Os envios não domiciliários estão a revolucionar o panorama de possibilidades na logística, representando uma alternativa inovadora às entregas tradicionais. Esta abordagem permite a quem faz uma compra online levantar o seu pedido em pontos de recolha estrategicamente localizados, em vez de o receber em casa. Esta forma de envio oferece mais flexibilidade e eficiência na gestão de entregas, melhorando a satisfação de clientes e beneficiando as empresas.
Neste artigo, falaremos sobre as razões por que esta modalidade de envio está a transformar o mundo do comércio digital.
Melhorando a experiência do cliente com o envio não domiciliário
No comércio atual, a flexibilidade da entrega tornou-se um dos elementos essenciais para a satisfação do cliente. O envio por ponto de recolha constitui uma resposta inovadora e simples a esta demanda, permitindo que o destinatário recolha a sua encomenda num momento e local que se ajuste aos seus horários e preferências. Esta conveniência é uma das grandes razões por trás da popularidade crescente desta modalidade de envio. Um dos benefícios desta popularidade é o facto de que está a ajudar a diminuir as entregas falhadas por ausência da pessoa para receber a encomenda.
Um outro aspeto que não deve ser subestimado é o quanto pode ser uma fonte de estímulo ao comércio local: as lojas que se tornam Pontos Pack relatam normalmente aumentos do movimento de clientes, que se traduz em mais vendas.
Redução de custos e aumento da eficiência
O fator “preço” está, é claro, bem no centro das considerações de incontáveis empresas de e-commerce. Também nesta vertente há vantagem na entrega não domiciliária, uma vez que a consolidação de encomendas e a otimização de rotas e de horários de entrega contribuem para reduzir os custos de transporte, resultando numa relação preço-qualidade excecional. Poderá dar aqui uma olhadela às nossas tarifas.
Esta estratégia resulta também em agilidade acrescida. Uma das razões mais simples para este facto é que o transporte pode ser feito em horários de pouco tráfego e é efetuado através de rotas já conhecidas e bem estudadas.
A nossa pontuação de 4,7 no site Trustpilot é em parte o reflexo da fiabilidade e dos méritos desta abordagem, assim como da nossa convicção de que aplicá-la com um máximo de atenção e de foco na satisfação do cliente é o caminho certo para uma logística à altura dos desafios presentes e futuros.
Sustentabilidade
As questões de sustentabilidade são hoje em dia uma preocupação importante de consumidores e empresas, e as práticas ambientalmente responsáveis são não apenas uma questão de ética, mas uma maneira de atrair clientes e desenvolver a boa reputação de uma empresa entre o público.
A entrega por ponto de recolha representa uma diminuição significativa da produção de dióxido de carbono por cada encomenda enviada e entregue, e já tem sido referida em estudos dedicados ao tema como uma possível solução para a poluição e desgaste das infraestruturas consequentes das entregas de encomendas em cidades.
A InPost e a inovação no envio não domiciliário
A entrega não domiciliária está a ganhar terreno e a assumir um papel cada vez mais destacado na logística de distribuição capilar. Como vimos, esta tendência deve-se a fatores-chave como a conveniência, a flexibilidade, a eficiência e a sustentabilidade.
A InPost é reconhecida como líder europeia em soluções de envio não domiciliário, e o nosso foco volta-se tanto para o serviço ao cliente como para a eficiência operativa, procurando que cada envio seja uma oportunidade para a sua empresa se destacar e crescer.
A rede InPost é formada por mais de 11 000 pontos na Península Ibérica e mais de 80 000 em toda a Europa. Compõe-se de dois tipos de ponto: os Pontos Pack, que se situam em lojas comuns de rua a operar em parceria connosco, e os Lockers, que são cacifos automáticos disponíveis 24 horas por dia, cujo acesso é feito através de um código de segurança.
Uma parceria connosco permite à sua loja oferecer uma opção de entrega em linha com as necessidades e expectativas do mercado moderno, demonstrando o seu compromisso com a inovação e a satisfação do cliente.
Visite o nosso website para descobrir tudo o que a InPost pode fazer pelo seu negócio e partilhe connosco a visão de um futuro brilhante para a logística de última milha.