O conceito de custo de servir é um componente fundamental na análise e na estratégia de inúmeras empresas atuais. Como veremos, tende a dar especial visibilidade e ênfase a relações que são críticas para o sucesso de uma loja. No entanto, este não é um conceito necessariamente óbvio, e para muitas pessoas pode tratar-se de uma ideia ainda obscura.
Neste artigo, vamos explorar o modo como calcular o custo de servir pode dar-lhe uma perspetiva valiosa sobre o desempenho de uma empresa. Como veremos, a logística e o envio de encomendas são elementos fundamentais no custo de servir no comércio digital moderno e, no final, abordaremos também a forma como a InPost pode fazer a diferença na abordagem à logística da sua loja.
Definição de custo de servir
Este termo refere-se ao custo, para uma empresa, de corresponder à demanda de um consumidor. Ou seja, é o custo de fornecer o produto ou serviço que o cliente compra, desde o início da cadeia de abastecimento até que acaba nas suas mãos.
Diferença quanto a outros tipos de custos
O custo de servir representa uma perspetiva específica sobre o processo e desempenho de um negócio. É útil comparar o custo de servir com duas outras medidas que, incidindo sobre variáveis diferentes, oferecem um ângulo de análise também diferente.
O custo total engloba, como o nome sugere, todos os custos, incluindo custos indiretos, como a publicidade, pesquisas de mercado, etc., que podem ser necessários para o funcionamento do negócio, mas não para a satisfação do cliente propriamente dita.
O custo dos produtos vendidos, por outro lado, engloba todos os custos associados à criação do produto, como matéria-prima, recursos humanos e manutenção, mas exclui a logística e distribuição.
Porquê calcular o custo de servir?
Compreender como ir ao encontro das expectativas de consumidores sem comprometer a rentabilidade envolve navegar as flutuações dos mercados e atacar desafios complexos. O modelo do custo de servir ajuda a trazer clareza às diferentes variáveis e aos custos que lhes estão associados.
Identificar produtos com uma margem de lucro baixa ou processos ineficientes torna mais fácil estabelecer uma estratégia correta. Não é incomum, por exemplo, descobrir-se que uma proporção significativa dos clientes dá prejuízo, uma outra é extremamente lucrativa e uma grande parte, como metade ou mais, representa um resultado financeiramente neutro. No entanto, é importante notar que o objetivo não é simplesmente excluir os clientes que representam prejuízo: empresas que o fazem descobrem que um número equivalente dos restantes passa, por sua vez, a dar prejuízo, em consequência dos custos fixos de manterem constantes.
Os benefícios do modelo do custo de servir
Os objetivos de fazer este tipo de análise situam-se a vários níveis:
- Compreender o custo real de servir cada cliente: o que inclui também entender as diferentes parcelas que compõem estes custos e estabelecer a margem de lucro para diferentes grupos de clientes.
- Satisfação do cliente: uma visão clara do custo de satisfazer a demanda por um produto ou serviço permite a uma empresa alinhar-se melhor com as preferências do público.
- Transparência: uma visibilidade melhorada sobre toda a cadeia de abastecimento e sobre as implicações de ações ou medidas.
- Tomada de decisões: a análise do custo de servir permite detetar problemas e áreas de ineficiência, assim como identificar oportunidades e tomar decisões informadas – relativas, por exemplo, a preços, à produção, etc.
Como calcular o custo de servir
Calcular o custo de servir envolve reunir os diferentes fatores relevantes, que podem depender muito do tipo de empresa. O custo de servir é simplesmente a soma do custo destes fatores dividida pelo número de clientes. É frequentemente calculado apenas para um segmento de clientes.
Pode ser obviamente complexo discernir alguns dos custos: por exemplo, que custo de manuseio corresponde a um dado produto.
As variáveis mais comuns são:
- Produção (incluindo matérias-primas, recursos humanos, eliminação de desperdícios, controlo de qualidade e outras despesas)
- Prazos de validade expirados (no caso de produtos perecíveis)
- Impostos
- Transporte e armazenagem
- Devoluções
O impacto do transporte e o serviço da InPost
Para qualquer tipo de negócio que envolva a venda de um produto, o transporte é uma variável com um peso fundamental no custo de servir. Isto aplica-se ainda mais no caso de lojas de e-commerce, para as quais a logística de envio de encomendas é um foco de atenção central.
A InPost especializa-se no transporte de encomendas ao NÃO domicílio, através do uso de uma vasta rede de pontos de recolha. Esta é uma forma altamente eficiente de abordar o envio de encomendas no comércio digital, que está a crescer cada vez mais e que se destaca pela flexibilidade e comodidade para o destinatário, pelas suas vantagens para o ambiente, pela agilidade e pelos preços competitivos.
A logística é um elemento fundamental para os seus custos de servir e para o sucesso do seu negócio. Visite o nosso website para descobrir mais sobre nós e transformar a sua abordagem ao envio de encomendas.