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A Análise SWOT ou FOFA no E-Commerce

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Análise FOFA: o nome não inspira temor e, no entanto, trata-se de um instrumento poderoso no leque de recursos estratégicos de uma empresa. Desde que foi criada, nos anos 60, tornou-se numa das ferramentas conceptuais mais usadas por gestores e donos de empresas. É extremamente versátil e usada por empresas de todos os tamanhos e níveis de experiência.

Neste artigo, vamos explorar no que consiste e como a pode empregar no seu próprio negócio online. Falaremos também sobre como pode otimizar as entregas de encomendas da sua empresa.

O que é a análise SWOT ou FOFA

FOFA são as letras iniciais de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (ou, no inglês, Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats).

Trata-se de um enquadramento que ajuda a avaliar a situação competitiva de uma empresa e a preparar o futuro.

Idealmente, deve executar uma análise deste tipo regularmente, antes de decidir uma nova estratégia ou rumo de ação. Por vezes, pode também ser proveitoso fazer uma análise SWOT geral para fazer uma avaliação geral e detetar pontos que podem ser melhorados.

Uma tendência comum, sobretudo em empresas pequenas, é para fazer uma análise de tipo mais informal e não sistemático. Contudo, frequentemente, ter o cuidado de fazer uma análise FOFA recompensa o esforço e pode chamar a atenção para detalhes importantes que passariam de outro modo despercebidos.

O objetivo

A função deste tipo de análise é ajudar as empresas a reunir todas as informações necessárias antes de embarcar num novo projeto ou tomar uma decisão. Procura proporcionar a análise completa dos recursos e desafios de uma empresa, necessária para planear o futuro e antecipar resultados, através de 4 passos simples de entender e de executar mesmo para empresários pouco experientes.

As 4 dimensões da análise

Aqui vão, juntamente com uma breve explicação de cada, as 4 categorias da análise FOFA.

Forças

As forças são elementos interiores, envolvendo tudo aquilo em que uma empresa se destaca pela positiva no mercado, quer se trate de uma marca reconhecida, de uma base de clientes leal, um serviço de entregas rápido e eficiente, etc.

Oportunidades

Estas são todas as circunstâncias e fatores externos que podem dar a um negócio uma vantagem competitiva. Por exemplo, uma tendência no mercado, uma descida no preço das matérias-primas, etc.

Fraquezas

As fraquezas são todos os obstáculos e pontos fracos que impedem uma empresa de estar ao seu melhor nível e atrair mais clientes ou vendas. São as áreas internas que deixam a desejar: uma marca pouco reputada, dívidas, falta de fornecedores, etc.

Ameaças

Aqui tratamos de fatores externos que têm o potencial para causar problemas, caso não haja forma de encontrar soluções. Por exemplo, um verão chuvoso, se vendemos guarda-sóis e protetor solar, concorrência a tornar-se mais forte ou numerosa, etc.

Fatores comuns

Estes são alguns dos fatores mais frequentes a constar numa análise FOFA.

Internos:

  • Recursos financeiros, físicos e humanos
  • Acesso a recursos naturais e matéria-prima
  • Patentes e direitos de autor

Externos:

  • Tendências do mercado
  • Tendências da economia em geral
  • Demografia
  • Relações com fornecedores e parceiros
  • Regulamentos e leis

Execução

Para a execução, é desejável que haja mais que uma pessoa envolvida, e não apenas o dono ou gestor. Um conjunto de perspetivas oferece um quadro mais completo.

A abordagem mais comum é criar uma tabela dividida em 4 colunas, para listar cada elemento lado a lado, para comparação. É importante estabelecer o peso relativo dos diferentes fatores listados. Nem todas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças terão o mesmo impacto. Estabeleça prioridades.

Deve ser tão objetivo quanto possível neste processo: muitas análises sofrem por excesso de otimismo e pela tendência para pintar uma imagem demasiado rosada da realidade.

Uma vez que as forças estão associadas às oportunidades, e as fraquezas às ameaças, deverá haver em geral uma relação entre estes pares de termos. Relacionar as ameaças externas com as fraquezas internas pode ser um dos métodos mais eficazes para detetar áreas a precisar de decisões: por exemplo, corrigir essas fraquezas na empresa, ou corrigir a ameaça abandonando temporariamente um objetivo.

No fim da análise, o objetivo geral é usar as forças e oportunidades encontradas para corrigir as fraquezas ou ameaças.

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