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Como digitalizar a sua empresa: os primeiros passos

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Consegue imaginar poder manter a sua loja aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana? Na era digital, esta é uma ideia completamente realista.

Se está a considerar transformar o seu negócio e adaptá-lo ao mundo online, continue a ler. Neste artigo, queremos explorar algumas das coisas que deve ter em mente logo à partida, quais devem ser os seus primeiros passos e como a InPost pode ser-lhe útil no processo.

Antes de mais, para quê digitalizar uma empresa?

Passar uma empresa para o mundo digital pode representar inúmeros benefícios.

Para começar, permite-lhe ter acesso a clientes em qualquer parte do país e do mundo. Os mercados internacionais envolvem um potencial tremendo para expansão.

Por outro lado, é fácil entender as vantagens de manter uma loja permanentemente aberta, à disposição dos clientes a qualquer hora, o que representa um aumento gigantesco das oportunidades de venda.

Finalmente, o processo de digitalização corresponde a uma redução do custo de operação, diminuindo a necessidade de encargos financeiros, como por exemplo com o aluguer e manutenção de espaços, assim como com pessoal.

Para além destas três motivações essenciais, poderá encontrar uma exploração mais detalhada das características do comércio online neste nosso outro artigo.

Por onde começar?

As empresas que tardam em aproveitar as possibilidades digitais arriscam perder terreno para a concorrência. O e-commerce oferece opções inovadoras e possibilita uma experiência de compra mais cómoda e personalizada, e pode posicionar-se desde o início de uma forma propícia a tirar partido dessas possibilidades.

Estes são os primeiros pontos a considerar:

1. Analisar o contexto da empresa

Antes de se lançar nos caminhos digitais, é imprescindível avaliar as circunstâncias em que o vai fazer. Isto envolve uma análise detalhada do mercado e da concorrência. Identifique as tendências do mercado, os seus principais concorrentes e as oportunidades de crescimento.

Esta análise também deve tomar em conta os recursos disponíveis e os desafios específicos do setor em que atua. Quanto mais completa e detalhada for a informação disponível, mais eficazmente poderá conceber uma estratégia e preparar-se para os obstáculos que surjam.

2. Conheça o seu público

O êxito no processo de lançar uma empresa no mundo online depende de conhecer bem a sua audiência-alvo. De um modo geral, isto inclui as necessidades, preferências e comportamentos dos seus clientes. Utilize inquéritos, análise de dados e ferramentas de CRM para recolher informações: a tecnologia atual oferece mais possibilidades que nunca a este nível.

O conhecimento da sua audiência permitirá definir uma estratégia mais eficaz e personalizada, a nível do marketing, dos produtos e serviços que vende e de todo o tipo de decisões.

3. Escolher canais adequados

Este é um ponto importante, que forma parte do conhecimento da audiência: definir os canais mais adequados para estabelecer comunicação.

Entre estes canais estão as plataformas de comércio eletrónico, como o Shopify, o WooCommerce ou o Magento. Cada plataforma tem as suas próprias vantagens e características, e familiarizar-se com elas ajudará a escolher a que melhor atende às suas necessidades.

4. Conceber uma estratégia de marketing digital

A próxima fase é a planificação do marketing digital. Este tipo de estratégia deve tomar em conta as informações recolhidas nos pontos anteriores.

Utilize blogs, vídeos e outras formas de conteúdo que mantenham os seus clientes interessados e informados. E claro, uma presença forte nas redes sociais pode fazer a diferença.

Definir uma estratégia de conteúdo e publicidade nas redes sociais pode ajudar a fortalecer a sua relação com os seus clientes ou a promover um produto como talvez poucos outros meios. Aproveite plataformas como o Facebook ou o Instagram para interagir com a sua audiência e aumentar a visibilidade da sua loja.

5. Usar ferramentas de gestão

O software atual de gestão pode constituir um apoio precioso. Por exemplo, uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) permite centralizar as informações dos seus clientes e personalizar as campanhas de marketing. Um bom CRM permitirá segmentar a sua audiência e melhorar a eficiência das campanhas.

6. Uma parceria logística

Vendas online significam encomendas, pelo que um parceiro logístico fiável é fundamental. O propósito de um bom serviço logístico é encarregar-se da gestão dos envios, devoluções e armazenamento, assegurando que as encomendas chegam aos destinatários de forma rápida e segura, constituindo um aliado estratégico de importância vital. O objetivo é simplificar as operações logísticas, permitindo-lhe concentrar-se no que realmente importa: crescer.

Escolher a parceria logística certa pode fazer toda a diferença a nível da experiência do cliente e de uma melhor otimização de recursos.

Transforme o seu negócio e cresça sem limites

Digitalizar a sua empresa é um investimento e uma estratégia a longo prazo. Ainda que o desafio possa parecer vasto a princípio, com as estratégias e ferramentas adequadas pode promover uma transição fluida e bem-sucedida.

Não espere mais para dar o salto para o mundo digital. Na InPost, entendemos a importância desta mudança e o nosso compromisso é oferecer soluções de envio sustentáveis e serviços logísticos concebidos para se adaptarem às necessidades do seu negócio digital. Entre em contacto connosco e dê o primeiro passo para preparar a sua loja virtual.

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