Enviar uma encomenda não é um processo complicado, mas como em muitas outras coisas, a atenção a pequenos detalhes pode fazer a diferença, e tanto mais quanto mais regularmente tiver de fazer envios. Se vende numa plataforma como a Vinted, esta é uma questão especialmente importante: afinal, o transporte é um dos elementos mais importantes para um cliente satisfeito. Há cuidados que podem poupar prejuízos e dores de cabeça.
Estes são os 4 erros mais comuns de quem envia encomendas Vinted, e os passos que deve tomar para os evitar.
1. Verificar os dados de envio
Este é um daqueles aspetos tão básicos que poderia parecer desnecessário mencioná-lo; e no entanto, está na origem de muitos dissabores.
Assegure-se sempre de que o endereço do destinatário está completo e corretamente escrito. Um pequeno erro pode causar atrasos ou até a perda da encomenda. Use também sempre etiquetas claras e legíveis, coladas com firmeza ao embrulho.
Para evitar este problema, fazer uma lista de verificação em que inclua este e os outros pontos deste artigo, para rever um por um antes de todos os envios, pode ser boa ideia.
2. Cuidados com a embalagem
Uma boa embalagem é fundamental para que os seus artigos cheguem sempre em perfeito estado e para uma boa apresentação. Neste outro artigo damos algumas dicas sobre embalagens.
Alguns pontos óbvios são escolher caixas resistentes e com um tamanho adequado para o conteúdo. Encha bem os espaços vazios para evitar movimentos internos: muitos danos no transporte são causados por embalagens demasiado grandes, o que também pode resultar em ineficiências de espaço e despesa desnecessária. Proteja os objetos frágeis, de preferência com material reaproveitado ou reciclado, o que, para além de ser ambientalmente responsável, permite-lhe poupar dinheiro e causar uma impressão positiva nos seus clientes mais conscienciosos.
Adicionalmente, personalizar a embalagem ajudará a produzir uma impressão de cuidado e a construir uma ligação com o cliente.
3. Ofereça opções de entrega flexíveis
Cada pessoa tem as suas preferências, e a regra de ouro nos mercados atuais é a flexibilidade: há que estar pronto para atender a cada situação. Muitas pessoas preferem receber as suas encomendas em casa, da forma convencional, mas a popularidade da entrega através de ponto de recolha tem crescido. Neste aspeto, como noutros, o ideal é disponibilizar o máximo de opções. Oferecer as duas alternativas aumenta a satisfação do cliente e reduz o número de entregas falhadas.
O serviço InPost representa não só uma vasta rede de pontos – mais de 13 000 na Península Ibérica – como a possibilidade de escolher entre dois tipos de ponto, para se poder adaptar por completo à conveniência do cliente: Pontos Pack, que são pontos situados em lojas de comércio convencional, e Lockers, que são cacifos automáticos disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite.
4. Boa comunicação
Manter o comprador informado sobre a situação a cada passo gera confiança e passa uma imagem de cuidado e profissionalismo.
Envie notificações por correio eletrónico ou SMS sobre o estado do pedido e sobre qualquer imprevisto ou alteração. Em todos os envios com a InPost, poderá fornecer sempre ao destinatário o número de rastreio e o link para a página para seguir a encomenda em tempo real.
Faça os seus envios com tranquilidade através da InPost
Evitar estes 4 erros comuns quando envia encomendas da Vinted é simples e não só melhora a experiência do comprador, como também pode poupar tempo, dinheiro e preocupações: verifique sempre se os dados para entrega estão corretos e se a embalagem é adequada, encaixe o modo de entrega nas preferências do destinatário e mantenha uma comunicação transparente ao longo do processo.
A prioridade da InPost é representar uma experiência de envio positiva, tanto para vendedores como para compradores. Por isso, oferecemos soluções logísticas que se adaptam às suas necessidades e às exigências dos mercados modernos:
- Lockers permanentemente disponíveis: cacifos automáticos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que a encomenda possa ser levantada a qualquer hora;
- Pontos de recolha locais: localizados em lugares estratégicos para maior conveniência;
- Rastreio em tempo real: para que possa sempre saber onde está o seu envio;
- Processo intuitivo e simples: sem complicações e sem surpresas.
Confie às nossas mãos os seus envios da Vinted e desfrute de uma experiência de envio eficiente, segura e adaptada ao ritmo do seu dia. A postos para levar os seus envios ao próximo nível?