Para as empresas atuais com uma presença online, o envio de encomendas é um aspeto incontornável do negócio. A este respeito, é preciso tomar decisões importantes.
Uma delas é a escolha entre a entrega por meios próprios e a contratação de uma transportadora de encomendas. Talvez esteja a considerar a necessidade de contratar uma transportadora para a sua própria loja.
É este o caminho que a maioria das empresas segue e, neste artigo, vamos investigar as mais importantes razões para tal.
1. Especialização
A logística da entrega de encomendas é um processo complexo e que envolve os seus problemas específicos. É difícil, sobretudo para empresas pequenas ou médias, abordá-lo com o nível de especialização e foco que merece.
Por outro lado, tirar essa responsabilidade dos seus ombros e deixá-la entregue a uma transportadora liberta os seus recursos e atenção, podendo concentrá-los onde eles são mais precisos e produtivos.
2. Custos
Uma transportadora especializada implica eficiência e, por isso, reduções de custos. Isto aplica-se quer a custos regulares de operação, quer a potenciais complicações que resultem em dispêndios acrescidos.
Esta eficiência acrescida corresponde a uma constelação de fatores, da simples consolidação de volumes ao investimento de tempo no delineamento e estudo das melhores rotas.
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3. Escalabilidade
Um negócio passa por diferentes fases, não só durante o seu trajeto a longo prazo, mas durante o ano, ou mesmo durante o mês. Para uma empresa típica, é difícil e ineficiente manter (e antecipar) os recursos adequados para atender às exigências de cada momento.
É importante ter a segurança que advém de uma parceria logística com a capacidade de acompanhar o crescimento da sua empresa, assim como os picos e descidas de vendas.
4. Fiabilidade
O processo de entrega de encomendas é fundamental para o comércio digital e crítico para a satisfação do cliente. É importante que esteja em boas mãos. Uma transportadora de encomendas com os recursos e a experiência adequados para corresponder às exigências de cada situação representa uma imensa tranquilidade para o seu negócio.
Fiabilidade neste contexto inclui, por exemplo, uma frota extensa de veículos disponíveis, o profissionalismo necessário para assegurar que a encomenda chega ao seu destino em boas condições e cuidado e atenção permanentes a todos os detalhes do transporte.
5. Agilidade
O fator da rapidez é com frequência uma das primeiras considerações, juntamente com o preço, quando se trata do envio de encomendas. Estas duas variáveis constituem uma parte central da qualidade de um serviço. Para além da rapidez em si mesma, é fundamental a questão da regularidade – prazos fiáveis.
A abordagem da InPost – a entrega ao NÃO domicílio – favorece a agilidade, por permitir uma maior consolidação de encomendas e evitar muitas das complicações da última milha. O resultado é uma relação qualidade-preço imbatível.
6. Rastreio
O rastreio ou seguimento da encomenda é um dos recursos mais importantes da logística de hoje. Contribui para a tranquilidade de remetentes e destinatários, é importante para assegurar a transparência do processo e permite responder atempadamente a imprevistos. Com um bom serviço de rastreio, pode estar sempre atualizado quanto à localização do envio.
7. Sustentabilidade
Também há considerações a fazer quanto ao fator sustentabilidade, que é atualmente central não só do ponto de vista ético, mas nas escolhas de consumidores cada vez mais preocupados com as questões ambientais.
O crescimento do comércio eletrónico está a contribuir para problemas ecológicos graves, e a modalidade de entrega fora do domicílio, em que a InPost se especializa, tem o benefício de gerar uma quantidade significativamente menor de poluição.
Deixe os seus envios nas nossas mãos
A logística é um dos aspetos mais importantes e mais complicados do comércio moderno. Não há dúvida de que assim continuará a ser: as previsões apontam para que o e-commerce só continue a crescer. A especialização é uma resposta comum e necessária à complexidade dos desafios que as empresas enfrentam, e a entrega de encomendas não é exceção.
Uma parceria logística sólida pode representar um conjunto de benefícios inestimáveis, do aumento de eficiência e rapidez nas operações à maior sustentabilidade ambiental. Visite o nosso site para descobrir mais sobre tudo o que a InPost pode oferecer à sua empresa e entre em contacto connosco hoje mesmo.