Já alguma vez se questionou sobre o que passa pela mente dos seus clientes quando estão a navegar pela sua loja online? O neuromarketing é como uma janela para essa realidade.
Trata-se de aplicar ideias provenientes da neurociência ao marketing, para entender melhor como os seus clientes pensam e se sentem, desde o momento em que ouvem pela primeira vez falar na sua loja, até ao envio da encomenda. Quando melhor conhecer as motivações do público, mais fácil é captar a sua atenção para o seu produto.
Como aumentar as suas vendas com o neuromarketing?
O neuromarketing é o resultado da combinação entre neurociência e marketing. Trata-se de uma nova área do marketing, que procura estudar o comportamento do consumidor. Ajuda-nos a compreender os fatores que influenciam certas decisões de compra, mesmo que muitas vezes a pessoa que toma a decisão possa nem se aperceber disso. Em todo o comportamento humano, as emoções desempenham um papel crucial, e esta ferramenta ajuda a potenciar as vendas da sua loja de e-commerce.
Neste artigo, exploraremos 6 estratégias que pode começar a aplicar hoje mesmo para levar o seu negócio ao próximo nível.
1. O poder da cor: além da estética
Fazia ideia que as cores que escolhe para as suas páginas web podem ter um efeito na forma como os seus clientes se sentem? Mas assim é. O uso da cor é uma das técnicas do neuromarketing.
Por exemplo, os tons quentes, como o vermelho, podem gerar sensações de urgência e emoção, enquanto os frios, como o azul, podem transmitir confiança e tranquilidade.
Não é apenas uma questão de estética, mas também de como essas cores podem influenciar a mente de quem visita o seu website. Por isso, da próxima vez que esteja a considerar fazer umas mudanças no site, lembre-se de que as cores são suas aliadas para captar e manter a atenção de quem está do outro lado.
Devemos também observar que diferentes combinações de cores podem atrair diferentes tipos de público. Se a sua loja se dirige a um público jovem, cores mais vibrantes, como o amarelo ou o roxo, podem ajudar a captar a sua atenção. Por outro lado, para um público mais conservador ou profissional, tons neutros como o cinzento ou o azul-marinho podem ser o ideal.
2. A experiência do utilizador: um passeio a desfrutar
Outro especto crucial é a experiência do utilizador. Imagine a sua loja como um passeio pelo parque: se o caminho é agradável, o viajante quererá demorar-se por mais tempo, o que, em geral, corresponde a comprar mais. Um design intuitivo não só facilita a navegação como também pode aumentar as conversões. Pense na sua página como uma trilha de que o cliente deve desfrutar do início ao fim, assegurando-se de que cada passo seja o mais simples e agradável possível.
O uso eficaz do neuromarketing pode fazer a diferença. Os princípios de design são fundamentais para que a navegação seja fluida e natural, e para isso é fundamental pensar bem na questão de onde colocar cada botão e informação. Tudo deve estar ao alcance de um clique, sem que o utilizador tenha de procurar demasiado. Para além disso, uma boa prática é comparar os resultados de diferentes experiências através de testes A/B. Este tipo de teste permite experimentar diferentes versões da página para ver qual funciona melhor e otimizar continuamente a experiência do utilizador. O mais importante é fazer com que os seus clientes desfrutem do passeio pela sua loja, facilitando a compra e deixando uma impressão positiva, que dê vontade de voltar.
3. Ligação emocional: contar uma história
Captar a atenção dos seus clientes é apenas o primeiro passo; o verdadeiro desafio é mantê-la. É aqui que o neuromarketing mostra todo o seu potencial.
Usar imagens que contem uma história ou comuniquem uma emoção específica pode ser uma estratégia muito eficaz. As grandes marcas fazem-no de forma estupenda, quando se conectam emocionalmente com os seus clientes, mas não é preciso ser uma empresa gigante para aplicar as mesmas técnicas. Até as pequenas lojas na internet podem beneficiar enormemente de estabelecer uma ligação emocional com os clientes.
4. Produtos em ação: o que nos imaginamos a usar, queremos ter
A forma como apresentamos os nossos produtos é fundamental. Mostrar um produto em ação, ou seja, o seu uso na vida real, ajuda os clientes a imaginarem-se usando-o, o que aumenta a probabilidade de compra. Pense em plataformas que usam descrições detalhadas e opiniões de outros clientes para ajudar nas decisões de compra. Estes elementos, juntamente com um design atraente e fácil de usar, podem fazer com que a sua loja se destaque de todas as outras.
5. Jogar com a escassez e a urgência: agora ou nunca
Uma ideia importante é reforçar a escassez e urgência. Frases como “Faltam poucas unidades!”, ou “Oferta disponível apenas hoje!” podem motivar os seus clientes a atuar rapidamente. Este tipo de estratégia faz uso do “FOMO” (medo de perder algo – do inglês Fear of Missing Out, que é uma resposta emocional forte em muitos consumidores. Ninguém gosta de sentir que ficou de fora, não é verdade?
6. Personalização que atrai: fale diretamente aos seus clientes
É importante nunca esquecer o poder da personalização. Oferecer recomendações de produtos baseadas em compras anteriores ou enviar mensagens de e-mail personalizadas que falem diretamente às necessidades e desejos dos seus clientes, por exemplo, pode ajudar a que se sintam valorizados e compreendidos. Isto não só promove a fidelidade à sua loja, como também pode aumentar significativamente o valor total das compras. Ao fim e ao cabo, toda a gente gosta de sentir-se especial.
InPost: a sua aliada para envios e devoluções sem complicações
Na InPost, sabemos que a logística desempenha um papel central na satisfação do cliente. Os envios e as devoluções são igualmente importantes para fechar o ciclo de uma experiência de compra perfeita. Um processo de envio eficiente é como um desfecho perfeito que faz com que a experiência de compra funcione como um todo para o consumidor, e ainda mais se este tiver a tranquilidade de saber que, caso haja algum problema, a devolução pode ser feita com facilidade.
A InPost oferece soluções de envio flexíveis e convenientes, com tarifas excecionais. A nossa rede híbrida de pontos de recolha estrategicamente situados permite aos seus clientes recolher e devolver as compras que fazem consigo no momento que lhes é mais conveniente, sem terem de se preocupar com horários ou esperas.
Para nós, como transportadora, como para a sua loja, é importante entender que o comércio digital não se trata apenas de enviar produtos, mas de criar uma experiência de compra que realmente contribua para construir uma relação com os clientes.
Entre em contacto connosco e descubra como podemos ajudá-lo a transformar os seus envios e devoluções num verdadeiro motor de fidelização.