Quando se fala de envios, pensamos quase sempre em empresas, mas a verdade é que todos os dias se realizam milhares de envios entre particulares.
A InPost recompilou uma série de boas práticas ou conselhos para melhorar a eficácia dos envios entre particulares.
Utilizar um serviço de envio de confiança
Para efetuar um envio é necessário ter em conta vários fatores. Um deles é a escolha de uma empresa de correios que ofereça tudo o que é necessário para o processo de envio e entrega da encomenda. No caso da InPost, somos pioneiros na entrega não domiciliária que facilita realizar o envio e a recolha onde e quando for mais conveniente para o destinatário.
Embalar corretamente a encomenda
Ainda que a encomenda não seja frágil, é muito importante que esteja bem embalada, para evitar qualquer problema. Durante o processo de transporte, a encomenda pode sofrer alguns percalços, que serão insignificantes se a embalagem for resistente.
Colocar a etiqueta na encomenda de forma correta
Ao enviar uma encomenda, é necessário colocar a morada completa na etiqueta. Aliás,
é aconselhável que o remetente reforce a etiqueta com fita adesiva para que esta não caia.
Desta forma, evita-se o extravio da encomenda porque se a etiqueta cair não é possível saber qual é o seu destinatário.
Utilizar um sistema de seguimento de envios
A pessoa que deseja efetuar um envio tem a opção de o fazer com ou sem número de tracking, sendo a última opção a mais económica.
No entanto, não é a mais recomendável porque não permite acompanhar o percurso da encomenda e saber onde está e quando será entregue. A InPost facilita sempre o número de tracking para que seja possível localizar a encomenda em qualquer momento.
Acompanhar o percurso da encomenda
Como dissemos anteriormente, a possibilidade de acompanhar o envio em tempo real permite que ao próprio cliente detetar possíveis erros e contactar a empresa de transportes para os poder solucionar.
E não só, também permite ver se houve as tentativas de entrega, se a morada está correta, se a encomenda sofreu algum tipo de dano, etc.
Utilizar um serviço de entrega não domiciliário
Os particulares também têm a possibilidade de realizar o que nós na InPost chamamos de entregas não domiciliárias, nas quais as entregas são feitas nos Ponto Pack.
Este é o serviço que a InPost oferece a todos os seus clientes para que possam usar os Ponto Pack tanto para deixar as encomendas para os envios, como para recolher as entregas. Esta possibilidade torna o todo o processo muito mais ágil porque deixa de ser necessário esperar para efetuar o envio ou a recolha da encomenda.