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Vendas para fora e logística internacional por ponto de recolha

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O mundo moderno tornou mais fácil que nunca a todas as empresas introduzirem-se nos mercados internacionais. Este domínio já não é exclusivo das gigantes multinacionais, e muitos negócios com começos modestos têm alcançado o sucesso na internacionalização.

O processo, entretanto, é complexo, e o panorama pode ser intensamente competitivo. Este é um guia breve em que exploraremos as principais fases dessa viagem e alguns pontos fundamentais a não descuidar.

Abordaremos também a questão da logística internacional e os motivos por que a rede de Pontos Pack e Lockers da InPost é o modo perfeito de enviar as suas encomendas, quer nacionais quer para o estrangeiro.

Pesquisa

O primeiro passo a dar é também um dos mais críticos para o sucesso. Uma investigação detalhada é, antes de mais, o modo de identificar oportunidades e escolher mercados-alvo. Uma parte do seu propósito é estreitar o foco de ação, delineando as fronteiras para as ambições imediatas.

A pesquisa deverá incluir áreas como a economia do mercado-alvo (isto é, indicadores económicos gerais, poder de compra, ciclos económicos, previsões, etc.), o comportamento dos consumidores (de características culturais a hábitos de compra, passando por sensibilidade a mudanças no preço, tendência para a fidelidade a uma marca, etc.), a concorrência e as leis e regulamentos que poderão afetar as suas operações.

Estratégia

Traçar uma estratégia consiste em definir objetivos específicos e as abordagens para os concretizar. A estratégia servirá como um guia para a ação futura; é também muitas vezes útil para expor, por exemplo a um parceiro ou fonte de financiamento, os seus planos futuros.

A estratégia consistirá normalmente em diversas partes, como o plano financeiro, a abordagem à logística internacional, etc. É claro, a estratégia deverá ser delineada em função dos dados recolhidos na fase de pesquisa. Por exemplo, a estratégia de marketing deverá tomar em conta os canais e estilos de comunicação mais populares no país de destino.

Parcerias

Nenhuma empresa atua em isolamento e esse facto só tende a tornar-se mais óbvio nos mercados estrangeiros. Se estabelecer parcerias locais, não negligencie as visitas: apesar dos recursos que os meios de comunicação digitais põem ao nosso dispor, as relações profissionais continuam a beneficiar do contacto pessoal e da presença física.

Um dos fatores mais importantes a considerar quando se trata de estabelecer relações é a harmonia de visões para o futuro e valores. Em muitos países de todo o mundo, por exemplo, a sustentabilidade é um fator cada vez mais importante para consumidores, e escolher parcerias que valorizem a responsabilidade ambiental pode ser um fator decisivo.

Uma das relações mais cruciais que uma loja online pode estabelecer, quer para o mercado doméstico quer estrangeiro, é com uma parceira logística, para o transporte de encomendas; voltaremos a esta questão mais à frente.

Linguagem

Um cuidado básico, mas fundamental e por vezes subestimado, quando se quer vender para outro país, é a necessidade de comunicar na língua de destino. Isto envolve não só adaptar o website, mas também o marketing e o apoio ao cliente.

Para empresas que ainda não estejam prontas a “mergulhar” por inteiro no mercado estrangeiro e a comunicar na nova língua, os marketplaces podem ser uma forma fácil de “testar as águas” e iniciar o contacto com um mercado.

Pagamentos

Outro elemento que pode precisar de uma “tradução” imediata é o pagamento. Em todos os países da União Europeia nos quais a rede InPost atua, é usado o Euro, pelo que não precisará de se preocupar com a questão da moeda, mas ainda assim os meios – e até os hábitos – de pagamento favoritos podem variar bastante de país para país.

As estatísticas mostram que muitas pessoas abandonam uma compra se o seu meio de pagamento preferido não estiver disponível.

InPost: logística internacional por ponto de recolha

Se planeia vender para o estrangeiro, a logística de envios é um dos elementos mais decisivos para o sucesso, e a rede de pontos de recolha InPost representa uma abordagem de eficiência e comodidade imbatíveis, perfeitamente concebida para o comércio digital. Poderá descobrir mais sobre as vantagens do serviço da InPost na nossa página.

Consulte a nossa oferta para empresas e entre em contacto connosco hoje mesmo para dar um novo rumo à sua logística.

 

 

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