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10 inovações fundamentais para o comércio virtual

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A história do comércio pela internet é indissociável da importância da tecnologia e da inovação. Querer funcionar no e-commerce, quer como vendedor, quer como comprador, envolve explorar um mundo complexo, que foi e continua a ser transfigurado por grandes inovações. Neste artigo, exploramos dez das mais importantes a conhecer, abrangendo todas as áreas, da realidade virtual ao envio de encomendas.

1. Realidade virtual e aumentada

Uma das limitações do e-commerce é não podermos experimentar fisicamente um produto antes da compra. A realidade virtual e a realidade aumentada estão a popularizar-se como modos de, por exemplo, “testar” o modo como a roupa assenta ou a aparência de maquilhagem, ainda que remotamente.

2. Rastreio do envio

Poder localizar um envio durante o seu percurso é uma fonte de tranquilidade para vendedores e compradores, reforça a transparência do processo e pode ser uma variável especialmente importante no caso de atrasos e contratempos. Encaramos a possibilidade de seguir cada encomenda em tempo real como indispensável no comércio virtual moderno. Visite a nossa página de rastreio para localizar uma encomenda InPost.

3. Carteira digital

Uma carteira digital simplifica as compras, guardando todas as informações necessárias para efetuar pagamentos num só local. As carteiras digitais podem estar associadas à sua conta bancária e armazenar informações relativas aos cartões. Para além de tornarem os pagamentos mais fáceis e rápidos, podem também torná-los mais seguros. Este sistema tem-se tornado bastante popular, quer nas compras online, quer para fazer compras presenciais sem dinheiro físico.

4. Chatbots

A ausência da tradicional figura do assistente atrás do balcão torna o atendimento ao cliente uma preocupação central no e-commerce. Os chatbots, que são ferramentas informáticas que imitam o discurso humano, ajudam a oferecer resposta mais rápida a dúvidas e pedidos, e estão permanentemente disponíveis. Podem ter acesso aos dados sobre cada cliente e as suas compras ou pedidos passados, para poderem oferecer ajuda personalizada.

5. Lockers

Os Lockers ou cacifos automáticos da InPost são exemplo de um uso eficaz e simples de tecnologias extremamente práticas. Estes cacifos ficam permanentemente disponíveis, para que a encomenda possa ser levantada a qualquer momento e autonomamente, através de um código eletrónico. Um sistema de vigilância e a sua estrutura robusta assegura a segurança. Uma notificação é enviada quando a encomenda fica disponível para levantamento.

6. O marketing virtual

As redes sociais são um exemplo dos domínios do novo marketing. Para além da sua importância para a divulgação de produtos, assim como para a comunicação e criação de relações entre marcas e clientes, muitas das redes disponibilizam agora mecanismos que possibilitam as vendas integradas. Noutra vertente, as páginas de resultados figuram hoje na estratégia de todas as lojas e publicitários. A competição para otimizar websites de modo a deixá-los mais bem colocados pode ser intensa. Outra abordagem é o SEM (Search Engine Marketing), que envolve pagar para aumentar a visibilidade de uma página ou anúncio.

7. Compras por voz

Um número já significativo – e crescente – de pessoas usa a tecnologia do comando de voz nas suas compras. O resultado pode ser uma experiência significativamente mais fluida e cómoda. No caso de compras regulares, por exemplo, a tecnologia elimina praticamente todo o esforço, bastando dar um comando para a repetição de uma compra.

8. Personalização da experiência do cliente

Um tratamento mais individualizado – por exemplo, um que tome em conta o historial de compras ou de preferências de uma pessoa – corresponde a uma abordagem mais eficiente, assim como a uma interação mais pessoal e à qual a maioria das pessoas responde positivamente. Diversas inovações tecnológicas têm sido importantes para a personalização da experiência do cliente, como a inteligência artificial, que permite oferecer recomendações de produtos personalizadas.

9. Checkout rápido

Os estudos mostram como complicações e acrescentos de “esforço” durante o processo podem comprometer a compra. O checkout rápido – tipicamente, com apenas um clique – faz uso de informação guardada previamente, com o consentimento do comprador, para finalizar uma nova compra. A tecnologia que permite esta inovação dependia de uma patente que expirou em 2017, e desde então cada vez mais lojas a têm adotado.

10. Entregas fora do domicílio

Uma das inovações a transformar o comércio digital é a entrega por ponto de recolha, em que a InPost se especializa. Esta forma de envio, cuja popularidade continua a crescer, representa grandes vantagens a nível da eficiência, da comodidade e até da sustentabilidade ambiental. Visite a nossa página para descobrir mais sobre as vantagens de enviar e receber encomendas através dos Pontos Pack e Lockers da InPost.

 

 

 

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