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O que é o comércio C2C?

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No mundo do comércio eletrónico, é frequente ouvir os termos B2C e B2B, que se referem a transações entre empresas e consumidores e entre duas empresas. Mas um outro modelo tem conquistado um espaço cada vez maior, e corresponde a uma forma de negócio distinta e igualmente cheia de oportunidades. Trata-se do C2C: de consumidor para consumidor. Neste tipo de comércio, pessoas privadas compram e vendem artigos ou serviços entre si, sem recurso a intermediários ou a uma loja no sentido convencional.

Neste artigo, vamos explorar este conceito e algumas das informações fundamentais para compreender o seu papel no e-commerce moderno.

Definição

Esta é uma definição muito simples: trata-se de um negócio estabelecido diretamente entre consumidores, através da internet e, tipicamente, realizado por envio de encomenda. Com o crescimento do comércio virtual nas últimas décadas, o C2C tem-se tornado cada vez mais importante.

Um dos tipos de produto mais característicos do C2C são, naturalmente, os artigos em segunda mão, entre os quais roupa, tecnologia e outros. Produtos de fabrico próprio, como artigos de decoração ou para a casa, são também frequentemente vendidos através da internet. Mas estes são apenas exemplos num mar tão vasto e diversificado como o de qualquer outra forma de e-commerce.

Algumas estatísticas

Alguns dados ajudam a ilustrar o papel de relevância crescente do C2C:

  • Em 2024, o mercado C2C global atingiu um valor de cerca de 2,5 milhões de milhões de euros. Prevê-se que continue a crescer acentuadamente até pelo menos 2030.
  • Especificamente em Portugal, a quantidade de pessoas que usa esta forma de comércio tem crescido nas últimas décadas, de 1% em 2005 para quase 13% no ano passado.
  • A nível global, estima-se que 65% das pessoas que fazem compras online já o tenham feito num Marketplace C2C a dada altura.

Modelos

A forma específica que o C2C assume pode variar:

Leilão

Neste formato, os potenciais compradores fazem licitações, e a mais alta ganha. Uma das vantagens deste processo, para o vendedor, é que pode gerar excitação e elevar os preços.

Anúncios classificados

As plataformas de anúncios classificados podem ser generalistas ou mais especializadas. Os interessados, para fazer a compra, entram em contacto direto com os vendedores.

Marketplaces

Estes espaços funcionam de um modo semelhante a um mercado físico onde diferentes vendedores podem expor os seus produtos. Trata-se de uma abordagem que se parece bastante com uma loja digital convencional. A principal diferença em relação aos sites de anúncios classificados é que oferece um ambiente mais envolvente e cumpre funções mais extensas; por exemplo, os Marketplaces oferecem com frequência uma forma de processar o pagamento.

As vantagens do C2C

Estes são alguns dos motivos que levam as pessoas a usar o C2C, quer como compradores, quer como vendedores:

  • Preços: Comprar a um privado – e ainda mais em segunda mão, se for o caso – significa a possibilidade de encontrar preços que poderia ser difícil encontrar numa loja.
  • Mercados especializados: A internet está cheia de nichos para colecionadores e de oportunidades únicas e raras.
  • Comunidade: Espaços especializados num tipo de artigo tendem a promover um sentido de comunidade entre as pessoas que o visitam, o que também pode ajudar os iniciados.
  • Sustentabilidade: Transações entre consumidores promovem a economia circular, permitindo a circulação e reaproveitamento de artigos usados. Isto reduz os desperdícios e encoraja hábitos de consumo mais responsáveis.
  • Fonte de receita: Começar um negócio C2C é relativamente fácil, embora o sucesso nunca seja, claro, garantido. Os investimentos e riscos, comparados com os de começar uma loja de venda a retalho física, ou mesmo digital, são muito menores.

InPost: a melhor forma de transporte para o comércio C2C

Para vendedores e compradores no e-commerce, um dos aspetos essenciais em que pensar é o transporte das encomendas. Com o comércio digital, a logística está mais no centro das atenções que nunca: a nível de preços, de agilidade, de fiabilidade, de preocupação com o ambiente.

A InPost oferece um serviço de transporte especialmente pensado para o e-commerce, baseado no uso de uma vasta rede de pontos de recolha – que já são mais de 12 000 na Península Ibérica e mais de 82 000 em toda a Europa. Os nossos Pontos Pack e Lockers representam uma forma de enviar e receber encomendas extremamente cómoda e fácil para todas as partes envolvidas, que se destaca pela sua maior sustentabilidade e por uma relação qualidade-preço excecional.

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