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O que é cross border num e-commerce?

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O QUE É CROSS BORDER NUM E-COMMERCE
Em seguida, iremos falar de tudo o que tens de ter em conta se queres converter a tua loja online num e-Commerce Cross Border.

O normal é que uma loja online comece a vender dentro das próprias fronteiras, mas se tem sucesso, é possível que aborde outros mercados internacionais. Esse é o momento chave na sua evolução como empresa, o que também acarreta muitos desafios a serem superados. Neste artigo, vamos dizer-te tudo o que tens de ter em conta se queres transformar a tua loja online num e-Commerce Cross Border.

O que significa o Cross Border?

A tradução literal da palavra “Cross Border”, significa transfronteiriço. Este termo utiliza-se para definir operações comerciais de exportação. Por outras palavras, é o processo que permite que as empresas ofereçam os seus produtos em outros países. É um conceito que se utiliza muito em âmbitos de comércio, logística e nos regimes aduaneiros. 

De todas as formas, se pensas em algo muito trabalhoso, como a instalação de armazéns por toda a Europa, estás enganado. Cross Border é uma tendência que se tornou muito forte em todo o mercado online, e permite às empresas, chegar a um público diferente com um investimento mínimo e sem assumir grandes riscos. 

 

A utilidade do Cross Border para o e-Commerce 

Quando falamos de um e-Commerce Cross Border, falamos da internacionalização de lojas online. 

Todos os países passam por ciclos económicos complicados, e quando a concorrência é feroz em algum deles, não há outra solução que descobrir novos mercados, de forma a diversificar os seus lucros. Assim, se em Portugal a economia atravessar uma situação delicada, é possível que em outros países, como Espanha, França ou, por exemplo, Itália, a situação seja convidativa a uma expansão para esses mercados.

Os comércios eletrónicos têm uma grande vantagem sobre os comércios tradicionais, não é necessário abrir sedes físicas noutros países, tudo se gere online, no qual os investimentos são muito menores e o processo em si não é complexo.

 

Como adaptar lojas online para vender noutros mercados?

Ainda que, tenhamos dito que o processo de internacionalização para um e-Commerce não é tão tedioso como para uma loja física, existem uma série de passos a seguir na hora de vender para outros mercados.

É fundamental oferecer, em cada país, um site no próprio idioma. Ou seja, se tens um website em português e pensas em começar a vender os teus produtos em França, tens de ter um website desenvolvido em francês. Deixa de lado as traduções automáticas, e contrata pessoas nativas, que façam as traduções adaptadas aos costumes dos consumidores franceses.

Outra coisa muito importante é ter disponível as formas de pagamento correspondentes. Se, se tratam de países da União Europeia, talvez os métodos de pagamento não variem muito. Por outro lado, se pretendes começar a vender, por exemplo, para o Canadá ou qualquer outro país, deves informar-te bem sobre as formas de pagamento mais utilizadas nesses países. 

Também é importante pensares na moeda de cada país. Se a moeda do teu potencial mercado não é o euro, deves informar-te bem sobre as comissões das plataformas e parcelas de pagamento que pensas utilizar.

Outro ponto a não esquecer é o SEO, a otimização dos motores de busca, para que os clientes encontrem a tua loja online quando fazem uma pesquisa no Google. A atenção ao cliente vale ouro e a concorrência por cada click é implacável. Por muito bom produto que ofereças, se não surgires nas primeiras posições nos motores de busca, de pouco serve. Como sempre dizem, não existe melhor sítio para esconder um elefante do que na segunda página do Google. 

 

Solução logística para os e-Commerce Cross Border

Por último, chegamos às formas de envio. Tens de analisar bem os hábitos dos consumidores de cada país. Hoje em dia, a tendência dos envios de encomendas ao NÃO domicílio está a ganhar cada vez mais peso, e é aqui que nós, enquanto InPost, queremos ajudar-te. 

 

Cada mercado é único

Não existe uma receita universal para triunfar em todos os mercados da mesma forma. Existem muitas variáveis que entram em jogo, e o êxito depende, tanto do produto que ofereces como do mercado em que queres entrar. 

Muitas vezes tens de passar pela fase de testes, por erros e ter paciência. Ainda assim, ao teres um e-Commerce já te encontras muito à frente dos comércios tradicionais. Tens de superar barreiras, sim, mas também sem te moveres do teu país, sem abrir lojas físicas, sem fazer grandes investimentos. Asseguramos-te que o esforço vale a pena, e a recompensa vai ser muito vantajosa.

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