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Os elementos do branding para empresas online

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O conceito de branding é central no mundo empresarial de hoje. Corresponde, em essência, a todos os elementos que contribuem para caracterizar uma marca e distingui-la.

Estes elementos são muitos, e diferentes gestores e teóricos categorizam-nos de diferentes formas. Como é evidente, há muitas esquematizações possíveis, e qualquer uma delas é apenas um instrumento útil para nos orientarmos.

Pode ser necessário olhar em mil direções ao mesmo tempo, para promover uma marca e ajudá-la a destacar-se num mundo de concorrência intensa. Estas são algumas das mais relevantes para quem vende online.

1. Propósito e valores

Propósito e valores não são simplesmente um instrumento de marketing, mas devem servir para orientar decisões e o comportamento da empresa e dos seus funcionários. Estes são elementos profundos da identidade de uma empresa.

O propósito diz respeito ao que a empresa vê como a sua missão e utilidade para o público. Os valores são princípios éticos e de orientação que podem aplicar-se a diferentes domínios.

A responsabilidade social da empresa é neste ponto um conceito fundamental, e atualmente o foco está posto nos problemas ambientais: a sustentabilidade é cada vez mais importante para empresários e consumidores. A entrega ao NÃO domicílio, em que a InPost se especializa, representa uma redução significativa da poluição gerada pelo transporte de encomendas. Visite o nosso site para descobrir como a InPost pode ajudar a sua empresa a contribuir positivamente para um futuro mais verde.

2. Identidade

São uma parte fundamental da identidade de uma empresa aqueles identificadores que lhe estão imediatamente associados na mente do público, como o nome ou o logótipo. Estes elementos cumprem uma função indispensável, pelo que lhes deve ser dedicada solene consideração. O ideal é que sejam memoráveis e facilmente reconhecíveis.

Outros elementos deste tipo são a tipografia usada no site, publicidade e outras comunicações, o slogan e o tipo de imagética que usa. É igualmente normal que uma empresa esteja associada a uma cor ou esquema de cores. Estas características estabelecem uma individualidade e ajudam a capturar uma personalidade ou estilo.

3. Voz

Com a “voz” referimo-nos aqui a qualidades que caracterizam o modo como nos exprimimos e comunicamos. Tal como com a escolha de um logótipo ou esquema de cores, manter uma uniformidade no modo como comunicamos com clientes é importante para estabelecer uma identidade e transmitir uma imagem coerente.

Da voz fazem parte elementos como o tipo de vocabulário e o nível de formalidade, que devem depender, é claro, do seu público-alvo. Uma voz consistente permite passar uma ideia da personalidade da empresa e humanizar as interações.

4. Experiência

A expressão “experiência do cliente” popularizou-se nas últimas décadas, mas refere-se a um conceito antigo. A sensação de conforto de quem visita uma loja física, por exemplo, faz parte da sua experiência de cliente, mas o mesmo se aplica a quem visita um site; faz parte o tempo passado numa fila para pagar uma compra, ou o tempo à espera da entrega, depois de uma encomenda pela internet.

Os estudos mostram que a entrega é uma parte crítica da experiência do cliente de quem faz compras online. O serviço de entrega de encomendas da InPost baseia-se numa extensa rede de mais de 10 000 pontos de recolha por toda a Península Ibérica, uma abordagem que se está a tornar cada vez mais popular em virtude da sua agilidade, comodidade e eficiência.

5. Posicionamento

O posicionamento refere-se não às características intrínsecas de uma empresa, mas às relativas. Trata-se da sua situação no mercado, em relação aos clientes e à concorrência. Por exemplo, o estatuto da marca junto do público ou a quantidade de concorrentes que oferecem um produto semelhante.

Empresas com produtos muito semelhantes podem encontrar-se numa posição diferente quanto à sua reputação, ao seu público-alvo, à sua quantidade de clientes, etc. O posicionamento tem uma função fundamental em informar as decisões da empresa, a sua estratégia e planos para o futuro.

6. Presença

Presença é o conjunto de formas que a empresa assume no mundo, a quantidade de meios que tem para interagir com clientes e potenciais clientes. Para quem vende online, a atenção dada ao modo como se faz representar através do site, das redes sociais ou doutros tipos de marketing é obviamente fundamental.

Não só a aparência e estrutura, mas os cuidados com a manutenção do bom funcionamento do site, por exemplo, estão aqui incluídos. As redes sociais são hoje muitas. Importa conhecer bem o seu público-alvo para decidir em quais estar presente, e como. Neste nosso outro artigo, poderá encontrar algumas dicas sobre como aumentar a sua visibilidade online.

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