A Internet of Things é um excelente exemplo de como os avanços na logística estão a transformar o modo como muitas empresas operam. Esta forma de tecnologia, que não se limita ao âmbito da logística, tem demonstrado imenso potencial e sido alvo de atenções em diversos domínios.
Trata-se de um tema amplo e que abrange vastos mundos de informação. A intenção deste artigo não é, por isso, esgotá-lo, mas apenas tocar em alguns pontos essenciais. Estes pontos ajudarão a definir o que é a Internet of Things, focando sempre a forma como a logística, das inovações tecnológicas à forma como aborda o envio de encomendas, é um fator de importância inestimável para o crescimento da sua empresa.
O que é a Internet of Things?
A IoT, como é por vezes abreviada, consiste numa rede de aparelhos interconectados através da internet, por forma a trocarem informação entre si. Os aparelhos envolvidos incluem tipicamente sensores, que recolhem informação, processadores e software, que organizam a informação, e máquinas mecânicas ou digitais, que põem a informação em prática. A rede pode incluir qualquer objeto natural ou artificial ao qual possa ser atribuído um endereço eletrónico.
A ideia principal é conseguir um sistema em que a troca de informação acontece automaticamente, sem necessidade de intervenção humana, para aumentar a eficiência das operações – um encontro entre o mundo físico e os recursos digitais. Por exemplo, pode ser usado para coordenar a supervisão e reajustamento automático de máquinas, ou para gerir o fluxo de uma linha de montagem. No “ecossistema” da Internet of Things, os diferentes componentes estão interligados, formando um todo integrado.
A tecnologia
As tecnologias envolvidas na IoT ainda estão a ser exploradas e encontram-se em contínuo desenvolvimento. Prevê-se que o seu uso na área da saúde, por exemplo, continue e crescer acentuadamente nos próximos anos.
Algumas das principais inovações que possibilitam a IoT são: sensores mais fiáveis e menos dispendiosos, a facilidade na transferência de dados pela internet, os desenvolvimentos na inteligência artificial e o software de análise de dados.
A Internet of Things no mundo empresarial
Para muitas empresas de hoje, a IoT oferece possibilidades infindáveis.
Pensando na logística, alguns exemplos de processos que podem beneficiar com os automatismos sofisticados são o envio de pedidos a fornecedores e a receção e gestão de materiais, a gestão de encomendas ou o registo de saídas de produtos da fábrica.
A gestão de inventário está a passar por uma reformulação em muitas empresas, graças a sensores que registam a posição de um artigo no armazém a cada momento. É possível que, no futuro, as indústrias alimentar e farmacêutica usem a tecnologia da Internet of Things para monitorizar a temperatura dos seus produtos, de modo a garantir as suas boas condições de preservação.
Algumas das vantagens e capacidades da IoT
Estas são algumas das funções que têm sido desempenhadas pela IoT e que melhor revelam o seu potencial:
- Processar dados de modo localizado e em tempo real, com ganho de eficiência e agilidade;
- Fazer ajustamentos em tempo real e enviar alertas automáticos;
- Facilitar a tomada de decisões estratégicas baseadas na análise de grandes quantidades de dados;
- Otimizar e automatizar processos na cadeia de abastecimento, na gestão do inventário e a muitos outros níveis operacionais;
- Melhorar a capacidade para personalização e a experiência do cliente, facilitando a adaptação de produtos ou serviços a cada situação;
- Permitir uma comunicação mais rápida e de melhor qualidade entre os diversos elementos que compõem uma empresa ou realizam um processo;
- Promover a sustentabilidade ambiental, através de um uso mais eficiente dos recursos e de estratégias como a redução de desperdícios ou a otimização energética;
- Melhorar a flexibilidade, sendo facilmente escalável e adaptável às necessidades de cada negócio e de cada momento;
- Em suma, promover uma maior eficiência, o que corresponde a ganhos de tempo, trabalho e custos. A capacidade da IoT para fazer previsões no contexto da manutenção de equipamento industrial, através de sensores que analisam o comportamento e condições das máquinas, por exemplo, é uma demonstração muito direta do seu potencial para diminuir despesas.
A solução perfeita para os envios de encomendas da sua empresa
A logística é uma parte fundamental na estratégia de qualquer empresa, e isto nunca foi tão verdade como hoje, com os grandes mercados internacionais, as vendas online e o transporte de encomendas.
A InPost especializa-se numa solução para a chamada logística de última milha que consiste no uso de uma extensa rede de pontos de recolha. A entrega ao NÃO domicílio é uma abordagem altamente eficiente e que tem crescido cada vez mais em popularidade.
Poderá formar uma parte poderosa da estratégia da sua empresa, juntamente com tecnologias como a Internet of Things e outras possibilidades que foram abertas pelo mundo moderno e que tornam os mercados de hoje intensos, mas excitantes e cheios de recursos.
Se ainda não experimentou as vantagens do serviço de entregas de encomendas da InPost, visite o nosso site para descobrir mais sobre nós e entre em contacto connosco hoje mesmo.