Movimentar pacotes de um lugar para outro: por simples e modesta que esta descrição sucinta da logística possa parecer, a realidade é que pode fazer a diferença entre uma empresa que cresce e outra que fica para trás.
Entretanto, há muitas opções disponíveis e caminhos a considerar para escolher o serviço de logística certo para o seu negócio. Neste artigo, queremos traçar uma imagem dos pontos mais essenciais a conhecer e explorar os tipos de serviços logísticos mais usados e mais necessários, da armazenagem ao envio de encomendas.
O que é um serviço de logística e porque é tão importante?
A logística abrange tudo o que se relaciona com a gestão do armazenamento, transporte e distribuição de produtos. Por outras palavras, trata-se de levar o produto correto ao lugar indicado no prazo estabelecido e da forma mais eficiente possível.
Para quem tem uma loja de e-commerce ou qualquer forma de negócio em que faça envios, contar com serviços logísticos adequados às necessidades da loja ajuda tipicamente a:
- Reduzir os custos operativos, com rotas otimizadas e métodos de armazenamento mais adequados.
- Melhorar a experiência do cliente com entregas rápidas e sem problemas.
- Poupar tempo e recursos, delegando as operações logísticas a peritos.
Tipos de serviços logísticos: de que precisa para o seu negócio?
Dependendo de cada tipo de empresa e das necessidades específicas de cada situação, diferentes soluções logísticas tornam-se mais ou menos relevantes. Estas são as mais comuns:
1. Armazenamento e gestão do inventário
Quem não deseja lidar com os desafios de manter o seu próprio armazém tem a possibilidade de externalizar essa função. Este tipo de operador logístico encarrega-se de receber, organizar e gerir o stock. O seu desempenho depende de otimizar a organização e reduzir os tempos de preparação dos pedidos.
Ideal para: lojas de e-commerce com um alto volume de produtos e negócios com picos sazonais de demanda.
2. Transporte e distribuição
Este serviço abrange todos os passos necessários para que os produtos cheguem ao seu destino.
É útil dividir esta categoria em envios nacionais e internacionais. Tipicamente, uma empresa pequena ou média usará sobretudo o transporte a nível nacional, embora, com o crescimento do comércio eletrónico, seja cada vez mais fácil exportar mesmo para empresas de tamanho modesto. Não deixe de dar uma olhadela às nossas tarifas altamente competitivas, quer para território nacional, quer para o estrangeiro.
Ideal para: negócios que fazem envios com frequência e procuram expandir-se para novos mercados.
3. A última milha e os pontos de recolha
A última etapa do percurso de uma encomenda é a fase mais vulnerável a complicações e ineficiências, e um alvo típico de inovações.
Nos últimos anos, a entrega através de pontos de recolha tem-se tornado cada vez mais popular e prevê-se que continue a crescer. Esta opção permite ao destinatário recolher a encomenda num momento da sua conveniência, com grande vantagem da agilidade, custos e simplicidade do processo, para além de ser uma opção melhor para o ambiente, reduzindo as emissões de carbono.
Ideal para: negócios que procuram oferecer uma opção de entrega económica, flexível e sustentável.
4. Logística inversa: as devoluções
Um bom serviço de logística inversa torna mais fácil a um cliente fazer a devolução de um produto. Este é um elemento muito importante para a satisfação do cliente no comércio eletrónico. Soluções recentes e que se estão a popularizar são:
- Devoluções através de pontos de recolha, que tornam o processo mais eficiente.
- Processos automatizados, que agilizam a reintegração do produto no inventário.
Ideal para: lojas de e-commerce, especialmente em setores que têm um alto volume de devoluções, como a moda ou a tecnologia.
InPost: logística eficiente através de pontos de recolha
Na InPost, estamos já há quase 20 anos a revolucionar a logística através de soluções que melhoram a eficiência e a sustentabilidade. Especializamo-nos em oferecer uma alternativa para envios mais flexível e sustentável, através da nossa rede híbrida de Lockers e Pontos Pack.
- Entrega otimizada: evitam-se as tentativas de entrega falhadas através da consolidação de envios em pontos estratégicos.
- Menos tráfego e emissões de carbono: esta abordagem reduz o número de deslocamentos individuais, diminuindo a pegada de carbono gerada para cada encomenda.
- Devoluções sem etiquetas: os clientes podem devolver produtos sem necessidade de imprimir etiquetas, facilitando o processo.
A postos para transformar a logística da sua loja?
Contar com serviços logísticos à sua medida pode fazer a diferença a nível de custos, eficiência e satisfação do cliente. Se procura uma alternativa mais económica, flexível e sustentável, a InPost é a escolha certa para si.
Visite a nossa página e descubra mais sobre como a rede de pontos InPost pode ajudar a melhorar a logística da sua loja.