A sustentabilidade é uma das questões mais importantes para as sociedades atuais, e o mundo empresarial tem procurado soluções a todos os níveis, para atender às exigências não só de uma responsabilidade que é comum a todos nós como seres humanos, mas também de um público cada vez mais consciente dos problemas ambientais.
A experiência tem revelado abordagens válidas e com resultados positivos em todos os domínios, do tipo de lâmpadas no escritório ao transporte de encomendas.
Neste artigo, exploraremos algumas destas abordagens bem-sucedidas que deve conhecer. Estes são 7 dos passos mais importantes que deve dar para tornar a sua empresa mais sustentável.
1. A avaliação da sustentabilidade
Um bom plano para o futuro começa, como sempre, com uma visão correta do presente. A avaliação de sustentabilidade é uma análise do comportamento atual da sua empresa em termos de impacto ambiental, que poderá revelar áreas de especial relevância e oportunidades de melhoria.
Para uma avaliação deste tipo, poderá ser boa ideia consultar um especialista.
2. Estabelecer objetivos claros e registar progressos
É bem reconhecida a importância de traçar metas e quantificar resultados para alcançar todo o tipo de objetivos, empresariais ou pessoais, e a sustentabilidade não é diferente.
Procure estabelecer objetivos específicos, alcançáveis e quantificáveis, e registar diligentemente os progressos realizados.
3. Melhores práticas
É claro, medidas concretas devem estar no centro dos planos. As possibilidades são ilimitadas e dependem das circunstâncias, podendo estar relacionadas com as operações, com o próprio produto, com o espaço de trabalho, ou com qualquer outra vertente do negócio.
Um exemplo atualmente muito falado é o crescimento do trabalho remoto, que contribui para diminuir a quantidade de transportes diários necessários. Outros exemplos são a procura de formas de reduzir desperdícios ou de poupar energia, como as lâmpadas energeticamente eficientes. Uma ideia importante e frequentemente subestimada é o uso de embalagens adequadas e de materiais de embalagem reciclados.
4. Uma parceria sustentável para o envio de encomendas
A logística é uma das áreas mais relevantes a nível das questões ambientais, e o crescimento do comércio eletrónico veio contribuir para agravar o problema. A abordagem da InPost, baseada no transporte ao NÃO domicílio através da nossa rede de pontos de recolha, representa uma solução vantajosa para o ambiente, gerando uma quantidade significativamente menor de poluição por cada encomenda.
Para além dos benefícios ambientais, esta é uma estratégia altamente eficiente e cómoda, quer para empresas, quer para clientes, eliminando muitas das complicações associadas à entrega convencional ao domicílio. Visite o nosso website para descobrir mais sobre nós e para experimentar por si todas as vantagens que uma parceria com a InPost poderá representar para a sua empresa.
5. Um trabalho de equipa
A sustentabilidade não é apenas a aplicação de um conjunto de medidas, mas deve estar presente na mentalidade e no comportamento da empresa como um todo e das pessoas que a compõem. Transmita a importância da sustentabilidade para a empresa a todos os colaboradores e proporcione, conforme aplicável, formação adequada.
Um benefício adicional desta prática é que, quando colaboradores com preocupações ambientais sentem que a empresa partilha desta atitude, tendem a estar mais envolvidos e motivados no trabalho.
6. Economia circular
A reutilização, reciclagem e reparação de artigos é um dos temas mais pertinentes para a economia de hoje. Para além das vantagens ao puro nível da eficiência, a chamada “economia circular” é uma das grandes abordagens à sustentabilidade, reduzindo a poluição e o consumo de recursos naturais.
A devolução de produtos é um dos processos pertinentes para a economia circular, e especialmente comum no e-commerce; esta é mais uma das mais-valias do serviço InPost, que integra, através dos Pontos Pack e Lockers, uma via simples e rápida de efetuar o retorno de produtos.
7. Recordar que sustentabilidade é eficiência
A ideia intuitiva de que a sustentabilidade é uma distração em relação aos resultados financeiros pode ser comum, mas a realidade muito mais frequente, demonstrada pela experiência, é que os dois conceitos compactuem numa colaboração perfeita.
Sustentabilidade é, tipicamente, eficiência. Para além das considerações éticas e da reputação da empresa junto do público, portanto, a sustentabilidade é na maioria dos casos uma forma de pensar na otimização das operações.
Acolha, por isso, um compromisso para com a sustentabilidade e não menospreze as preocupações ecológicas: não raras vezes, a sustentabilidade ajudou a traçar o caminho para o sucesso.