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O que é a cadeia logística?

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Uma das expressões de uso mais generalizado que é possível ouvir associado a diversos tipos de comércio é o termo “cadeia logística”. Neste artigo, queremos definir do que se trata e explorar um pouco este conceito.

Definição

A cadeia logística é a sequência de processos que tem o objetivo de levar o produto desde o local de produção até ao cliente final. Envolve não só o fluxo físico dos produtos, como a necessária transmissão de informação. É, assim, a operação logística, incluindo o transporte, armazenagem e distribuição, encarada como um todo integrado.

Para um desempenho ideal da cadeia logística, consequentemente, os seus diversos elementos devem estar alinhados de uma forma eficiente e lógica. Entre outras coisas, isto requer a cooperação próxima entre produtores, fornecedores, serviços logísticos e clientes.

O objetivo último da cadeia logística é entregar o produto correto ao cliente, no tempo previsto e local indicado, dentro das condições acordadas, da forma mais eficiente possível, com os custos mais baixos que sejam viáveis.

E a cadeia de abastecimento?

Embora a cadeia logística seja muitas vezes usada como um sinónimo de “cadeia de abastecimento”, a logística é um componente entre outros da cadeia de abastecimento.

Para além das tarefas logísticas, isto é, de movimentação e armazenamento dos produtos, a cadeia de abastecimento engloba também as da sua conceção e fabrico. Por isso, a gestão da cadeia de abastecimento abarca um domínio mais extenso, aplicando-se a todo o processo, desde a criação do produto a partir de matérias-primas até à sua entrega ao consumidor.

A logística inversa

Um elemento logístico cuja relevância cresceu exponencialmente nos últimos anos, devido ao aumento do comércio digital, é a logística inversa, que se refere ao processo de retorno de um artigo ao vendedor ou fabricante, isto é, uma devolução.

Uma vez que a devolução é mais comum nas vendas online, e também é um fator especialmente importante para a reputação de uma loja online, este conceito tem merecido grande atenção por parte das empresas.

Uma das várias vantagens da nossa modalidade de entregas – a entrega através da rede InPost de Pontos Pack e Lockers – é precisamente que simplifica o processo de devolução de forma altamente vantajosa, quer para empresas, quer para clientes.

Tipos de cadeia logística

Dividindo as empresas em três categorias essenciais, é possível criar uma tipologia geral das cadeias logísticas.

Organizações industriais: estas são operações em larga escala, que envolvem a produção e transporte de produtos em grandes quantidades. Uma planificação e gestão adequadas são fundamentais, uma vez que os erros e ineficiências podem facilmente multiplicar-se. A atenção ao detalhe tem uma importância central.

Empresas comerciais: a operação central é a aquisição de produtos para venda a retalho ou por atacado. O fluxo de produtos é contínuo, caracterizando-se por preocupações como manter um stock adequado de artigos, para corresponder à procura. Isto torna importante uma cadeia logística eficiente e bem oleada.

Empresas de serviços: este tipo de empresa comercializa sobretudo produtos intangíveis, pelo que a cadeia logística pode assumir diversos aspetos, consoante a situação e as necessidades da empresa. Por exemplo, um cabeleireiro poderá precisar de entregas regulares de produtos para o cabelo, escovas, etc.

As fases da cadeia logística

Como exemplo, estes poderiam ser elementos de uma cadeia logística típica.

  • Isto pode incluir, por exemplo, o estudo a médio e longo prazo das necessidades futuras, alterações sazonais, etc.
  • Transporte interno dos bens, até ao armazém.
  • Recebimento e registo de bens.
  • Unitização. Este termo refere-se ao agrupamento e acondicionamento de bens para armazenamento e transporte.
  • Distribuição e organização dos bens no armazém. Isto inclui frequentemente o uso de maquinaria, de software de gestão de armazéns, etc.
  • Controlo do inventário.
  • Processamento das encomendas.
  • Envio dos bens para lojas ou clientes finais.
  • Gestão da frota, incluindo manutenção.

Os desafios para a cadeia logística no mundo moderno

As empresas atuais reconhecem a importância fundamental da cadeia logística para o sucesso comercial e para a satisfação do cliente.

Esta realidade é sublinhada pelo crescimento do comércio eletrónico. Com a necessidade de fazer entregas, há um foco especial na logística e sente-se a necessidade de encontrar soluções eficientes e rápidas. Uma outra preocupação é o nível de tráfego e de poluição gerado pelas entregas, que se tornou um problema urgente.

A alternativa representada pela InPost, a entrega ao NÃO domicílio, possível através da nossa rede de Pontos Pack e Lockers, revelou-se uma resposta adequada a estas exigências.

Para além da sua agilidade e eficiência, esta estratégia distingue-se pela comodidade para o cliente. É também muito melhor para o ambiente.

Explore este blog e visite o nosso website para descobrir mais sobre a entrega ao NÃO domicílio e sobre tudo o que a InPost lhe pode oferecer.

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