Vivemos em plena era digital e a tecnologia é fundamental para realizar todas as tarefas e processos dentro de uma empresa. Neste contexto, a sustentabilidade transformou-se num conceito de grande valor, uma vez que os utilizadores estão cada vez mais preocupados pelo cuidado e proteção do ambiente.
Por isso, ao apostar pelos serviços de uma empresa sustentável como a InPost, está a acrescentar valor ao seu negócio online e a conseguir vantagem competitiva. Graças ao seu modelo de negócio, a InPost pretende reduzir o tráfego nas cidades e, por conseguinte, a emissão de CO2.
O que é a sustentabilidade?
A sustentabilidade traduz-se na utilização dos recursos disponíveis sem provocar danos que possam comprometer as futuras gerações. Apostar pela sustentabilidade significa otimizar a utilização dos recursos já existentes para assegurar um equilíbrio entre o crescimento económico e a conservação do ambiente. São cada vez mais as pessoas, empresas e organizações que se preocupam pela sustentabilidade e que têm como principais prioridades a utilização de energias renováveis e o cuidado do ambiente.
Qual é o papel das empresas no desenvolvimento sustentável?
As empresas são protagonistas indispensáveis na transição para um modelo de sociedade sustentável, onde o consumo de recursos seja feito de forma planificada e eficiente, para assim garantir a sua conservação ao longo do tempo.
Muitos dos problemas ambientais e ecológicos atuais são criados pelas empresas e indústrias, pelo que a sua importância no desenvolvimento sustentável é primordial para evitar processos e práticas contaminantes.
Mobilidade sustentável. Como as empresas de distribuição podem mudar o paradigma atual
A cadeia de abastecimento é imprescindível no modelo de sociedade atual, em que as pessoas compram diariamente todo o tipo de produtos. Otimizar a cadeia de abastecimento para garantir a sua sustentabilidade requer uma ação firme em todas as suas etapas e com todas empresas que nela participam.
As empresas de correios, logística e transporte têm um papel fundamental na cadeia de abastecimento, e por isso são um elemento chave para cuidar do ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.
Vejamos como as empresas de transporte podem apostar pela sustentabilidade e ter um papel fundamental no desenvolvimento sustentável.
Redução das emissões de CO2
A redução de CO2 é o objetivo principal para as empresas de entrega que querem apostar pela sustentabilidade. Reduzir o número de distribuições de entregas, otimizar as rotas de distribuição e apostar por centros de entrega distribuídos estrategicamente são algumas das medidas mais interessantes que podem ser adotadas por estas empresas.
Renovação da frota de veículos
A utilização de veículos não poluentes como os carros elétricos é outra alternativa para que as empresas de distribuição possam cuidar o ambiente. São veículos não poluentes e não geram poluição sonora (um grande problema, sobretudo nas áreas urbanas).
Formação de trabalhadores
Não há dúvida que contar com equipas de trabalho formadas em sustentabilidade e proteção ambiental é a melhor alternativa para que as empresas de distribuição possam oferecer um serviço que vá ao encontro das melhores práticas em sustentabilidade.
Apostar por ferramentas digitais
As empresas de correios e transporte devem aderir à transformação digital e apostar por ferramentas na nuvem (Cloud). Desta forma, conseguem ser mais eficientes, evitam a utilização de papel nos seus processos e tarefas e asseguram que os seus serviços vão ao encontro das necessidades atuais das empresas e comércios (logística reversa, entregas sustentáveis, etc.).
A InPost aposta pela redução de emissões
A InPost é uma empresa pioneira em mobilidade sustentável, com uma aposta clara pelo envio NÃO domiciliário. Este tipo de envio permite aos utilizadores recolher as encomendas de forma rápida e confortável na sua ampla rede Ponto Pack.
Além disso, a InPost está especializada na otimização da última milha ou last mile, ou seja, na otimização de todo o processo final de entrega, quando a encomenda já está perto do ponto de entrega designado pelo cliente. Para tal utilizam-se centros de distribuição localizados de forma estratégica e o agrupamento otimizado dos pedidos, para aproveitar as rotas de distribuição e reduzir as emissões de CO2.
A InPost apoia o comércio online que oferece soluções sustentáveis aos seus clientes.
O compromisso da empresa estende-se ao contexto no qual está incluída, motivando outras empresas com as quais trabalha, para assegurar sempre um serviço em conformidade com os objetivos do desenvolvimento sustentável.
A InPost aposta pela sustentabilidade de forma constante. Ao ser especializada na distribuição e entrega de encomendas NÃO domiciliária, é uma das melhores alternativas no mercado de entrega de encomendas. O seu modelo de negócio, baseado no cuidado do ambiente, consegue oferecer um serviço que se adapta às necessidades atuais, garantindo assim uma entrega rápida e eficiente e reduzindo o impacto ambiental.