Depois de terminado o caos do Natal, as transportadoras de encomendas têm de se preparar para um outro pico de envios muito importante, que acontece na época de saldos.
As temporadas de promoções são importantes para empresas e consumidores, uma das épocas do ano mais fortes para as primeiras e a melhor altura de encontrar pechinchas para os segundos. Os saldos são especialmente importantes em setores como o do calçado e o da moda, uma vez que, durante estas semanas, terminam de vender todo o stock de inverno para ficar com espaço para o da primavera e verão.
No entanto, do ponto de vista das empresas, para aproveitar ao máximo esta época de alta procura, é fundamental uma boa preparação em todos os aspetos do negócio, incluindo a gestão dos envios.
Neste artigo, exploraremos os melhores conselhos e estratégias para otimizar os envios da sua empresa durante a temporada de saldos, assegurando que os seus produtos chegam no prazo previsto e em perfeitas condições.
Planificação estratégica dos envios
A planificação estratégica é um passo crucial para garantir o êxito durante os saldos. É importante antecipar e estimar os volumes de vendas esperados. Analise os dados de anos anteriores e faça projeções realistas, para ficar com uma ideia clara da capacidade da empresa e dos recursos de que poderá necessitar.
Tanto as transportadoras de encomendas como as lojas online devem ter em conta o aumento do número de encomendas. As primeiras com o fim de assegurar que têm pessoal e recursos suficientes à disposição, tanto no armazém como na distribuição, e as segundas para calcular corretamente todas as variáveis, incluindo os tempos de envio, que se podem tornar mais elevados.
Adicionalmente, tenha em atenção os prazos de entrega e estabeleça expectativas realistas para os seus clientes. Assegure-se de que comunica claramente os prazos de envio e de entrega no seu website e nas informações sobre o produto. Se possível, considere disponibilizar opções de envio expresso, para os clientes que tenham urgência.
Não deve subestimar a importância de eleger um serviço de entrega adequado. Escolha uma parceria logística eficiente e de confiança, que esteja à altura de lidar com os volumes mais elevados durante os saldos. Certifique-se de que oferecem serviço de seguimento do envio e de que proporcionam um bom apoio ao cliente. Com a InPost, a sua empresa e os seus clientes poderão estar atualizados em relação ao estado do pedido a qualquer hora e em qualquer dia.
Otimização da embalagem e proteção
É fundamental otimizar a embalagem e o acondicionamento dos seus produtos, para garantir que chegam ao seu destino em perfeitas condições e sem ocupar espaço desnecessário. Considere o tipo de produtos que envia para escolher o tipo de embalagem mais adequado.
As etiquetas desempenham um papel importante na proteção do produto. Use etiquetas de precaução e sinais de manusear com cuidado, para alertar os transportadores de que a embalagem é frágil, quando necessário.
Eficiência na gestão logística
Uma gestão logística eficiente é crucial para enfrentar a alta procura das épocas de saldos. Automatize e otimize tanto quanto possível os processos da sua empresa. Usar sistemas de gestão de inventário e software de seguimento de pedidos para manter um controlo preciso dos produtos e envios pode ser uma ideia proveitosa.
Coordene-se bem com os fornecedores de serviços logísticos e assegure-se de que estes estão preparados para lidar com volumes adicionais durante os saldos. Comunique claramente com eles para estabelecer expectativas e partilhar toda a informação relevante.
A logística inversa
As devoluções são numerosas no comércio digital em geral, o que implica uma atenção especial à chamada logística inversa. Isto aplica-se, por exemplo, de forma muito marcada ao caso do vestuário, devido à questão dos tamanhos, e sendo este um dos setores mais influenciados pelos saldos. No entanto, qualquer setor de vendas online tem de ter em consideração uma estratégia de devoluções bem pensada.
O ideal é não fazer os clientes esperar excessivamente, uma vez que isso pode prejudicar a reputação da empresa. É também necessário facilitar e simplificar, na medida do possível, o processo de devolução.
Na InPost, gerimos as devoluções de numerosas grandes lojas de comércio online por toda a Europa. As devoluções podem ser feitas comodamente através de um dos nossos Pontos Pack ou Lockers.
Cobrar pelas devoluções?
Até ao momento, a maioria das lojas online não cobra por devoluções. No entanto, isto tem possibilitado alguns comportamentos por parte dos clientes.
Por exemplo, no setor do vestuário, algumas pessoas compram vários tamanhos para devolver os que não lhes servem, ou uma grande quantidade de roupa, para devolver a maioria.
Isto, somado ao custo dos combustíveis e aos problemas ambientais gerados, fez com que muitas lojas de e-commerce decidissem cobrar pelas devoluções. Poderá querer ponderar essa hipótese, dependendo das circunstâncias da sua empresa e dos seus clientes.
Satisfação do cliente e fidelização
A satisfação do cliente é o fator fundamental de fidelização. Apresentar um serviço de qualidade no envio das encomendas e no apoio ao cliente gera uma experiência positiva. Responda rapidamente às questões de clientes, forneça informação precisa sobre os envios e resolva todos os problemas ou reclamações com celeridade.
Considere oferecer serviços adicionais, como o embrulho de presentes ou cartões personalizados, para acrescentar valor ao seu produto. Pequenos gestos podem marcar a diferença e criar uma experiência de compra mais memorável.
Adicionalmente, peça comentários e avaliações aos clientes. Isto permitirá avaliar e melhorar continuamente os seus serviços de envio, assim como identificar áreas de oportunidade para o futuro.
Os saldos representam um grande potencial de crescimento para as empresas. Planifique a sua estratégia, tenha atenção à escolha de embalagens, proteja devidamente os artigos durante o transporte, otimize a gestão logística e ofereça um serviço de qualidade. Estes são os fatores que constroem um caminho sólido para um futuro de sucesso.