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Otimize os pagamentos na sua loja de e-commerce

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O pagamento é uma parte fundamental do comércio digital, e uma que envolve os seus desafios próprios. O seu desenvolvimento tem acompanhado a história do e-commerce: vai-se transformando com a evolução das tecnologias, com as mudanças das preferências de consumidores e com os mercados.

Otimizar os pagamentos pode permitir à sua loja melhorar a satisfação de clientes e as taxas de conversão, proteger-se a si e aos seus clientes de pessoas mal-intencionadas, reduzir custos e promover a confiança.

Neste artigo, vamos explorar algumas das formas mais importantes de abordar a otimização do processo de pagamento na sua loja. No fim do artigo, veremos também como as soluções logísticas da InPost permitem dar o seguimento perfeito a um processo de pagamento otimizado.

1. Aperfeiçoar o checkout

O checkout tem de ser analisado com atenção: é a chave para fechar cada venda.

Uma das principais formas de melhorar o processo de checkout é simplificá-lo: quanto menos passos forem necessários para finalizar a compra, melhor. Simplificar o checkout reduz o abandono do carrinho e melhora a experiência de compra. Considere fazer o checkout numa única página para não perder a atenção do comprador ou, caso prefira mais que uma página, apresentar um medidor de progresso. Outra opção importante a considerar é possibilitar o checkout como visitante, sem ser necessário criar conta. O objetivo é tornar o processo tão ágil e intuitivo quanto possível.

Tenha também o cuidado de apresentar toda a informação relevante de modo transparente e de deixar acessíveis e claras todas as escolhas que o cliente tenha a fazer. Instruções e informações confusas desmoralizam o comprador.

2. Oferecer diversas opções de pagamento

Diferentes pessoas têm diferentes preferências quanto à forma de pagar, e mais flexibilidade a este nível leva a uma maior satisfação do cliente e a melhores resultados comerciais.

Já estão para trás os tempos em que fazer um pagamento no e-commerce envolvia necessariamente o uso de um cartão bancário. Atualmente, os principais métodos de pagamento usados são:

  • Transferências ACH, cartões de débito e crédito
  • Cartões virtuais
  • Carteiras digitais ou móveis

Juntamente com estas opções, considere também a ideia de viabilizar o pagamento a prestações, sobretudo se vender produtos mais dispendiosos.

3. Medidas de segurança

É fundamental assegurar os seus clientes de que estão a lidar com um negócio legítimo e que os pagamentos são seguros. Por outro lado, é igualmente necessário que mantenha a sua empresa protegida contra fraudes, ataques informáticos e afins.

Existem hoje em dia diversas medidas e ferramentas tecnológicas disponíveis para fortalecer a segurança das transações, sendo algumas das mais importantes os certificados de terceiras partes credíveis que pode expor no seu website, a encriptação SSL, as normas PCI DSS, ou a autenticação reforçada de utilizadores.

4. Manutenção do site

Erros informáticos, obstáculos imprevistos e lentidão podem facilmente desencorajar uma compra e produzir uma má imagem da empresa.

Agende testes regulares ao funcionamento do site da empresa, certifique-se de que tudo está a funcionar devidamente ou corrija os problemas que encontrar.

5. Otimizar os pagamentos por móvel

Os aparelhos móveis tornaram-se um elemento fundamental do comércio digital moderno, pelo que não podem ser esquecidos em nenhuma vertente, o que inclui os pagamentos.

Deve assegurar-se de que o pagamento em meio móvel é não só viável, como fácil: o design deve ser atraente e claro, e o processo deve ser intuitivo.

6. Pagamento com um clique

Este ponto é uma derivação lógica do princípio da simplificação do checkout. Hoje em dia, muitas empresas facilitam o pagamento com um clique, o que, sobretudo para quem vende produtos ou serviços do tipo que envolve compras reiteradas e clientes regulares, faz sentido e poupa tempo e trabalho ao cliente.

Trate-se de um ou mais cliques, esta opção enquadra-se mais geralmente na possibilidade de guardar as informações de pagamento depois de uma compra, para as compras seguintes. Certifique-se de que cumpre todos os regulamentos e precauções quanto à segurança da informação e consentimento do cliente.

Como a InPost pode ajudar o seu negócio

O processo de venda não termina no pagamento – e um dos elementos mais importantes para qualquer empresa de e-commerce é a logística.

O serviço de entregas fora do domicílio da InPost permite-lhe proporcionar aos seus clientes envios rápidos, sustentáveis e flexíveis. Através dos nossos Pontos Pack e Lockers, as encomendas podem ser levantadas numa localização e a uma hora da conveniência do destinatário.

Visite o nosso site para descobrir mais sobre como a InPost possibilita ao seu negócio complementar um processo de pagamento melhorado com uma entrega mais eficiente.

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