ENVIOS EMPRESAS
Descubra todas as facilidades e possibilidades do envio ao NÃO domicílio e faça o seu negócio chegar muuuito longe. .

Share

As novas tecnologias na entrega de encomendas

Share

Seria difícil encontrar uma pessoa cujo quotidiano não seja extensamente influenciado pelas novas tecnologias. Das redes sociais à forma como ouvimos música ou às diversas formas de automatização, o dia a dia das sociedades atuais depende das ferramentas digitais, e o modo como fazemos compras pela internet, ou como essas compras são enviadas, não é exceção.

Neste artigo, vamos explorar algumas das formas mais importantes como as novas possibilidades estão a ser usadas para o envio e entrega de encomendas.

Talvez que no futuro venhamos a assistir a transformações igualmente profundas, com origem em inovações radicais, de formas que hoje nos é impossível prever. Entretanto, estas são 5 das tecnologias que estão a revolucionar o mundo da logística atual.

1. Comunicação

Das diferentes categorias de tecnologia que estão a transformar o mundo no século XXI, nenhuma é mais importante que as tecnologias da informação. Logo numa primeira aproximação, são estas tecnologias que possibilitam o comércio online.

Na entrega de encomendas, proporcionam uma rede de comunicação rápida e detalhada entre todas as partes envolvidas: da loja ao destinatário, e passando pela própria comunicação interna das empresas. Notificações de chegada de encomenda, avisos sobre imprevistos, formas novas de dar assistência ou contactar com o cliente, como as redes sociais ou o email, etc., são formas de assegurar um serviço mais fluido e uma maior satisfação do cliente.

2. Análise de desempenho

A recolha e análise de dados em larga escala associadas a tecnologias como o software especializado estão a mudar o funcionamento de muitas empresas, e a entrega de encomendas é naturalmente uma parte deste processo. Estes recursos permitem descobrir rapidamente áreas a melhorar e indicam formas de aumentar a eficiência das operações.

Numa outra vertente, este tipo de tecnologia ajuda a fazer previsões sobre o futuro, incluindo flutuações do mercado. Antecipar o futuro – por exemplo, um pico no volume de pedidos – permite que nos preparemos para ele e nos adaptemos rapidamente às circunstâncias.

3. Otimização de rotas

São uma vez mais os recursos informáticos – como a inteligência artificial – que tornam possível definir e readaptar momento a momento, consoante as circunstâncias, as rotas de transporte mais eficientes, em função de variáveis como os padrões do trânsito, a meteorologia ou a otimização em termos de consolidação de encomendas.

4. Rastreio de encomendas

Poder localizar uma encomenda em tempo real é uma das ferramentas mais importantes para o comércio eletrónico atual, e as estatísticas mostram que tanto lojas como compradores a valorizam e usam com frequência.

Rastrear um envio dá visibilidade do processo de transporte e contribui grandemente para a tranquilidade de todas as partes envolvidas, permitindo também antecipar imprevistos.

Poderá encontrar nesta página a ferramenta de rastreio da InPost, ao seu dispor a qualquer hora.

5. Cacifos automáticos

Os Lockers, ou cacifos automáticos, são um dos nossos dois tipos de ponto de recolha – o outro é o Ponto Pack – e são muito populares. Graças ao uso do sistema de abertura eletrónico, permitem ao destinatário da encomenda levantá-la autonomamente, através de uma palavra-chave.

Como parte da rede InPost, o Locker representa uma forma altamente cómoda e simples de enviar e receber encomendas.

Entrega de encomendas fora do domicílio: a escolha certa para o mundo moderno

A entrega de encomendas ao NÃO domicílio não constitui, em si própria, uma forma de tecnologia moderna, mas tira proveito destas tecnologias, como por exemplo da comunicação fluida entre todas as partes facilitada pelos meios modernos, para proporcionar uma solução formidável e cada vez mais popular aos desafios do mundo atual.

Para além da mais-valia em termos de conveniência e comodidade para o destinatário da encomenda, esta modalidade de envio representa um ganho de eficiência e agilidade, permitindo evitar as complicações associadas à chamada “última milha” do processo logístico.

É ainda uma resposta a uma das principais desvantagens das tecnologias atuais: os custos para o meio-ambiente. De facto, o setor logístico é um dos mais poluentes, e o crescimento do comércio digital é uma parte do problema. A entrega fora do domicílio envolve um volume significativamente menor de CO2 gerado, contribuindo para um futuro mais verde.

Entre em contacto connosco hoje mesmo para descobrir mais sobre tudo o que temos para lhe oferecer e para experimentar por si as vantagens do serviço InPost.

Te recomendamos

CATEGORÍAS

NOVEDADES