O ano ainda agora começou, e o caminho pela frente está cheio de promessas. Para muitas empresas, a forma mais adequada de organizar a logística para o futuro ainda é terreno pouco seguro. Os motivos para as perplexidades são pertinentes: esta é uma das considerações mais importantes para qualquer empresa, e ainda mais no comércio digital, com a sua ênfase no envio de encomendas.
Este artigo reúne 7 ideias que são fundamentais para repensar a sua logística e que, segundo se prevê, serão de importância central para o mundo empresarial durante este novo ano que principia.
1. Tecnologia e automatização
O software de gestão, inteligência artificial, robótica e outros desenvolvimentos paralelos estão a ser introduzidos nos mais variados contextos. Um exemplo é o uso de robôs em armazéns, para processar rapidamente as encomendas.
Um exemplo da tecnologia em ação que é fundamentalmente importante para lojas de e-commerce e seus clientes é poder seguir a localização de uma encomenda durante o transporte. Informação rigorosa e atualizada, permanentemente disponível, garante a transparência do processo de envio.
2. Antecipar a demanda e gerir o inventário
No mundo de hoje, a informação é a protagonista, e isto não se aplica apenas às grandes multinacionais. Conhecer as previsões para o seu setor, estudar os dados de anos anteriores e usar a tecnologia de análise de dados são formas de tentar antecipar a demanda e o comportamento dos mercados. É claro, fenómenos imprevistos e informação atualizada têm de ser usados para fazer reajustamentos, mas tentar prever o futuro é um dos mais importantes elementos na gestão de inventário moderna.
3. Aposta na sustentabilidade
Considere a sua cadeia de abastecimento e as suas parcerias sob a perspetiva da sustentabilidade. O ambiente é e continuará a ser cada vez mais um fator valorizado pelo público, e um dos componentes essenciais da responsabilidade social de cada empresa. Prefira as práticas sustentáveis, fazendo escolhas que minimizem as emissões de CO2 e o impacto no planeta.
Algumas das principais formas de melhorar a sustentabilidade na sua empresa são:
- Uso de veículos elétricos;
- Foco em reaproveitamento, reciclagem e outras formas de economia circular;
- Preferência pela entrega fora do domicílio.
4. Resiliência da cadeia de abastecimento
Tem-se usado o termo “resiliência” para descrever a capacidade de uma cadeia de abastecimento de se adaptar a imprevistos e transformações, e no dinâmico mundo moderno, esta é uma qualidade primordial.
Analisar e, idealmente, corrigir os pontos fracos de uma cadeia de abastecimento depende em geral de se ter uma boa visibilidade sobre tudo o que ela abrange, ter dados fiáveis como base para a planificação e imaginar diferentes situações e fontes de disrupção, preparando respostas.
5. Gestão do risco
Este ponto está estreitamente relacionado com o anterior. Os diferentes desafios dos mercados atuais têm mostrado às empresas como as suas cadeias de abastecimento podem ficar vulneráveis a fatores diversos, e a previsão e gestão do risco tornaram-se uma preocupação prioritária. Um interessante resultado desta tendência é o maior foco na localização. Parcerias e práticas regionais deixam as empresas menos vulneráveis a problemas globais e permitem agir de modo mais flexível.
6. Agilidade na entrega
As expectativas de consumidores são cada vez mais altas a todos os níveis, incluindo os tempos de entrega. A última parte do transporte da encomenda – a chamada última milha – é famosamente crítica para uma entrega rápida, e é também a etapa mais sujeita a imprevistos: atrasos no trânsito, falhas de coordenação, moradas erradas e toda uma variedade de complicações possíveis.
Mais uma vez, o envio ao NÃO domicílio através dos Pontos Pack e Lockers da InPost é uma forma de evitar estes problemas e significa que o transporte passa a poder ser feito a horas de pouco tráfego, por rotas bem estudadas. Isto resulta numa forma de entrega que se destaca pela eficiência e por uma relação preço-qualidade imbatível.
7. Maior flexibilidade
Entre o atarefado estilo de vida moderno, a complexidade dos mercados e a inconstância das preferências do público, a flexibilidade é uma das prioridades quer para empresas quer para consumidores. Visite a nossa página para descobrir mais sobre como o serviço InPost representa uma solução versátil para as lojas e altamente conveniente para consumidores, dispensando a necessidade de o destinatário esperar em casa pela encomenda.