Que tipo de linguagem usar no website? Uma estratégia de branding bem pensada pode ajudar a tomar decisões consistentes e fundamentadas de muitos tipos.

Atração:

Uma cultura empresarial inspiradora e com valores atrai colaboradores, fornecedores e parceiros fortes, e promove a satisfação e empenho no trabalho.

Onde nós entramos

Para empresas e privados que fazem negócio através da internet, poucas coisas serão tão importantes como o processo de envio das encomendas. A rapidez da entrega, a comodidade, o profissionalismo do transportador, são fatores fundamentais para uma experiência positiva por parte do cliente. E proporcionar aos seus clientes a possibilidade de uma abordagem amiga do ambiente e sustentável é um formidável elemento de distinção e demonstração de responsabilidade empresarial nos dias de hoje.

A InPost é líder europeia numa estratégia que se está a tornar cada vez mais popular e que representa diversas vantagens relativamente às entregas ao domicílio tradicionais. Não se esqueça de que as suas parcerias são também uma parte do branding. Consulte o nosso website e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

 

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