O conceito de sustentabilidade pode ser encarado de diversas formas: como uma forma de contribuir positivamente para o bem-estar do planeta, uma responsabilidade, uma parte integral do melhoramento da eficiência das operações de uma empresa ou uma oportunidade de atrair e reforçar relações com o público.
Pode também ser encarada como um desafio. No entanto, tornar as práticas do seu negócio mais sustentáveis pode ser não só simples como proveitoso. Neste artigo, vamos explorar como pode tornar a sua logística numa força positiva para o ambiente.
Os consumidores valorizam marcas responsáveis
A consciência do público em relação aos problemas da poluição e do desgaste de recursos naturais é cada vez maior, e as pessoas procuram apoiar marcas que demonstram um compromisso autêntico com ideais sustentáveis.
Não só uma grande proporção de pessoas valoriza a sustentabilidade nos seus hábitos de consumo, como negócios com práticas mais verdes transmitem uma imagem de fiabilidade e responsabilidade. A logística tem um papel central: como um dos setores mais poluentes a nível de emissões de CO2, e como uma das indústrias que mais pode beneficiar de inovações e transformações.
As vantagens de uma logística sustentável
Tornar as suas operações mais verdes não influencia apenas a ética e a reputação do seu negócio. Produz também benefícios diretos, associados sobretudo ao facto de que implica, regra geral, maior eficiência.
Alguns dos benefícios da sustentabilidade são:
- Atrair clientes com preocupações ambientais: O que engloba hoje uma grande parte do público.
- Otimizar recursos operativos: Por exemplo, através da consolidação dos envios de encomendas, ou da digitalização de processos logísticos, que permitem poupar recursos e tempo.
- Fortalecer a sua reputação: A empresa transmite uma imagem ética e responsável.
- Preparação para o futuro: As preocupações ambientais só tenderão a aumentar, e antecipar-se a novas normas e novos padrões de exigência contribui para a continuidade e competitividade do seu negócio.
A inovação tecnológica ao serviço de uma logística melhor
A tecnologia tem sido uma componente essencial na demanda por abordagens mais limpas. As soluções tecnológicas atuais ajudam a otimizar as operações ao mesmo tempo que reduzem o impacto no ambiente; alguns exemplos são:
- Otimização de rotas: Ferramentas informáticas permitem delinear trajetos eficientes, eliminam deslocações desnecessárias, diminuem as emissões de carbono e agilizam as entregas.
- Digitalização de processos: O uso da “cloud” e de plataformas automatizadas elimina a necessidade de papel, facilita a coordenação dos processos e melhora a precisão em cada etapa.
- Automatização inteligente: Soluções como os Lockers, que permitem aos consumidores levantar encomendas de forma autónoma, poupam tempo e recursos.
Como melhorar a sustentabilidade na logística
Para qualquer negócio, há um número praticamente ilimitado de melhoramentos possíveis; este é um processo que nunca estará terminado. Por outro lado, é normalmente fácil começar. Estas estratégias são um bom ponto de partida:
- Consolidar encomendas através de pontos de recolha: O uso de pontos de recolha significa processar vários envios em simultâneo, o que reduz a quantidade de deslocações e torna as rotas mais eficientes. Isto é benéfico para o ambiente e ajuda a oferecer maior flexibilidade para levantar a encomenda.
- Parcerias alinhadas com os seus valores: As empresas não trabalham em isolamento, e fornecedores que partilham dos seus objetivos e visão são valiosos.
- Rever as embalagens que usa: Opte por materiais reciclados ou biodegradáveis e encontre formas de promover a “economia circular”.
InPost: a sua aliada para uma logística sustentável
Na InPost, procuramos combinar a inovação e a sustentabilidade para oferecer soluções éticas e perfeitamente concebidas para o mundo moderno. As nossas vantagens incluem:
- Uma rede híbrida de Pontos Pack e Lockers: Mais de 11 000 pontos na Península Ibérica e 80 000 na Europa, para que os seus clientes tenham sempre um ponto por perto.
- Horários confortáveis para levantar as encomendas: Os Lockers estão disponíveis 24 horas por dia, e os Pontos Pack oferecem horários comerciais amplos.
- Redução de emissões de CO2: Consolidar entregas através de pontos de recolha diminui a pegada de carbono de cada envio e otimiza recursos.
- Devoluções simplificadas: Os pontos InPost constituem também um meio fácil para fazer devoluções, um aspeto fundamental do comércio eletrónico.
- Veículos sustentáveis: Incorporamos carros híbridos na nossa frota, como parte do nosso foco na sustentabilidade ambiental.
Faça a diferença
A sustentabilidade é uma forma de construir um modelo de negócio preparado para os riscos atuais e futuros. Cada escolha orientada por um espírito de responsabilidade acrescenta valor à sua marca e contribui para fortalecer a sua relação com os seus clientes.
A InPost pode ser sua aliada neste processo. Descubra mais sobre nós na nossa página e experimente por si as vantagens de deixar a sua logística de entrega de encomendas nas nossas mãos.